Você tem curiosidade de saber quais são algumas das mulheres mais importantes da história? Então, descubra agora: uma lista com cientistas,rainhas, filósofas, políticas, militares e empreendedoras!

lisa

1.Hipátia

Filósofa, matemática e astrônoma

Hipátia viveu entre os anos de 355 e 415 d.C  no Egito Romano, considerada a primeira cientista do gênero feminino.  A ela são creditadas as invenções de um hidrômetro aprimorado, do astrolábio (um instrumento naval que era usado para medir a altura dos astros acima do horizonte) e de um instrumento para destilar água.

Foi chefe da escola platônica em Alexandria, onde lecionou filosofia e astronomia. Hipátia foi autora de diversas obras literárias que fizeram parte do gigantesco acervo da Biblioteca de Alexandria, que foi a mais célebre biblioteca da história da humanidade.

lisa

2. Ada Lovelace

Matemática e escritora, primeira pessoa programadora do mundo

Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa e também a primeira pessoa programadora do mundo! Em 1843, muito antes da nossa ideia atual de computador pessoal existir, fez um trabalho que é considerado o primeiro algoritmo criado na história da computação. Ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.

Só após muitos anos de seu falecimento o trabalho foi reconhecido e recebeu inúmeras homenagens. Além da linguagem ada, a medalha britânica de mérito em Ciência da Computação tem seu nome, assim como a Conferência Britânica Anual para Mulheres na Graduação na Área de Computação (BCSWomen)

lisa

3. Joana d’Arc

Militar

Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 . Foi uma figura importante durante a Guerra dos Cem Anos, um conflito entre a Inglaterra e França. Com 13 anos de idade, começou a receber mensagens, que ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida. Nestas mensagens, ela era orientada a entrar para o exército francês e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra. Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares.

Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes lhe renderam o reconhecimento do rei Carlos VII. Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira.

Fonte

lisa

4. Maria Quitéria de Jesus

Militar

Maria Quitéria de Jesus Medeiros foi uma militar brasileira nascida em Salvador, a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil. Ela se alistou como voluntária para lutar na Guerra da Independência. Maria Quitéria tinha grande habilidade com armas de fogo e teve atuação destacada em lutas importantes, sendo condecorada com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul.

lisa

5. Cleópatra

Última rainha do Egito

Cleópatra, a mais famosa rainha do Egito, foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas. Quando chegou ao poder sua prioridade era restabelecer a soberania do Egito, que estava sendo “engolido” por Roma.

Apesar dos mitos a respeito de Cleopatra, as evidencias sugerem que era uma rainha séria, tendo resolvido problemas difíceis em seu reinado. Também não era a mulher linda, como cinema sempre mostra. Conseguiu manter a potente Roma sob controle por 20 anos. Após sua morte o Egito se transforma uma província do império Romano, perdendo a autonomia.

Fonte: documentário A Verdadeira Cleópatra

lisa

6. Marie Curie

Cientista

Marie Curie nasceu em 1867 e foi uma física e química polonesa que realizou pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira e única, entre homens e mulheres, a receber dois prêmios Nobel em áreas cientificas.

Algumas das conquistas de Marie são a teoria da radioatividade, técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio. A cientista fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia, que até hoje são grandes centros de pesquisa médica. Morreu de leucemia, devido a superexposição a radiação em suas pesquisas.

lisa

7. Catarina, a Grande

Monarca, Imperatriz da Rússia

Catarina, a Grande, foi Imperatriz da Rússia por 34 anos, de 1762 até sua morte. Muitos reis da época cairam rapidamente, o que torna seu reinado longo. Entre seus feitos Catarina expandiu o Império, tornando a Rússia conhecida como uma das maiores potências europeias. Teve um reinado marcado por muitos sucessos e polêmicas.

lisa

8. Rainha Elizabeth I

Monarca, Rainha da Inglaterra e Irlanda

Conhecida também como a rainha virgem, Elizabeth, nunca se casou nem deixou herdeiros. Sob seu comando a Inglaterra se tornou a maior potência econômica, política e cultural (nessa época surgiu William Shakespeare) da Europa sendo, por isso, o período de seu reinado conhecido como a “Era de Ouro” inglesa.

Na era elisabetana a Inglaterra se consolidou como a maior potência colonizadora do Novo Mundo. Seu reinado durou até sua morte.

lisa

9. Margaret Thatcher

Política, primeira-ministra 

Também conhecida como a A Dama de Ferro, foi a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido, em 1979, e é uma das principais figuras políticas das últimas décadas. Thatcher foi reeleita para 3 mandatos consecutivos.

A primeira-ministra conduziu o Reino Unido durante a Guerra das Malvinas, em 1982, e reduziu o papel do Estado e incentivou o livre mercado.

“Gostemos ou não, Margaret Thatcher mudou a economia britânica para sempre. E também mudou a maneira de pensar dos britânicos sobre o dinheiro, o capitalismo e a empresa.”, explicou Tony Travers, professor na London School of Economics.

lisa

10. Melitta Bentz

Empreendedora, fundadora da MELITTA, inventora do filtro de café

A alemã Melitta Bentz,  em 1908, desenvolveu o primeiro filtro de café da história e fundou a conhecida empresa Melitta. Após as queixas do marido ao sabor do café, que variava muito, ela chegou a conclusão que o problema era o coador de pano. Depois de testar várias técnicas eis a solução: no fundo de um bule de latão ela fez vários furos e colocou sobre eles uma folha de mata-borrão, retirada do caderno de exercícios de seu filho mais velho. A invenção ganhou o gosto da família e, por isso, ela decidiu criar o negócio.

Atualmente a Melitta é uma das cem maiores indústrias da Alemanha, presente em mais de 100 países.

Atenção: Não tem como citar todas, afinal, temos inúmeras mulheres importantes na história do mundo. Que tal nos ajudar a completar essa lista, adicionando nomes de outras mulheres que deixaram sua marca na história? Coloque nos comentários

Background image created by Katemangostar – Freepik.com


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

COMENTÁRIOS

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,