Textos que são puro amor ao próximo! Confira a seleção que vai  limpar o coração, abrandar a mente e cultivar a tolerância. Boa leitura!

 

1 – CINCO GRANDES LIÇÕES DE VIDA

PRIMEIRA IMPORTANTE LIÇÃO:

Durante meu segundo mês na escola de enfermagem, nosso professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido todas as questões até chegar a última que era: “Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?” Sinceramente, isso parecia uma piada.

Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela? Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota.”É claro!”… Respondeu o professor e continuou: “Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas.

Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples “alô”. Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy.

 

SEGUNDA LIÇÃO IMPORTANTE:

Na chuva, numa noite, estava uma senhora negra, americana, do lado de uma estrada no estado do Alabama enfrentando um tremendo temporal. O carro dela tinha enguiçado e ela precisava, desesperadamente, de uma carona. Completamente molhada, ela começou a acenar para os carros que passavam. Um jovem branco, parecendo que não tinha conhecimento dos acontecimentos e conflitos raciais dos anos 60, parou para ajudá-la.

O rapaz a colocou em um lugar protegido, procurou ajuda mecânica e chamou um táxi para ela. Ela parecia estar realmente com muita pressa mas conseguiu anotar o endereço dele e agradecê-lo. Sete dias se passaram quando bateram à porta da casa do rapaz. Para a surpresa dele, uma enorme TV colorida estava sendo entregue na casa dele com um bilhete junto que dizia: “Muito obrigada por me ajudar na estrada naquela noite. A chuva não só tinha encharcado minhas roupas como também meu espírito. Aí, você apareceu. Por sua causa eu consegui chegar ao leito de morte do meu marido antes que ele falecesse. Deus o abençoe por Ter me ajudado. Sinceramente, Mrs. Nat King Cole”

 

TERCEIRA IMPORTANTE LIÇÃO:

Sempre se lembre daqueles que te serviram. Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de 10 anos entrou na lanchonete de um hotel e sentou-se a uma mesa. Uma garçonete colocou um copo de água na frente dele. – “Quanto custa um sundae?” ele perguntou. – “50 centavos” – respondeu a garçonete. O menino puxou as moedas do bolso e começou a contá-las. – “Bem, quanto custa o sorvete simples?” ele perguntou. A essa altura, pessoas estavam esperando por mesas e a garçonete perdendo a paciência. – “35 centavos” – respondeu ela, de maneira brusca. O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse: – “Eu vou querer, então, o sorvete simples”. A garçonete trouxe o sorvete simples, a conta, colocou na mesa e saiu. O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu. Quando a garçonete voltou, ela começou a chorar a medida que ia limpando a mesa pois ali, do lado do prato, tinham 15 centavos em moedas – ou seja, o menino não pediu o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.

 

QUARTA IMPORTANTE LIÇÃO:

O obstáculo no nosso caminho. Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali. De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês aprendeu o que muitos de nós nunca entendeu: “Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição”.

 

QUINTA IMPORTANTE LIÇÃO:

Há muitos anos atrás, quando eu trabalhava como voluntário em um hospital, eu vim a conhecer uma menininha chamada Liz que sofria de uma terrível e rara doença. A única chance de recuperação para ela parecia ser através de uma transfusão de sangue do irmão mais velho dela de apenas 5 anos que, milagrosamente, tinha sobrevivido à mesma doença e parecia ter, então, desenvolvido anticorpos necessários para combatê-la. O médico explicou toda a situação para o menino e perguntou, então, se ele aceitava doar o sangue dele para a irmã. Eu vi ele hesitar um pouco mas depois de uma profunda respiração ele disse: – “Tá certo, eu topo já que é para salvá-la…”. À medida que a transfusão foi progredindo, ele estava deitado na cama ao lado da cama da irmã e sorria, assim como nós também, ao ver as bochechas dela voltarem a ter cor. De repente, o sorriso dele desapareceu e ele empalideceu. Ele olhou para o médico e perguntou com a voz trêmula: – “Eu vou começar a morrer logo?” Por ser tão pequeno e novo, o menino tinha interpretado mal as palavras do médico, pois ele pensou que teria que dar todo o sangue dele para salvar a irmã! Pois é, Compreensão e Atitude são tudoooooooo !!! Lembre-se sempre: “Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro, ame como se você nunca tivesse se machucado e dance como você dançaria se ninguém estivesse olhando”.

Autor Desconhecido
Conhece o autor desta obra? Informe nos comentários!

Já que você está por aqui que tal dar uma olhadinha em Frases de Tolerância, para ficar mais compreensivo? Você também vai gostar de Mensagens de perdãoE não se preocupe! O link irá abrir em nova janela, para não atrapalhar sua leitura.

