Lindos textos espíritas de Chico Chavier, Zíbia Gasparetto, André Luiz e muitos outros seres iluminados! Veja:

 

1. Um momento…

Antes de negar-se aos apelos da caridade, medite um momento nas aflições dos outros.

Imagine você no lugar de quem sofre.

Observe os irmãos relegados aos padecimentos da rua e suponha-se constrangido a semelhante situação.

Repare o doente desamparado e considere que amanhã provavelmente seremos nós candidatos ao socorro na via pública.

Examine o ancião fatigado e reflita que, se a desencarnação não chegar em breve, não escapará você da velhice.

Contemple as crianças necessitadas, lembrando os próprios filhinhos.

Quando a ambulância deslize rente ao seu passo, conduzindo o enfermo anônimo, pondere que, talvez um parente nosso extremamente querido, se encontre a gemer dentro dela.

Escute pacientemente os companheiros entregues à sombra do grande infortúnio e recorde que em futuro próximo, é possível estejamos na travessia das mesmas dificuldades.

Fite a multidão dos ignorantes e dos fracos, cansados e infelizes, julgando-se entre eles e mentalize a gratidão que você sentiria perante a migalha de amor que alguém lhe ofertasse.

Pense um momento em tudo isso e você reconhecerá que a caridade para nós todos é simples obrigação. Psicografado por Chico Xavier pelo espírito de André Luiz, do livro Mãos Marcadas, por espíritos diversos.

Chico Xavier

Mensagens Espíritas

2. Siga feliz

Viva em paz com a sua consciência…

Sempre que você se compare com alguém, evite orgulho e desprezo, reconhecendo que em todos os lugares existem criaturas, acima ou abaixo de sua posição.

Consagre-se ao trabalho que abraçou realizando com ele o melhor que você possa, no apoio ao bem comum.

Trate o seu corpo na condição de primoroso instrumento, ao qual se deve a maior atenção no desempenho da própria tarefa.

Ainda que se veja sob graves ofensas, não guarde ressentimento, observando que somos todos, os espíritos em evolução na Terra, suscetíveis de errar. Cultive sinceridade com bondade para que a franqueza agressiva não lhe estrague belos momentos no mundo. Procure companhias que lhe possam doar melhoria de espírito e nobreza de sentimentos.

Converse humanizando ou elevando aquilo que se fala.

Não exija da vida aquilo que a vida ainda não lhe deu, mas siga em frente no esforço de merecer a realização dos seus ideais.

E, trabalhando e servindo sempre você obterá prodígios, no tempo, com a bênção de Deus.

André Luiz

 

Mensagens Espíritas

3. VOCÊ É UM SUCESSO

Há pessoas que se queixam tanto que eu, hoje em dia, quando as encontro, tenho receio de perguntar: Como vai? Porque, quando faço isso, elas apresentam seu muro de lamentações e eu, como não pretendo cultivar essa sintonia, tento, a todo custo, encontrar uma brecha para escapar.

O melhor é ir logo dizendo: Como você está bem! Que maravilha! Elas, que se preparavam para desfiar o rosário de queixas, ficam sem graça, mas se sentem melhor e reagem mais animadas: Você acha?

Você é das que se queixam ou das que consolam? Quando alguém se queixa e você acha que precisa ser compreensiva, faz uma cara solidária para parecer que é muito boa e que sofre com a dor alheia, e, ao agir assim, acaba carregando boa parte das energias negativas da pessoa. Se for muito sensível, é provável que a queixosa acabe por se sentir melhor e você saia dali derreada.

Como?! Não é caridade sentir os sofrimentos dos outros? Tentar ajudar? Quando a ajuda é efetiva e verdadeira, ela é divina. Quem consegue isso certamente irá sentir-se muito bem. Mas, se nos sentimos mal, é claro que aconteceu o oposto. Em vez de prestar ajuda como pretendíamos, baixamos nosso padrão energético e ficamos iguais à pessoa.

Mas eu tinha boa intenção. Por que aconteceu isso? Será? Nós gostamos de parecer caridosos, apesar da compaixão sincera não nos impulsionar. Fazemos isso por uma convenção social em que não entra o prazer nem o verdadeiro sentimento. Mas nossas atitudes no dia a dia não obedecem a nossas fantasias, e sim, refletem ideias que acreditamos. Muitas são parciais, falsas, aprendidas e aceitas sem questionar.

