A polêmica do limão: Tomar água com limão é bom?

Faz algum tempo que surgiu na internet  a dica de tomar água com limão para melhorar a digestão e, por consequência, trazer diversos benefícios ao organismo das pessoas. Como tudo que envolve a área da saúde natural, essa orientação gerou polêmica e opiniões diferentes dos profissionais da saúde.
Faz algum tempo que surgiu na internet  a dica de tomar água com limão para melhorar a digestão e, por consequência, trazer diversos benefícios ao organismo das pessoas. Como tudo que envolve a área da saúde natural, essa orientação gerou polêmica e opiniões diferentes dos profissionais da saúde.

Tenho o pensamento de que a saúde é um patrimônio e responsabilidade de cada um, por isso, trouxe os dois lados para você refletir e decidir qual informação parece mais lógica.

A dica de tomar água com limão, em jejum, pela manhã promete alcalinizar o estômago, melhorar a digestão e limpar o organismo.

Recentemente foi ao ar uma reportagem no programa Bem Estar, da Rede Globo, afirmando que tomar água com limão não faz muita diferença. Segundo a reportagem o pH do limão seria ácido e, por esse motivo, não teria como alcalinizar o organismo das pessoas, já que o próprio estômago também é ácido. A reportagem foi até um laboratório e comprovou que o limão de fato é ácido.

  • Se você não entendeu por que um organismo mais alcalino seria melhor para a sua saúde, veja a descoberta que rendeu um prêmio Nobel ao médico e bioquímico alemão Otto Heinrich Warburg: “Os tecidos cancerosos são tecidos ácidos (pobres em oxigênio), enquanto que os tecidos saudáveis são levemente alcalinos (ricos em oxigênio)”. Para entender melhor essa afirmação clique aqui e leia a explicação completa.

De outro lado, o Dr. Lair Ribeiro e o Dr. Victor Sorrentino explicam uma visão diferente:

O limão é ácido quando você engole, ajudando na acidez do seu estômago. Mas ele é alcalino quando você absorve, ou seja, quando os minerais do limão vão para a sua corrente sanguínea.

Um bom exemplo disso é o refrigerante, que tem um pH menos ácido que o limão e, no estômago, se torna muito ácido por conta dos componentes químicos em sua fórmula. Quem nunca tomou um refrigerante em jejum? A sensação de azia é terrível. O pior é que o refrigerante acidifica todo o organismo, quando se espalha no nosso sangue.

É importante lembrar que  todos os alimentos passam por transformações em nosso estômago, afinal, é assim que absorvemos os nutrientes.

“O limão é uma fruta muito interessante: Quando você ingere ela, ela é ácida, ela vai ajudar a acidez do seu estômago. Por outro lado, quando ela é absorvida, ela é alcalina. Nem toda a substância que é ácida na hora que você põe na boca vai continuar ácida quando você absorve. Como o limão é muito rico em minerais, na hora que você faz a absorção desses minerais, os minerais são alcalinizantes.” disse o Dr Lair Ribeiro

Já o Dr. Victor usa o exemplo do pasto, para explicar essa alteração do limão no nosso estômago: o pasto é nutricionalmente rico, só que para alimentar o gado, que a absorve de uma forma diferente. No momento que nós seres humanos o ingerimos, não temos a mesma capacidade de processar seus benefícios. Então, o pasto é de um jeito em seu estado natural mas, ao ser ingerido pelo gado, ele se transforma em seu estômago.

Victor afirma que, apesar de incomum, algumas pessoas podem apresentar mal estar com essa prática e deveriam evita-la

” Então, para quem é contra indicado o limão pela manhã? Se a pessoa ingeriu água com limão e não se sentiu bem. É simples, o teste é o diagnostico. Ninguém vai morrer se fizer um teste de um dia. E a grande maioria das pessoas se beneficia e não sente absolutamente nada, a não ser o amargo do limão que a gente acostuma” disse o Dr. Victor Sorrentino

Ambos os médicos afirmam que limão possui pouca frutose e por isso não tem risco de você engordar bebendo a água com limão pela manhã.

Depois de ouvir os dois lados, qual a sua opinião? Conta pra gente aqui em baixo, nos comentários 🙂

Fontes:


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

single.php
Faça parte do Refletir:
COMENTÁRIOS (11)
  1. Tomo o sumo puro de 2 limões taiti todos os dias entre 4 e 5 horas da manhã. Retorno para cama e acordo entre 7,30 e 8 horas, faço 1 hora de educação física, tomo banho frio e como mamão ou melão. Sinto-me muito bem, tem mais de 40 anos que não uso qualquer medicação. Hoje com 74 ainda jogo futebol e tomo minhas cachaças…

  2. Eu tomo limão com água morna em jejum a mais de 10 anos tenho 64 anos e tenho uma saúde perfeita,não tomo um remédio sequer.

  3. TENHO TOMADO TODOS OS DIAS E TENHO ME SENTINDO BEM E PARECE QUE NEM TENHO GASTRITE E ACHO QUE MELHOREI EM MUITAS INDISPOSIÇOES QUE TINHA.ESTOU DEIXANDO DE TOMAR OMEPRAZOL QUE TOMO HÁ UNS 20 ANOS DESDE QUE SAROU A ÚLCERA QUE ESTAVA NO DUODENO…

  4. Dr Lair Ribeiro é autoridade em saúde, nutrologo mais conceituado do Brasil e um dos maiores do mundo. Ele sabe o que diz.

  5. Querem derrubar a credibilidade do Lair Ribeiro!!!!!! Se cuida viu Lair Ribeiro!!!!!! Daqui a pouco os nego te matam e falam que você se suicidou.

  6. Sou uma prova de que realmente o limão em jenju faz muito bem, já a um mês estou livre do maldito omeprazol, Dr. Lair Ribeiro, só tenho o que agradecer, parabéns pelo ótimo trabalho

  7. Eu tomo todos os dias antes de dormir, me sinto bem, faz bem para digestão, pele rins , urino muito ao acordar , meu fígado está agradecido desinchado não sei o q é gripe.

  8. Tomo quase diuturnamente água com limão, nunca me fez nenhum mal, pois, espero que esteja me fazendo o bem.

  9. Osmar bezerra dos santos 20.05.2018

    Tô tomando uma vez por dia pela manhã no jejum meia antes no mininimo do café da manhã, e tenho me sentido já bem melhor, tenho uns probleminhas com gastrite e refluxo , mas nestas três semaqnqasw já tenho sentido uma melhora, apesar que minha familia coloca observações., mais vou contionuar a tomar e mais tarde direi a vcs qto a minha melhora.

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,

single.php
  • Sigam-me os bons!