4 coisas que te ensinaram totalmente errado sobre psicopatas

Psicopatia é um tema que desperta muita curiosidade e, exatamente por isso, existe tanta desinformação sobre o assunto. Espia esses 4 mitos, muito populares,  sobre psicopatas:
Psicopatia é um tema que desperta muita curiosidade e, exatamente por isso, existe tanta desinformação sobre o assunto. Espia esses 4 mitos, muito populares,  sobre psicopatas:

1. Psicopatas são sempre inteligentes

Esse é um dos maiores mitos criados pela industria do entretenimento: nos filmes,  psicopatia é sinônimo de uma pessoa genial. Mas isso está bem longe da verdade: psicopatas são, em resumo, pessoas com problemas para processar emoções. Essa dificuldade em sentir não dá a eles um super QI.

O que pode acontecer é que, como os psicopatas estão sempre mal intencionados, eles saem na “vantagem” em uma relação com outra pessoa: o psicopata sabe que sua intenção é ruim, enquanto a vítima precisa descobrir essa má intenção. Então, talvez por isso eles pareçam tão “geniais”.

E não somos só nós que estamos dizendo: cientistas americanos e britânicos publicaram uma recente pesquisa que avaliam 187 estudos relacionando a psicopatia com as capacidades intelectuais. No fim da análise, a equipe não encontrou nenhuma evidência de que psicopatas são mais inteligentes. Pelo contrário, eles tiveram pior desempenho nos testes de inteligência.

Fonte da pesquisa: Revista Super Interessante

2. Sociopata e psicopata são coisas diferentes

A confusão entre sociopata e psicopata é muito comum: eu já ouvi gente dizer que o sociopata é um serial killer, enquanto o psicopata não. Ou que o sociopata é menos perigoso que o psicopata…

Mas a verdade é: Não existe nenhuma diferença entre sociopata e psicopata pois os dois termos são sinônimos para um tipo específico de transtorno de personalidade. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), o termo oficial para designar um psicopata ou sociopata é personalidade dissocial ou antissocial.

Fonte da informação: Revista Mundo Estranho

3. Todo o psicopata é criminoso

Apesar dos psicopatas terem uma forte tendência a cometerem ações criminosas, nem todos são criminosos. Muitas vezes eles ficam somente no campo das atitudes amorais, como manipular e mentir. É irreal afirmar que todos cometem crimes.

– Deve ser considerado que nem todo psicopata vai ser criminoso, disse Antonio José Eça (Médico psiquiatra; Mestre em psicologia. Professor de psicopatologia forense, medicina legal e criminologia. Autor de Roteiro de Psiquiatria Forense, Editora Saraiva.) ao Carta Forense

4. Todo o psicopata é igual

Não, eles não são todos iguais! Existem tipo e níveis de psicopatia. No livro “Psicopatas do Quotidiano”, a autora Katia Mecler identifica 10 tipos de personalidades que batem com o nosso conceito de psicopata. Espia dois exemplos destas personalidades citadas no livro:

Antissocial

Referencia: Patrick Bateman, do filme Psicopata Americano
Perfeitamente enquadrado na sociedade que o rodeia, nada deixa transparecer a pessoa que é na realidade. Os seus instintos assassinos e a ânsia pelo poder estão camuflados sob a forma de um jovem bem-sucedido na bolsa de Wall Street. Incapaz de sentir culpa ou empatia pelos outros, torna-se um predador despreocupado, manipulador e capaz das maiores barbaridades para que ninguém o ultrapasse.

Esquizotípico

Referencia:  Willy Wonka,  do filme Charlie e a Fábrica de Chocolate
Haverá personagem mais excêntrica do que o famoso dono da fábrica de chocolates Wonka? Refugiado no seu próprio mundo mágico, vive sozinho dentro da fábrica e evita relacionar-se com estranhos. Para ele, aquela é a normalidade e não reage bem a quem ousa criticar a sua forma de vestir ou de falar. Certo da sua genialidade, culpa os outros pelas suas reações e prefere a solidão a uma sociedade na qual ninguém o compreende.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

single.php
COMENTÁRIOS (2)
  1. Minha mãe é uma psicopata ! Adoraria saber que a ciencia conseguiu demonstrar que eles morrem mais cedo, só pra nào ter que aturá-la mais. Mas… é como se diz : “ vaso ruim não quebra”. Provavelmene vai viver até os noventa e poucos anos, atormentando, mentindo, manipulando e destruindo. Exatamente como sempre fez.

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,

single.php
  • Sigam-me os bons!