Nosso subconsciente trabalha na materialização de nossas sentenças. Ele não tem senso de humor. Faz sempre o que acreditamos. Não falha. Dessa forma, o fracasso não existe. Você foi sempre um sucesso! Sua vida é obra sua. Você é responsável por suas experiências. Mesmo aquelas que parecem não depender de você foram atraídas por sua forma de pensar.

As coisas não vão bem? Só colhe infelicidade? É hora de perceber como você faz isso. Certamente não escolheu a atitude adequada para obter bons resultados. Mudando essa atitude, tudo se modificará.

A vida deseja que você desenvolva seus potenciais de espírito eterno e aprenda a ser feliz. A felicidade é nosso destino e só o bem é verdadeiro. Para nos ensinar isso, a vida programa nossas experiências de acordo com nossas necessidades. Pelo resultado dessas experiências, conquistamos a sabedoria.

Na queixa, há sempre uma justificativa para continuarmos a ser como somos, mas há também uma auto-imagem negativa. Você pensa que não pode fazer nada, que é incapaz e não merece. Conforma-se em ser pobre, em ficar em segundo plano, em pensar primeiro nos outros (é feio pensar em você primeiro). Acha que para você ter, outros terão que lhe dar. Como se Deus fosse pobre e tão limitado que para dar a uns teria que tirar de outros. Esses pensamentos são altamente deprimentes e atraem infelicidade.

Seu subconsciente reage às mensagens que você lhe envia. Você tem todo o poder de criar seu próprio destino. Se deseja viver melhor, reconheça isso.

Faça uma lista do que crê e até das frases que costuma dizer. Se puser atenção e for sincera, logo perceberá quais as crenças que são responsáveis por sua infelicidade. Não pense mais nelas. Esqueça-as. Quanto mais se preocupar em eliminá-las, mais pensará nelas e as alimentará.

Tente cultivar o oposto. Faça afirmações positivas sempre usando o presente. Exemplos: “Eu sou feliz”, “Tenho muita sorte”, “Minha saúde está cada dia melhor” etc. Escreva-as e espalhe-as em sua casa, nos lugares onde possa vê-las constantemente. Repita-as várias vezes ao dia. Mas não se esqueça de pôr emoção nelas, de acreditar realmente no que afirma. Ignore aquela vozinha que lhe diz que não vai funcionar. Não custa nada experimentar.

Lembre-se de que todos os problemas de sua vida são criações pessoais. Você foi, é e sempre será um sucesso. Suas escolhas podem ter dado um resultado adverso do que esperava, mas você conseguiu materializá-las. Elas refletem suas crenças e o seu subconsciente as materializa. Pense nisso.

Zíbia Gasparetto

 

Mensagens Espíritas

4.  Hoje é o seu dia

Você se preparou para viver o dia de hoje?

As coisas mais importantes da vida somente são valorizadas depois que passam ou são perdidas.

A saúde, o sono, a razão, os fenômenos digestivos, os órgãos dos sentidos, os movimentos são tesouros colocados por Deus a seu serviço.

Portanto, cuidado com esses tesouros.

Está disposto a recomeçar hoje aquele projeto que fracassou ontem?

O aparente fracasso é a forma pela qual a Divindade ensina você a corrigir a sua maneira de atuar, facultando-lhe repetir a experiência com mais sabedoria.

A vida é constituída de lições que se repetem até se fixarem corretamente.

Hoje você tem problemas, que parecem insolúveis, para resolver?

Considere o seguinte:

Primeiro: ninguém vai resolvê-los por você.

Segundo: você só vai resolvê-los se se dispuser a enfrentá-los.

Terceiro: é preciso equacionar os seus problemas, um de cada vez, até resolver todos.

Quarto: não sobrecarregue os outros com as suas queixas, reclamações e problemas.

Você sentiu uma ponta de mau humor hoje?

Lembre-se: a irritação é o espinho cravado nas carnes da emoção, que deve ser retirado.

