O gerontologista dos EUA, Karl Pillemer, realizou um estudo para descobrir os segredos que mantém as pessoas casadas há muitos anos.

O “Projeto Cornell de conselhos para casamentos” (em tradução livre), foi finalizado após entrevistas e pesquisas sobre a vida de mais de 700 pessoas casadas, com um total de 40 mil anos de união. A idade média dos entrevistados é de 77 anos, sendo 58% mulheres e 42% homens. A duração média dos casamentos foi de 44 anos. O casal com maior tempo de união tinham sido casados por 76 anos, com idades de 98 e 101 anos.

Após tantas informações, Karl concluí que sim, manter um casamento é difícil. Mas, os casais de mais idade também afirmam que viver com alguém por meio século ou mais é incrivelmente bom! É a experiência de uma vida.

Você também quer ter uma relação durável? Então, espia 6 conselhos dos casais experientes:

1. Escolha alguém parecido com vocÊ

A sabedoria popular de que os opostos se atraem nem sempre é verdadeira quando o assunto é relacionamentos. As chances de ter uma união duradoura com quem gosta das mesmas coisas que você é muito maior.

Faz sentido: para aqueles que querem viver juntinhos, é muito mais gostoso passar os dias com uma pessoa que entende os seus interesses e curte fazer as mesmas atividades junto de você, fortalecendo a parceria.

Claro que o casal não precisa pensar 100% igual mas, é importante uma sintonia em valores e estilo de vida. Imagina como seria infernal passar os anos ao lado de alguém que discorda de você sobre quase tudo: política, religião, gestão do dinheiro e criação dos filhos? Segundo os idosos, atritos demais podem se tornar graves problemas e desgastar a relação a longo prazo.

2. Capriche na comunicação

Comunicação é fundamental: Segundo os idosos, muito problemas nos casamentos podem ser resolvidos com uma boa, educada e franca conversa.

Apesar de muitos casais não conversarem sobre os problemas, para não gerar stress e preservarem a relação, é exatamente aí que mora o perigo. As pessoas internalizam seus sentimentos, varrem a situação para debaixo do tapete e não resolvem nada. As contrariedades se tornam uma bola de neve e tudo que ficou mal resolvido acaba estourando em algum momento, podendo ser tarde demais para resolver.

Então, não guarde mágoas ou ressentimentos, muito menos elogios.

Lembre-se: Comunicação é a chave para uma relação feliz.

3. Valorize os pequenos gestos

Outra dica bacana é valorizar os pequenos gestos do dia a dia. Pensa só: O casamento é feito de centenas de interações diárias. No meio de tanta interação, pequenos gestos de amor e carinho não fortalecem a relação dia após dia?

E se você acha que esses gestos precisam de um grande investimento ou esforço fique tranquilo: a longo prazo, a constância é mais importante que o tamanho das atitudes.

4. Aceite o seu parceiro

Os casais de idosos advertem: aceite seu parceiro como ele é, ou então, não se case! Nada de pensar “quando a gente se casar, isso vai mudar”. Em vez disso, pense “será que eu conseguirei viver com essa característica dele ou dela para o resto da vida?

5. Se tornem um time

Mais uma característica em comum nos casamentos duráveis e apaixonados: os casais costumam viver como um time!

Eles encaram os problemas juntos, sem um ficar tentando tirar o corpo fora e jogar os problemas para o outro resolver sozinho. E essa atitude vai das menores as maiores coisas como: problemas financeiros, educação dos filhos e rotina doméstica.

6. Veja o seu casamento como um compromisso para a vida toda

Leve o seu casamento com seriedade. As relações possuem altos a baixos, então, a estabilidade da relação vai depender de quão forte é a decisão de vocês em permanecerem unidos. Mesmo com alguns momentos ruins, respeite seus votos de compromisso e lembre-se dos motivos que o fizeram casar.

Se a cada problema matrimonial a idéia de separação surge no horizonte, cuidado: você pode estar perdendo uma pessoa que vale a pena na sua vida. Afinal, se você está lendo esse artigo para manter o seu casamento por muitos anos, ele(a) deve ser especial 🙂

E viva o amor!! 


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

Comentários (1)
  1. Parabens pela matéria !! Importante frisar que todos precisamos atentar para a linda mensagem do Criador: Amar o próximo como a si mesmo !! É perdoando que se é perdoado, é compreendendo que se é compreendido !!

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,