Se você está por aqui uma coisa é certa: a timidez também anda te incomodando, acertei? Então você veio ao lugar (ou site) certo! Espia este método para vencer a timidez (escritos por um “ex-tímido”) e administre eventos sociais de um jeito zen: zen estresse! 

imagens-com-frases-de-deus1

NÃO FIQUE OBCECADO COM A OPINIÃO DOS OUTROS

Essa você já deve ter ouvido um zilhão de vezes: “não dê importância para o que os outros pensam.” Ótimo mas, convenhamos, impossível. Quem é totalmente indiferente ao que os outros pensam? As pessoas investem verdadeiras fortunas em itens de luxo para impressionar outras pessoas, é da nossa natureza a preocupação com a forma que nos enxergam.

Então proponho algo mais realista: Não fique OBCECADO com a opinião dos outros.

Esse é o desafio mais importante, difícil e doloroso da timidez. Mas sabe porque você tem que se desapegar desta obsessão? Porque não tem como se sair bem em uma interação social com um chato ao pé do ouvido, tentando adivinhar todas as coisas horríveis que os outros podem pensar a seu respeito.

A boa notícia é que você é o seu “chato”. Então, que tal a partir de hoje deixar de ser esse chato?

Como fazer isso?  Agora é que são elas:

imagens-com-frases-de-deus1

COLOQUE SEUS PENSAMENTOS NA LINHA

Tudo que somos sempre começa no mesmo lugar: na nossa mente criativa e…rebelde! É difícil controlar pensamentos, ainda mais os negativos. E são esses pensamentos negativos que criam a ansiedade, insegurança, baixa autoestima e reforçam a timidez. Então, o que fazer?

Entenda que seus pensamentos são hábitos viciantes, tanto os bons como os ruins. Então conserve bons hábitos! Quanto mais você pensar que é atrapalhado, mais atrapalhado você vai ser. Quanto mais você se sentir capaz, mais capaz você vai ser.

Para controlar a timidez é importante ter fé no seu taco! Aqui vão algumas dicas práticas pra começar a se ver com outros olhos:

  • Pare de dizer coisas negativas sobre si para os outros.
  • Pare de dizer coisas negativas sobre si para você mesmo!!
  • Risque afirmações negativas como “eu não consigo” do seu vocabulário.
  • Pense em todas as vezes que você teve orgulho de si mesmo.
  • Em uma conversa, preste a atenção no que o outro está dizendo ao invés de se auto criticar.
  • Se cerque de pessoas, livros, filmes, palestras e artigos que te ajudem a aperfeiçoar sua autoconfiança e habilidades pessoais.

imagens-com-frases-de-deus1

ESQUEÇA A “SÍNDROME DA PERFEIÇÃO”

O medo de falar uma bobagem faz o tímido travar. Só que todo mundo fala um monte de bobagens, é natural. O segredo é aceitar seus erros. Confira este exemplo:

Vamos supor que você tem uma conhecida, a Mariazinha, e pergunta a ela com quantos meses de gravidez ela está. Mariazinha fica visivelmente constrangida: na verdade ela só está uns quilinhos acima do peso. Qual sua reação?

a) Óbvio que você iria se incomodar com isso pois tem empatia com as pessoas, se importa com elas. Se desculparia e mudaria de assunto. Fim do problema.

b) Você acharia que cometeu um “erro mortal”. Ficaria se justificando e remoendo o “erro”, não prestando mais tanta atenção no que estaria sendo dito. Sua vontade seria sumir dali o mais rápido possível e fugir dessa “tragédia”. Não adianta: você não tem jeito para falar com as pessoas.

Percebe que a diferença está no exagero diante do erro? Excesso de auto crítica traz insegurança e, como resultado, aumenta a timidez.

Então, aceite que você nunca vai ser perfeito e falar só coisas perfeitas. Na próxima bobagenzinha que disser encare a situação com naturalidade porque você tem a humildade de saber que não é perfeito.

imagens-com-frases-de-deus1

LEVE NA ESPORTIVA

Outro sintoma do tímido é levar tudo muito a sério. Alguém fez um comentário bobo a seu respeito? Leve na esportiva! Faça uma piada com a gafe ou deixe para lá. Não precisa e nem deve concordar com coisas pejorativas sobre si, apenas evite ficar nervoso com as bobagens que os outros dizem.

Sabe porque?

Se o objetivo da pessoa é maldoso e ela quer te expor ao ridículo assumir a ofensa e ficar irritado vai te desestabilizar, sendo mais fácil ela conseguir o que quer.

E se a pessoa não fez por mal, para que fazer um cavalo de batalha por qualquer coisinha?

Levar na esportiva vai te deixar mais a vontade com as pessoas, te tirando da postura defensiva e melhorando a timidez.

imagens-com-frases-de-deus1

PARE DE SE JUSTIFICAR

O tímido está sempre se justificando para as pessoas porque se preocupa demais com a opinião dos outros.

Mas por que estar sempre se justificando é ruim?

  • Reforça sua obsessão com a opinião alheia;
  • Passa a sensação de insegurança para as outras pessoas;
  • Te coloca numa posição psicológica de inferioridade, como se você devesse satisfações da sua vida ao outro.

Então fique atento as justificativas desnecessárias. No início você vai precisar bastante atenção para acabar com este hábito mas, com certeza, vai ajudar (e muito!) a superar a timidez.

imagens-com-frases-de-deus1

E LEMBRE-SE: TODOS TEMOS UMA PÉSSIMA MEMÓRIA

Você passou o maior vexame e agora?
E agora, desapega!

Todos temos uma péssima memória, amanhã alguém dá outro vexame e as pessoas esquecem do seu. Não se apague às coisas ruins que acontecem, muitas vezes lembranças constrangedoras moram só na nossa cabeça e na de mais ninguém!

Na dúvida, escute a dica do John F. Kennedy:

“Não posso lhe dar a fórmula do sucesso, mas a fórmula do fracasso é querer agradar a todo mundo.”

 

FAMOSOS TÍMIDOS

Gente bem sucedida que aprendeu a administrar sua timidez:

Steven Spielberg

“Nunca me senti confortável comigo mesmo, porque nunca fui parte da maioria”, relata. “Eu me sentia constrangido, tímido e ausente da vida dos meus amigos”.

J. K. Rowling, autora da saga “Harry Potter”

Em seu site oficial, ela conta que sua ideia para criar seu personagem mais famoso surgiu no trem, quando fazia uma viagem de Manchester a Londres. “Para a minha imensa frustração, eu não tinha nenhuma caneta que funcionasse, mas estava com muita vergonha de pedir para alguém se poderia emprestar uma…”.

Marissa Mayer, CEO do Yahoo!

Quando vai a uma festa, diz ela, sua vontade nos primeiros 15 minutos é a de ir embora. Ela precisa controlar esse impulso. “Eu olho para o meu relógio e digo para mim mesma ‘Você não pode ir embora até a hora x’”, conta a presidente do Yahoo!.

Bill Gates

Em entrevista à ABC, o fundador da Microsoft disse que pessoas com perfil mais reservado podem ter muito sucesso. Se for inteligente, diz ele, qualquer um pode aprender a desfrutar dos benefícios da introversão, como a capacidade de mergulhar de cabeça num problema até resolvê-lo.

Fonte dos famosos tímidos: Exame

VÍDEO SOBRE TIMIDEZ QUE VAI TE AJUDAR!


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

COMENTÁRIOS

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,