Quanto mais permanece, mais piora o estado de quem o conduz, gerando infecções duradouras e perniciosas.

Está na iminência de se desesperar?

Lembre-se, ainda: o homem deve treinar coragem e resignação. Sem esses valores ele permanece criança espiritual.

Deixe-se conduzir pelas ocorrências que não pode mudar e altere com amor aquelas que o irão beneficiar.

Deus é Pai misericordioso e vela por você.

Você se exercitou para perdoar hoje?

O perdão real é sempre acompanhado pelo esquecimento do mal recebido. Quem guarda rancor, coleciona lixo moral.

Você já abraçou seu filho hoje, dizendo-lhe o quanto o ama?

Ele necessita de oportunidade e de amor para alcançar o triunfo. Abençoe o seu filho com as suas palavras e conduta, fazendo-se amigo dele em todas as situações.

Você já orou hoje?

Não desconsidere o valor da oração. O corpo necessita de alimento adequado para se manter. Assim também o Espírito, que é a fonte de vitalização da matéria.

Na prática, você é o senhor da sua cabeça e do seu dia. Você decide como quer que seja o seu hoje.

Decida e trabalhe por isso. Quem quer faz, não manda fazer.

A água não ocupa mais espaço do que realmente necessita. Por isso equivale à moderação.

Nesses dias agitados, a angústia caminha com o homem, disfarçada de medo, de ansiedade, de sentimento de culpa.

Naturalmente, as pressões a que todos estamos sujeitos respondem por tal situação.

A ansiedade pelo prazer exorbitante frustra; os fatores agressivos amedrontam e a timidez encontra uma forma de levar ao complexo de autopunição.

Afaste da mente esses fantasmas responsáveis por males inumeráveis.

Você é filho de Deus, por Ele amado, protegido e abençoado.

Não se afaste de Suas leis e se se enganar em alguma ocasião, ao invés de se entregar a conflitos desnecessários, retorne ao caminho do dever, sem receio algum.

Lembre-se da afirmativa de Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Lembre-se, ainda: Hoje é o dia! O seu dia!

* * *

Muitas enfermidades do corpo procedem do Espírito danificado pelos conflitos da emoção ou pelo ácido das imperfeições morais.

Não bastará dormir, dar descanso ao corpo, se você permanecer emocionalmente inquieto, ansioso!

Pense nisso e aproveite bem o dia de hoje, que é o seu dia.

Redação Momento Espírita

 

Mensagens Espíritas

5.  TUDO TEM SEU PREÇO

Quantas vezes você andou na rua e sentiu um perfume e lembrou alguém que você goste muito? Quantas vezes você olhou para uma paisagem em uma foto e não se imaginou lá com alguém que você gosta muito do seu lado? Lembra quantas vezes você voltou naquele lugar aonde você começou uma das melhores fases da sua vida? Você consegue contar nos dedos de uma só mão quantas vezes você brigou com amigos seus porque eles tentaram lhe fazer mudar de ideia e depois você descobriu que eles estavam certos? Alguma vez você foi ajudado a se levantar pela pessoa que você achava que iria ficar mais feliz com sua derrota?

Quantas vezes você foi apresentado a alguém e não ficou cheio de esperanças? Quantas vezes você olhou para uma pessoa nas ruas e pensou: “Eu te conheço de algum lugar…” Alguma vez você notou que alguém precisava de ajuda e simplesmente não fez nada e algum tempo depois quando você precisou aquela mesma pessoa te ajudou? Quantas vezes você já abraçou seus amigos? Alguma vez você pensou que estava no fundo do poço e achou uma sementinha de algo bom que você nunca teria encontrado se não tivesse ido tão fundo? Quantas vezes você estava do lado de alguém, e sua cabeça não estava ali?

Alguma vez você já se arrependeu de algo que falou dois segundos depois de ter falado? Quem sabe dizer quantas vezes você já se tornou frio, ou brigou com pessoas que não tinham nada a ver com seus problemas? Não tem aquela musica que você não gosta de ouvir porque lembra algo que você fez enquanto ela tocava há alguns anos atrás? Ou lembra alguém que você quer esquecer mas não consegue? Tem alguém que você nunca viu pessoalmente, mas quer conhecer? Você já sentiu vontade de chorar só de pensar em coisas que eram boas, mas que na época você não dava valor?

