Comece hoje mesmo a ser uma pessoa super produtiva e aproveite o seu tempo com inteligência.

1. Tenha um planejamento do que você precisa fazer no seu dia: Com um roteiro mental o cérebro se torna mais sensível e distingue rapidamente o que merece atenção e o que merece ser ignorado.

2. Diga não sem culpa: A maioria de nós diz sim mais vezes do que deveria porque dizer não para as pessoas é muito difícil, ninguém quer ser tido como chato. Comece a dizer não para tarefas e favores que vão atrapalhar o seu dia e trazer pouco resultado. Já dizia o ditado: tempo é dinheiro. 

3. Ouça suas músicas mais amadas: Em um estudo envolvendo Teresa Lesiuk, professora de terapia musical da Universidade de Miami, descobriu que aqueles que ouviam música no trabalho, faziam suas tarefas mais rapidamente e tinham ideias melhores do que aqueles que não escutavam músicas. Isso acontece porque sons melodiosos liberam dopamina, um hormônio ligado a prazer.

4. Faça uma coisa por vez:  Uma pesquisa do Bureau Nacional de Pesquisas Econômicas dos EUA revelou que trabalhadores multitarefas são menos produtivos do que quem faz uma tarefa de cada vez.

5. Capriche no prato: “Começar a trabalhar com o estômago vazio diminui a concentração e afeta a produtividade. Além disso, leva a exageros no almoço que, muitas vezes, resultam em incômodo gastrointestinal à tarde”, explica a nutricionista paulista Lara Natacci.

6. Esqueça o perfeccionismo: Melhor feito do que perfeito.

7. Faça pausas: De acordo com Tony Schwartz, autor do livro “The Way We’re Working Isn’t Working”, para ser ainda mais produtivo, você precisa fazer pausas de 20 minutos a cada 90 minutos de trabalho. Segundo Schwartz, um estudo mostrou que violinistas treinavam por 90 minutos e descansavam um período para aumentar a atenção, o foco e a energia.

8. Apenas faça o que precisa ser feito: Quer ser produtivo? Então apenas faça as tarefas, ao em vez de ficar só pensando ou planejando o que precisa ser feito.

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9. Pense positivo: Se colocar para baixo, achar que não vai conseguir dar conta do recado e lamentar as tarefas só rouba a sua energia. Pensar positivo vai te dar disposição para construir o futuro que você quer.

10. Controle a ansiedade: Ficar ansioso, pensando em todas as coisas que você precisa fazer, tira a sua atenção do que você está fazendo. Foque em uma atividade por vez e controle a ansiedade com nossas dicas clicando aqui.

11. Use a regra dos 10 minutos: A técnica funciona assim: diga a si mesmo, no decorrer da tarefa, que você vai focar totalmente no trabalho em questão por 10 minutos. Depois desse período, você pode decidir continuar trabalhando ou fazer qualquer outra coisa. De acordo com a psicoterapeuta Amy Morin, 90% das pessoas continua trabalhando após os primeiros 10 minutos. “Elas percebem o quanto avançaram na realização da tarefa em um tempo tão curto e se sentem confiantes o suficiente para terminar o trabalho o mais rapidamente possível”.

12. Reserve a primeira hora do dia para você:  “O bom é separar a primeira hora do dia para si mesmo. Eu, por exemplo, costumo fazer alguma meditação ou atividade física. Às vezes, também leio um livro ou assisto algum TED”, afirma  Geronimo Theml, idealizador da Academia da Produtividade

13. Tenha disciplina: “Tenha autocontrole. Não se distraia. Ser disciplinado com técnicas de produtividade é até mais importante do que aprendê-las.” – Andrew Mason, fundador do Groupon

14. Tire uma soneca: Faça pequenos cochilos quando sua energia estiver muito baixa.

15. Divida suas tarefas em pequenas partes: Não basta fazer uma lista de prioridades: “Montar o website da empresa”, “Limpar a casa”, “Fazer trabalho da faculdade” etc. É preciso desdobrar cada uma dessa prioridades em pequenas tarefas, de maneira que você saiba qual o próximo passo a tomar em cada caso. Dessa maneira, será possível estabelecer um cronograma e colocar cada projeto em movimento.

16.  Beba muita água: Tome um belo copo d’água assim que acordar. Com esse hábito você aumenta o metabolismo e consegue produzir mais pela amanhã.

17. Tire um tempo para não fazer nada: É importante termos tempo para a reflexão. Muitas vezes, encontramos as soluções quando não estamos procurando por elas.

Fontes: Folha, Estadão, PEGN, Exame, Medium

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