Espia o relato deste homem que, com regras bem simples, conseguiu melhorar sua qualidade de vida apenas evitando alguns hábitos digitais 😉

No início deste ano me encontrei em uma relação compulsiva com as mídias sociais, sempre espiando o e-mail, Facebook, LinkedIn e mensagens de texto até 30 vezes ao dia. Me senti como um viciado.

Então eu tomei uma decisão:

  • Nada de Facebook, Twitter ou LinkedIn por um mês.

  • Verificar o e-mail apenas duas vezes por dia (ou somente após quatro horas de trabalho direto).

  • Uma rodada de mensagens de texto apenas à noite.

Anotei cada uma dessas regras numa única folha de papel.

No final do mês, essas restrições me levaram à maior produtividade e ganhos de minha carreira.

Veja como funcionou:

Destruindo os HÁBITOS mais DISTRATIVOS

A primeira manhã foi difícil. Eu tive que vencer pensamentos como, “Vamos, Facebook não é tão ruim” ou, “Você provavelmente tem algo realmente importante em sua caixa de entrada – porque não dar apenas uma olhadinha rápida?”

Resisti, e consegui tocar meu trabalho tranquilamente naquela manhã. E quatro horas depois, recuperei toda confiança que havia desaparecido no último mês – para minha surpresa, a mudança de mentalidade aconteceu super rápido. Além do mais, dormi como uma pedra naquela noite.

Para evitar uma recaída digital no segundo dia, imaginei que esse mês serviria como um teste de importantes definições, onde eu seguiria essas regras diárias e semanais. Se dessem certo, eu poderia adotar esse novo hábito para sempre.

Quando sentia o desejo de mexer no Facebook, lembrava disso como auto-sugestão para ter um bom desempenho nesse meu planejamento e acabava encontrando algo mais valioso para fazer do que o facebook.

Se o Facebook parecesse atraente em um dado momento, provavelmente era um sinal de que estava perdendo o foco ou então, tinha terminando alguma tarefa e estava me enrolando para começar outra.

Na medida que tomei o controle das minhas decisões, mais trabalho eu fazia, mais confiança eu ganhava e  sentia menos dependencia do conforto das mídias sociais.

No final da primeira semana, eu tinha superado cada um dos vícios digitais que tinha planejado acabar.

Também ganhei a mais algo em torno de US $ 5.000 em novos negócios – o dobro do meu recorde anterior.

mensagens-motivacionais

COMO MEU DETOX DIGITAL SE TORNOU UM ESTILO DE VIDA

Eu comecei minha desintoxicação digital há mais de três meses e, tecnicamente, ainda estou nela – embora agora seja mais um estilo de vida.

Meu regime de três regras me ajudou a manter minhas prioridades em linha reta, ficar apenas com as rotinas que me fazem feliz e aumentar minha renda. Além disso, também descobri algumas verdades:

  • Facebook, Twitter, LinkedIn e outras plataformas sociais não trazem valor algum ao meu dia-a-dia.  Pior do que isso, eles roubavam meu foco, o que me impedia de realizar o máximo que podia. Sinceramente, não se perca tempo com isso.

  • Os e-mails sempre podem esperar.  Pode não ser o caso se você trabalha em um escritório, mas normalmente o e-mail raramente é urgente.

  • Não há nenhuma razão para as mensagens de texto.
    Se houver uma emergência de verdade, a pessoa sempre pode ligar.
    Então, desliguei as notificações de mensagens de texto do meu telefone. Desta forma, não preciso me preocupar com isso durante o meu dia de trabalho.
    Se eu verificar as mensagens uma vez a noite, meu foco permanece intacto durante todo o dia.

Meu primeiro mês de desintox digital foi tão bem sucedido que eu decidi continuar no segundo mês. E depois que o segundo mês terminou com mais realizações do que qualquer outro, eu decidi ir para o terceiro.

Agora é apenas a maneira que eu vivo minha vida.

Eu estou em sintonia com o que preciso fazer para me sentir bem profissionalmente. Estou menos preocupado com opiniões de outras pessoas. E tenho mais tempo e foco para fazer as coisas que eu realmente amo, como jogar vôlei de praia  e passar um tempo com minha família e amigos.

Agora que não estou constantemente consumindo conteúdo social e verificando notificações, curto plenamente o presente com as pessoas e atividades que realmente merecem minha atenção.

frases-de-motivacao-profissional3

ATINGIR UM EQUILÍBRIO SUSTENTÁVEL

Estes dias, acabei relaxando e quebrando algumas regras (mas não muito!).

Às vezes verifico minhas mensagens de textos mais de uma vez, quando surge a necessidade. Eu ainda checo duas vezes por dia meus emails – e às vezes nenhuma – mas houve dias em que mergulhei de cabeça na minha caixa de entrada e não lamento por isso;

Enquanto me eu comprometer com uma rotina matinal produtiva, reflexiva e que reforce a confiança, com foco no objetivo, não tenho que me preocupar com essas ferramentas interferindo na minha vida. Tudo com moderação, é claro.

Mas uma coisa que cortei completamente foram as mídias sociais;

Ao deixar esse hábito para trás, acabei me tornando mais social na vida real, como por ex: sair para tomar um café ou almoçar com os amigos e passar mais tempo com as pessoas – coisas que realmente enriquecem minha vida.

Fonte


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

COMENTÁRIOS

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,