2 – A GRANDEZA QUE EXISTE EM CADA UM

É muito triste ver uma pessoa ficar chateada com o mundo e se isolando, ao se deparar com uma dificuldade. Não podemos deixar que sentimentos negativos tomem conta do nosso coração e impeçam os nossos relacionamentos. Procure definir no seu íntimo o melhor caminho para a sua vida e mantenha-se dentro dele. Faça o melhor por você e sua carreira profissional, ou sua vida pessoal, mesmo quando tiver se decepcionado com as pessoas da sua equipe, ou do seu convívio diário.   Procure perdoar, quando pessoas agirem com deslealdade ou descaso quanto a você. Compreenda que se sentir ofendido apenas prenderá você aos problemas, em vez de libertá-lo para crescer. Sua evolução, profissional e pessoal, só pode ser decidida e realizada por você mesmo. Por isso é fundamental estar sempre com o coração limpo. Deixar no passado as mágoas, os ressentimentos e tudo o que o impede de trabalhar para realizar seus sonhos. Aja sempre como um ser especial, que reconhece a grandeza que existe em cada um. Pense sobre isso!

Roberto Shinyashiki

3 – ACEITE AS CONTRARIEDADES

Vamos admitir, logo de saída: detestamos as contrariedades; se pudermos, evitamos à todo custo situações que nos contrariem. Segundo o minidicionário Ruth Rocha, contrariedade significa contra tempo, desgosto. Diante desses significados fica fácil entender porque, naturalmente, fugimos à condição de contrariados (ainda segundo o dicionário, descontentes, aborrecidos, zangados).

É natural imaginarmos que as pessoas prefiram não receber oposição aos seus pensamentos ou vontades e desejos. Mas, infelizmente, ou felizmente, não é assim que o mundo funciona. Somos contrariados em nossos pensamentos, desejos e atitudes, a todo instante. Em casa, nos relacionamentos e, principalmente, no trabalho. Neste último, não nos faltam pessoas capazes de se levantarem contra nossas idéias e projetos. Pior ainda quando essas têm poder de barrá-los. A primeira idéia é: “Ah, se pudesse simplesmente eliminar essa pessoa!”; ou “Por que  precisa existir esse tipo de gente?” Respondo-lhe: pela mesma razão que não existiriam jogadores excepcionais se não existissem defensores nos times contrários, se não existissem bloqueios, redes, ou seja, se não existissem barreiras. Você sairia de casa, ou ligaria sua TV para assistir a um jogo com somente um time, sem adversário? Quanto mais difícil é a oposição, mais valorizado se torna o vencedor.

Voltando para as contrariedades na sua vida, você só tem 3 saídas:

1) Evitar as contrariedades, não se posicionando com autenticidade, deixando de emitir sua própria opinião, concordando com tudo e todos. Não tenha dúvida que essa é uma das formas mais rápidas de se transformar em “ninguém”.

2) Diante das contrariedades surgidas em decorrência de suas posições ou pensamentos, recuar de seu ponto, admitir que o mundo está contra você, e que o certo seria mudar de casa, de namorada ou cônjuge e, principalmente, mudar de emprego, afinal “ninguém nessa empresa pensa como eu?” Essa é a típica situação em que auto-afirmamos que sabemos de tudo, somos donos da verdade, e o problema é que “as pessoas não me entendem!” É óbvio que existem casos em que realmente seus superiores estão equivocados, ou ultrapassados em suas visões. Mesmo assim, você deve optar pela posição explicada a seguir.

3) Simplesmente admita, mentalmente, que posições contrárias às suas são absolutamente necessárias ao seu crescimento pessoal, seja na família, socialmente ou profissionalmente. Ao invés de se fechar na sua posição, entre num processo dialético, de análise sincera e responsável dos “porquês” que levam a outra parte a pensar diferente. Tente pensar sob o ponto de vista de quem está se opondo a você. Pergunte, questione, pondere, sempre com todo o respeito.

Das duas uma: depois do diálogo, ou você reafirma sua certeza com relação à sua posição, ou você conclui que existiam outros aspectos que você não estava enxergando e que são vitais para melhor construir e definir o que você estava defendendo.

Lembre-se: aceitar as contrariedades como algo que faz parte do jogo da vida, é um dos primeiros passos em direção a se tornar uma pessoa melhor.

P.S.: Não fique constrangido em me  contrariar, não concordando com o que foi escrito. Mas, com respeito, emita sua opinião. É perfeitamente admissível que eu esteja errado. Entendeu?

Paulo Angelim

 

4 – A PÉROLA

Uma ostra que não foi ferida jamais produzirá pérolas. A pérola é uma ferida curada. Pérolas para as ostras são produtos da dor, resultados da entrada de substâncias estranhas ou indesejáveis no seu interior, assim como um parasita ou um grão de areia. A ostra possui na parte interna da concha uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia penetra ali, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola é formada. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérola. Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias já foram rejeitadas? Nesses momentos lembre-se que a pérola, para uma ostra, é uma ferida cicatrizada! Então, produza uma pérola. Cubra suas mágoas e rejeições sofridas com camadas e camadas de amor. Crie sua pérola usando o seu amor!

Rubem Alves

Gostou dos textos? Então você não pode perder 5 textos para Reflexão!

Tags:

Comentários (1)

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,