Todos os dias, não importa o local nem as circunstâncias, podemos ser expostos a uma situação de conflito. Para resolver esta situação, é preciso refletir sobre o que aconteceu!Precisamos entender que cada um de nós é um universo particular. Que às vezes nos enganamos, erramos, mesmo sem a intenção de machucar, acabamos machucando. E é nesse momento que precisamos nos desculpar da forma mais eficaz possível.

Orgulho

Em algumas pessoas, existe erroneamente a crença de que se desculpar é sinônimo de fraqueza. Mas isso não passa de orgulho.

E esse sentimento de orgulho, acaba tornando-se o grande obstáculo na hora de pedir e conseguir o perdão.

Embora o orgulhoso até tenha reconhecido o erro que cometeu, esse sentimento não representa nenhuma intenção de arrependimento ou de reparação do erro, na verdade é o contrário, deixa bem claro que o orgulhoso nada fará em relação aos danos que cometeu.

Ou seja, o mais importante pra ele é não mostrar sob quaisquer circunstâncias, vulnerabilidade.

Um bom pedido de desculpas tem três partes: Sinto muito … foi minha culpa … E  como posso fazer isso corretamente?   – Randy Paush

Medo

Outro obstáculo para um pedido de desculpas eficaz é o medo da reação do outro. É essa incerteza sobre como a outra pessoa vai responder que provoca o medo.

Nesse sentido, a insegurança é paralisante e lhe incentiva a não assumir a responsabilidade pelos seus atos. Você acaba errando, o erro gera vergonha e por último inação.

 

 Para um pedido de desculpas ser eficaz deve ser feito cara a cara.

Reconhecer erros quando afetam outras pessoas não é fácil, especialmente quando você considera que um erro é sinônimo de fracasso. Mas admitir um erro ou um engano inclui também uma oportunidade para melhorar, mudar a história. Para um pedido de desculpas eficaz o melhor  é falar pessoalmente. Na frente, olhando nos olhos.

Se desejar, você pode escrever uma mensagem para a pessoa antes reconhecendo o erro. Assim, uma primeira abordagem é feita. Claro, sem substituir a necessidade de uma conversa cara a cara. A proximidade é essencial e, neste caso, mostra que seu arrependimento é sincero.

Antes de se desculpar é importante que você tenha feito um processo de reflexão sobre o que aconteceu. Nem sempre é fácil para detectar o que deu errado.

Foi o que eu fiz?
Foi o que eu disse?
Que mal este erro causou?
Sabendo estas respostas, a pessoa vai dar mais valor ao seu pedido de desculpas.

.

Não se esqueça, seja humilde quando se desculpar

Humildade, neste caso significa que você reconhece que errou. Também significa que estamos dispostos fazer um esforço para reparar o dano. O próprio pedido de desculpas serve para fazer uma reparação simbólica, mas em alguns casos é necessário ir além e compensar o outro de uma forma mais concreta.

Por outro lado, não se esqueça que a sua postura e seus gestos são também uma forma de de comunicação.

O melhor é que a sua linguagem corporal seja consistente com o que você deseja transmitir. Olhe diretamente nos olhos da outra pessoa. Tente não cruzar os braços. Dessa forma, você irá gerar uma comunicação mais fluida  com mais empatia. Não adote uma posição corporal defensiva.

 

Sempre procure transmitir carinho e confiança

Você pode fazer isso pessoalmente. Um aperto de mão firme amigável; Um toque no ombro ou no braço do seu interlocutor. Ou, porque não, um abraço fraterno.

Essas são algumas alternativas. Claro, esse tipo de contato depende muito de pessoa para pessoa. Há pessoas que não gostam do contato físico. Além disso, depende também do tipo de ligação pessoal que existe entre as duas partes.

 

Uma vez que você conseguiu se aproximar, terá a oportunidade de se explicar.

Ouça ao que o outro diz, sem ficar na defensiva. Pergunte o que você pode fazer para reparar o erro. Ter a coragem para enfrentar a situação será a melhor garantia de que o seu pedido de desculpas será aceito.

Fonte/ tradução: lamenteesmaravillosa.com

 


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

Comentários (1)
  1. Lindos modelos de se pedir desculpas, gostei e quem está em situação assim, seria uma ótima dica de se pedir aquela desculpa tão esperada. Parabéns!

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,