Um pouco de insegurança pode ajudar, não apenas você, mas todas as pessoas que participam da sua vida. Duvida? Então veja estas 4 formas de aproveitar as suas incertezas 🙂

Sentir-se inseguro não é divertido e muitas pessoas sentem vergonha de suas inseguranças. Por outro lado, é preferível ter algumas incertezas do que não ter nenhuma; os psicólogos sabem que só os psicopatas são livres de insegurança e 100% destemidos.

Para o resto de nós, o problema vem de viver em um mundo que tende a nos recompensar por esconder nossas dúvidas, independentemente de nossos talentos reais. Mesmo as pessoas realmente talentosas são muitas vezes subestimado quando elas não mostram confiança. A confiança muitas vezes é uma forma de apresentar a nós mesmos e nos permite melhorar a condição de persuadir as pessoas de que somos competentes, até mesmo quando não somos.

Já a insegurança nos alerta que não somos tão capazes quanto nós gostaríamos de ser, ela tende a nos motivar a sempre se esforçar mais.
Segundo gestores de CEOs e políticos , as pessoas bem sucedidas são boas em esconder suas inseguranças. Na verdade, os cientistas sugerem que a confiança pode ter evoluído como uma estratégia de sobrevivência para enganar os outros. Se for verdade, isso pode ajudar a explicar a autoconfiança: É sempre mais fácil de enganar os outros quando você já conseguiu enganar a si mesmo.

A insegurança extrema também não é boa porque faz você parar de tentar, inibe o seu desempenho e prejudica a sua reputação com as outras pessoas. Mas, se permitir ser um pouco inseguro pode realmente ser uma coisa boa. Aqui está o porquê:

frases-de-abraco-de-amor

1. TE DEIXA CAUTELOSO AO ASSUMIR RISCOS

Assim como você não iria querer que seu motorista de táxi ou cirurgião tivesse excesso de confiança , pode ser bom para você manter o foco em não errar.

A auto confiança pode ajudá-lo a parecer mais competente mas a insegurança minimiza os riscos. Na verdade, os psicólogos descobriram que em pessoas saudáveis (aquelas com uma visão mais ou menos realista de si mesmas) a insegurança funciona como um mecanismo de detecção das ameaças vitais, alertando que algo está errado.

Se você quiser evitar constrangimentos, falhas ou até mesmo a morte prematura, é melhor você ser capaz de lidar com algumas dúvidas. Muitas pessoas pensam que seria ótimo serem completamente desinibidas. Mas enquanto essa idéia pode soar libertadora, a verdade é que as pessoas totalmente desprovidas de inseguranças são geralmente imprudentes, desagradáveis, e difíceis de conviver.

frases-de-abraco-de-amor

2. AUMENTA O SEU ESFORÇO

Em qualquer área da sua vida, a realização depende tanto da capacidade como do esforço. As duas coisas são muitas vezes relacionada negativamente: quanto mais habilidade você tem, menos esforço você faz, e vice-versa. Então, quando dois indivíduos são igualmente capazes, seu desempenho depende da quantidade de esforço que cada um faz.

A insegurança nos alerta que não somos tão capazes quanto nós gostaríamos de ser, ela tende a nos motivar a trabalhar mais . Em outras palavras: se você realmente é tão talentoso quanto os outros, a insegurança é a sua vantagem para se sentir menos talentoso do que eles, porque ela te leva a compensar essa perda percebida com esforço adicional, ao passo que as outras pessoas mais seguras são negligentes. Sem surpresa, muitos empreendedores bem sucedidos não são apenas perfeccionistas, eles também são notavelmente auto-críticos.

frases-de-abraco-de-amor

3. TE MANTÉM HUMILDE

Muitos de nós toleram arrogância mais do que deveríamos, especialmente no Ocidente, mas as pessoas são geralmente mais agradáveis quando são humildes .

É comum esquecer isso quando assumimos, de forma errada, que as pessoas humildes são menos competentes do que as muito confiantes. Mas assim que somos capazes de avaliar corretamente a competência real de alguém, tendemos a preferir os humildes. Em outras palavras, se você pensar em duas pessoas com o mesmo nível de talento, mas uma delas parece arrogante enquanto a outra parece modesta, você vai gostar mais da segunda opção.

Os efeitos de curto prazo do carisma da auto confiança tendem a se desgastar nos fazendo preferir as pessoas que são humildes. E uma vez que a insegurança é um antídoto para a arrogância, é também uma ferramenta para preservar a nossa simpatia a longo prazo. Mostrar um pouco de modéstia pode ganhar as pessoas.

frases-de-abraco-de-amor

4. É BOA PARA O GRUPO

Além de todas as vantagens pessoais, a insegurança também pode beneficiar as pessoas das suas relações. Na verdade, qualquer sistema que recompensa as pessoas por ignorar suas inseguranças tende a promover tomadores de risco e aproveitadores irresponsáveis em detrimento dos humildes, pessoas honestas e trabalhadoras.

Imagine dois grupos: Um grupo de pessoas que são mais espertas do que elas pensam (inseguros), o outro com pessoas que são mais burras que eles pensam (arrogantes). Em qual grupo você prefere fazer parte?

E se um certo grau de insegurança pessoal ajuda você  à ir em frente, faz sentido ser tolerante também com as inseguranças alheias.

Questionar sempre a sua sabedoria é a coisa mais sensata a fazer.

Via


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

COMENTÁRIOS

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,