Se você soubesse que iria morrer daqui a 24 horas, o que você faria? Pra quem você declararia? Quem você abraçaria? Alguém olhou nos seus olhos e você trancou a respiração mesmo sem sentir? Você já ajudou alguém e depois essa mesma pessoa te deu as costas? Tem pessoas pra quem você inventou apelidos carinhosos e que só você os chama por eles? Você já chorou por que lembrou de alguém que amava e não pôde dizer isso para essa pessoa? Você já perdeu alguém que gostava muito? Você já reencontrou um grande amor do passado e viu que ele mudou?

“A cada novo minuto você tem a liberdade e a responsabilidade de escolher para onde quer seguir mas é bom lembrar que tudo na vida tem seu preço.”

Zíbia Gasparetto

 

Mensagens Espíritas

6. Nem sempre

Nem sempre estou pronto, nem instantaneamente apto a responder a tudo;

Muitas vezes, prefiro o silêncio por não saber o que dizer;

Prefiro, em certas ocasiões, a raiva ao medo. Ela me mobiliza e promove a sensação de me sentir vivo;

Quando receio a censura alheia, me podo, me reprimo e me torno pequeno. Ela representa minha falta de sabedoria;

Comigo mesmo, discuto o valor do tempo de espera, principalmente quando não se objetiva uma ação de crescimento pessoal e que não gere bem-estar coletivo;

Nem sempre o melhor é deixar passar o tempo. A mente objetivando é certeza de uma experiência significativa adiante;

Não se gastam ideias, nem se cansa quem elabora o que fazer;

A vida dispõe para que o Espírito proponha e atue;

O momento de fazer é o de se tornar autêntico e inserido no mundo;

O que me constitui é o que sinto, penso e, simultaneamente, faço;

Em tudo, nem sempre exijo perfeição, mas, acima de qualquer coisa, conexão com o Divino.

Adenáuer Novaes

 

Mensagens Espíritas

7. Atitude mental na vida diária

1 – Ao acordar, diga a si mesmo: Deus me concede mais um dia de experiências e aprendizado. É fazendo que se aprende. Vou aproveitá-lo. (Repita isso várias vezes, procurando manter essas palavras na memória.)

2 – Ligue-se a pensamentos bons e alegres. Repila as más idéias. Compreenda que você nasceu para ser bom e normal. As más idéias e as más tendências existem para você vendê-las, nunca para se entregar.

3 – Mude a maneira de encarar os semelhantes. Na essência somos todos iguais. Se alguém está irritado, não entre em sua irritação. Trate-o com bondade. Ajude-o que também será ajudado.

4 – Vigie seus sentimentos, pensamentos e palavras nas relações com os outros. O que damos recebemos de volta.

5 – Não se considere vítima. Você pode estar sendo o algoz sem perceber. Pense nisto constantemente para melhorar suas relações com os outros. Viver é permutar. Examine o que você troca com os outros.

6 – Ao sentir-se abatido, não entre nesse astral. É difícil sair dele. Lembre-se de que seus males são passageiros, mas se você os alimenta eles durarão. É você que sustenta seus males. Cuidado com isso!

7 – Freqüente a instituição com que se sintoniza. Não fique pulando de uma para outra. Quem não tem constância, nada consegue.

8 – Se você tem visões, sente toques, ou arrepios, não se preocupe, nem se assuste com esses efeitos físicos. Leia diariamente, de manhã e à noite, ao deitar-se, um trecho de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, medite sobre o que leu. Abra o livro ao acaso. Neutralize influências negativas com o poder de sua vontade.

9 – Reformule o conceito de si mesmo. Você não é um pobrezinho abandonado no mundo. Os próprios vermes são protegidos por leis naturais. Estabeleça pouco a pouco o controle de si mesmo, com paciência e confiança. Você não depende dos outros. Depende de sua mente. Mantenha-a arejada.

10 – Estude as obras de Allan Kardec.

J. Herculano Pires


Gostou da seleção? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

COMENTÁRIOS

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,