5 REFLEXÕES SOBRE A VIDA

Você não pode perder estas 5 lindas reflexões, enviadas por Layde Lopes. Quer ver o seu conteúdo no Refletir? Então envie suas criações para nós clicando aqui, elas podem ser selecionadas e publicadas no site.
Você não pode perder estas 5 lindas reflexões, enviadas por Layde Lopes. Quer ver o seu conteúdo no Refletir? Então envie suas criações para nós clicando aqui, elas podem ser selecionadas e publicadas no site.

 

1. MEMÓRIA

“Queria perder a memória e começar tudo de novo.”

Li essa frase e fiquei a meditar… Cheguei a uma conclusão: Eu não queria isso para mim! Perder minhas memórias? Elas são a base do que sou. São nossos fundamentos, erros, acertos, enganos e os quase enganos… Sem um passado, não teríamos histórias para contar, aprendizagens para compartilhar, sorrisos para relembrar e sorrir de novo e de novo. Não! Definitivamente, quero trazer a memória tudo que me ajudou a ser quem sou. Mesmo o que me fez chorar. Foram nesses momentos que mais cresci…

Definitivamente, não quero ser uma desmemoriada. Quero saber exatamente quem me fez chorar e quem me fez dar as maiores gargalhadas. Por tudo, quero ser grata e lembrar o que foi abençoador nos ajuda a agradecer pelo que temos e pelo que sonhamos conseguir.

Quero ser consciente de tudo que perdi e de tudo que tenho conquistado. E cada dia tenho sido abençoada por restituições que não tem preço…

Por isso, não despreze suas memórias. Não devemos viver do passado, mas viver intensamente para produzir mais e mais memórias que valham a pena. Temos ainda muitas histórias para contar e recontar.

REFLEXÕES SOBRE A VIDA

2. Ter Coragem!

Ultimamente, tenho parado para analisar algumas palavras e a força que elas produzem em nossa mente, corpo e o quanto influenciam nossas ações.
Vamos lá! Pensando hoje na palavra coragem. Com origem no Latim, coraticum, derivado de cor, “coração”, órgão que era considerado o centro da coragem, da inteligência. Sua definição original era “contar a história de quem você é com o coração”, “saber pelo coração”. Analisando por esse lado, podemos entender que ser corajoso é ser autêntico, verdadeiro, ter coragem para mostrar-se. Mesmo que se pague um preço para isso. É ter a ousadia de ser quem somos independentemente de julgamentos.

Hoje, onde se quer padronizar as pessoas e condicioná-las a um determinado tipo, seja de beleza, sejam de atitudes, ter coragem de ser diferente é um grande desafio! Pagar o preço de ser quem somos e isso não significa que não possamos evoluir. Não! Significa ser fiel a nossa essência. Ter coragem de não deixar o que acreditamos ser sufocado em meio a temores. Não abandonar um sonho porque alguém não acredita. Importa é a gente acreditar e ter coragem suficiente para não desistir dele. É não se contaminar com o que vai de encontro a nossa consciência.

Como fazem falta os corajosos… Em um mundo que muitos preferem submeter-se, ao invés de argumentar. Dizer sim, quando no fundo, tudo que se quer é dizer não, mesmo que isso afete profundamente o que realmente somos e acreditamos. Talvez calar e aceitar o que nos maltrata, machuca e nos faz sofrer seja covardia. E a gente aprende a ser neutro ou até indiferente aos nossos apelos mais profundos. Aprender a externar o que queremos, o que acreditamos é um ato de coragem que deve ser cultivado. Chegará o dia em que os originais farão uma grande falta! Quisera que nos tornássemos sedentos de coragem e de vontade de ser a gente mesmo, em um mundo tão escasso de verdades… Pagando o preço!

REFLEXÕES SOBRE A VIDA

3. RENOVE-SE

A vida é bela! Às vezes, não paramos para pensar nisso. Ficamos insatisfeitos com o rumo das nossas vidas mas não fazemos nada para mudá-la. Fazendo sempre as mesmas coisas, cometendo os mesmos erros… Obtendo os mesmos resultados.

Hoje é o dia onde se pode fazer algo. O que está esperando? Faça com que sua vida seja cada dia melhor. Renove-se!

REFLEXÕES SOBRE A VIDA

4. REFLEXÕES

Algumas coisas me perturbam. Sempre que escuto alguém dizer: Por mim… Não sou eu! Fico triste. A falta de empatia e solidariedade é crescente. Grande parte das pessoas está perdendo a capacidade de si colocar no lugar do outro. Endurecendo-se diante de fatos que certamente, despertariam o carinho, a compaixão. Será egoísmo? Realmente, não sei. Mas será que nos pesa muito pensar um pouco no nosso próximo? Será que é tão doloroso enxergar no outro a dor que poderia ser nossa e nos sensibilizar?

Às vezes, as pessoas só precisam de alguém que possa entender sua dor. Sem julgamentos, sem falsidades. Bem raro isso… Mas tudo é possível aquele que tem vontade. E mudar nossas atitudes começa sempre pela mudança de nossos pensamentos.

A vida é muito curta pra não ser melhor do que você era ontem. Pense nisso!

REFLEXÕES SOBRE A VIDA

5. SONHOS

Decidi agir, colocar em prática algumas ações que estavam engavetadas. Nossos sonhos só poderão se concretizar diante de atitudes.

Resolvi agir enquanto há tempo. A noção que a vida passa rapidamente deveria fazer de nossos sonhos prioridades. Cansei de olhar para trás e ver que alguns sonhos não passaram do projeto. Lindo e cheio de detalhes, mas só isso!

Tenho entendido e valorizado o poder do hoje, a força do agora. Hoje, posso ir realizando pequenas metas, elas são necessárias. Dou-me o direito de ousar também com grandes ações, elas são possíveis. E no final, o que importa mesmo é a diferença que cada ação traz ao ser executada. Por menor ou maior que seja, fará toda diferença.

Nada fica parado. Até as pedras no deserto são empurradas pelos ventos. Então, aja! Faça algo em busca dos seus sonhos. Protelar e esperar não vai fazer nada se realizar.

Agindo!


giam

 

Layde Lopes
Palestrante, psicanalista (em formação), practitioner em PNL, especializada em Serviço Social com ênfase na saúde, Coach de vida.
Facebook | Email

 

single.php
  • Sigam-me os bons!