Quer ficar mais inteligente e proteger o seu cérebro? O cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro dá 5 dicas fáceis para te ajudar, espia:

Você não conhece o Dr. Lair? O polêmico Doutor é famoso por questionar diversas posições médicas atuais. Ele trabalhou em três universidades americanas (inclusive em Harvard) e foi vice presidente de uma das maiores industrias farmacêuticas do mundo, o grupo suíço Novartis. Conheça todo o currículo clicando aqui.

1. LER

Você sabia que ao ler várias áreas do seu cérebro são ativadas? Isso acontece porquê toda vez que deciframos uma frase, os neurônios resgatam as regras gramaticais aprendidas há muito tempo. Para continuar com a leitura, a memória terá de armazenar o conteúdo já lido; e para compreender o texto todo, terá de haver um resgate na memória de todo o conhecimento básico adquirido ao longo da vida…

Olha que bacana:  ler o seu livro preferido ou, até mesmo ler esse artigo, já é uma boa forma de se manter afiado 😉

2. COMER AÇAFRÃO DA TERRA

Acrescentar esse condimento na sua dieta já faz toda a diferença! Dr. Lair explica que o açafrão da terra é ótimo para o cérebro.

O Doutor cita o exemplo da índia. Lá eles comem muito Curry, que tem como componente o açafrão da terra. Ele conta que a índia tem uma  menor incidência de alzheimer e demência per capita do mundo porquê a população ingere curry em todas as refeições.

Então, que tal começar o dia temperando seus ovos cozidos com curry?  🙂

3. FAZER Exercícios Físicos

Essa também é uma atitude importante para manter o cérebro em pleno funcionamento! Segundo o Dr. Lair: “Quando você cuida do corpo você também está cuidando do cérebro”.

Mas não precisa correr para a academia e gastar o seu dinheiro. Qualquer forma de atividade física funciona. Caminhar no parque ou, como o próprio Dr. faz, caminhar dentro de casa 45 minutos por dia já serve para manter o corpo funcionando. Sem gastar dinheiro, sem perder tempo e sem desculpas heim pessoal? 😉

4. DORMIR BEM

Dormir bem ajuda o seu cérebro a funcionar melhor! Sabe o que acontece quando você dorme mal? Dr. Lair explica:

“A curto prazo, dormir menos que o necessário pode provocar cansaço, sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda de memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, falta de atenção e dificuldade de concentração… Se o desequilíbrio continuar, o quadro tende a se agravar e a pessoa pode entrar em um processo de perda do vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular e comprometimento do sistema imunológico, que levam a doenças, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica da memória.”

Para ter um sono reparador é preciso dormir entre 7 a 8 horas no escuro. Sabe aquela luzinha do dvd, que fica brilhando a noite inteira? Já compromete seu descanso. O ideal é escuridão total.

E, para quem tem insônia, lá vai mais uma dica: diminua a intensidade das luzes na sua casa a partir das 18h. Esse hábito ajuda o cérebro a ir se preparando para pegar no sono.

5. CONSUMIR ÓLEO DE CoCO

A dica mais polêmica: o óleo de coco teve seu uso desaconselhado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Mas Dr. Lair Ribeiro discorda do posicionamento destas instituições (se você quiser saber mais sobre o posicionamento do médico assista o vídeo que está no fim da matéria 😉 ) e afirma: o óleo de coco faz bem, inclusive para o cérebro.

Segundo o Doutor, comer o óleo pode ajudar até no tratamento do alzheimer.

Espia abaixo a opinião completa do Dr. Lair Ribeiro sobre o óleo de coco:

Demais fontes:

Melhore seu cérebro, melhore sua vida:

Açafrão da terra

Ginástica Cerebral

Dormir é a melhor meditação


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COMENTÁRIOS (2)
  1. Gostei muito dessa matéria sobre 5 atitudes simples que vão te deixar mais inteligente segundo o Dr. Lair Ribeiro. Parabéns!!!

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