Se você se identifica com os pensamentos de Dalai Lama com certeza vai adorar nossa seleção – 35 frases curtas de muita sabedoria:

 

1. Seja a mudança que você quer ver no mundo.

2. Se puderes, ajuda os outros; se não o puderes fazer, ao menos não lhes faças mal.

3. Acredito que o objetivo da nossa vida seja a busca da felicidade. Isso está claro. Quer se acredite em religião ou não, quer se acredite nesta religião ou naquela, todos nós buscamos algo melhor na vida. Portanto, acho que a motivação da nossa vida é a felicidade.

4. Quando você perde, não perca a lição.

5. A melhor religião é aquela que te faz melhor.

6. Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.

7. Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores.

8. Às vezes alguém cria uma grande impressão por ter dito alguma coisa, e às vezes alguém cria uma impressão igualmente grande ficando calado.

9. Nada é absoluto, tudo é relativo. Por isso devemos julgar de acordo com as circunstâncias.

10. Se queres que os outros sejam felizes, pratica a compaixão. Se queres ser feliz, pratica a compaixão.

11. Torne o resto da sua vida tão significativo quanto possível… Consiste apenas em agir levando os outros em consideração. Assim, encontrará paz e felicidade para si mesmo.

12. A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz…

Pensamentos de Dalai Lama

13. Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.

14. A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas.

15. Sê gentil sempre que for possível. É sempre possível.

16. A compaixão tem pouco valor se permanece uma ideia; ela deve tornar­-se nossa atitude em relação aos outros, refletida em todos os nossos pensamentos e ações.

17. Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amanhã, acreditar, fazer e principalmente viver.

18. Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade.

19. Torne o resto da sua vida tão significativo quanto possível. Consiste apenas em agir levando os outros em consideração. Assim, encontrará paz e felicidade para si mesmo.

20. A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.

21. Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá­-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.

22. Os amigos antigos vão-­se, novos amigos aparecem. É como os dias. Um dia velho vai­-se, um novo dia chega. O que é importante é que adquira significado: um amigo com significado ­ ou um dia com significado.

23. Nós acostumamo­-nos com facilidade à preguiça da mente, sobretudo porque muitas vezes essa preguiça se esconde sob a aparência de atividade: corremos de um lado para outro, fazemos cálculos e damos telefonemas. No entanto, tudo isso ocupa apenas os níveis mais toscos e elementares da mente. E oculta o que existe de essencial em nós.

Pensamentos de Dalai Lama

24. Quando a sua ajuda aos semelhantes é fruto de motivação e preocupação sinceras, isso lhe traz sorte, amigos, alegrias e sucesso. Se você desrespeita os direitos dos outros e descuida-se do bem ­estar alheio, acabará imensamente solitário.

25. Na prática da tolerância, um teu inimigo é o melhor professor.

26. O mais importante na vida é a afeição humana. Sem ela não se pode chegar a uma felicidade autêntica. E, se queremos uma vida mais feliz, uma família mais feliz, vizinhos mais felizes ou uma nação mais feliz, a chave do sucesso é a qualidade interior.

27. Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê­los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro.

28. A única forma de desenvolvimento é um esforço constante através da meditação. É claro que, no início, isso não é fácil. Encontram­se dificuldades inesperadas, às vezes há perda de entusiasmo. Ou talvez o entusiasmo inicial seja excessivo e diminua progressivamente com o passar das semanas ou meses. É preciso elaborar uma abordagem persistente, constante, baseada em um compromisso de longo praz.

29. Se quisermos mais sorrisos na vida, devemos criar condições para que eles apareçam.

30. Cérebros brilhantes também podem produzir grandes sofrimentos. É preciso educar os corações.

31. O que mais surpreende é o homem, pois perde a saúde para juntar dinheiro, depois perde o dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por não viver nem o presente, nem o futuro. Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido.

32. O maior juiz de seus atos deve ser você mesmo e não a sociedade.

33. O apego é cheio de parcialidade. O amor e a compaixão são imparciais.

34. A vingança não vai reduzir ou prevenir o mal, porque ele já aconteceu.

35. Quer vivamos poucos anos ou um século inteiro, seria lamentável e triste passar este tempo agravando os problemas que afligem as outras pessoas, os animais e o ambiente. O mais importante de tudo é ser uma boa pessoa.

Pensamentos de Dalai Lama


Gostou da seleção? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

COMENTÁRIOS (3)
  1. Pingback: FRASES MOTIVADORAS

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,