PONTOS DE VISTA

Imperdível reflexão sobre pontos de vista, enviada pela leitora Aprendiz. Quer ver o seu conteúdo no Refletir? Então envie suas criações para nós clicando aqui, elas podem ser selecionadas e publicadas no site.
Imperdível reflexão sobre pontos de vista, enviada pela leitora Aprendiz. Quer ver o seu conteúdo no Refletir? Então envie suas criações para nós clicando aqui, elas podem ser selecionadas e publicadas no site.

 

O ponto de vista de cada um tem a ver com o modo de interpretar as coisas que vemos, sentimos e ouvimos.

E por isso mudamos de idéia. Vemos algo de um jeito, daqui a pouco podemos ver a mesma situação de outro modo, porque mudamos de ângulo, por exemplo, e passamos a perceber coisas que não tinhamos visto antes e isso pode levar a uma conclusão diferente.

Na defesa das nossas idéias, muitas vezes, acabamos nos incomodando tanto com as opiniões diferentes da nossa, que chegamos a afetar amizades.

Mas se pensarmos bem, todos podem ter um pouco de razão, pois as pessoas, além de ver as coisas por óticas diferentes, fazem leituras com base em seus valores pessoais, e estes, envolvem emoções e experiências muito peculiares.

Para ilustrar, imagine que dois Ets resoveram conhecer a terra. Um deles aterrisou nos imensos campos do Sul, e viu animais, placidamente, pastando. O outro foi parar na cidade de São Paulo e viu uma agitação frenética, um “vai e vem” de carros e pessoas, prédios enormes, metrôs, etc… Como eles descreveriam a terra quando retornassem de suas viagens? Dá para imaginar!

Um diria que os habitantes da terra, são quadrúpedes e pastam em imensos áreas verdes e que isso era tudo o que existia na terra. O outro, por sua vez diria que os terráqueos vivem de uma forma estranha, sempre andando de um lado para o outro e que vivem em locais cheios de prédios e que utilizam veiculos sobre rodas. E os dois estariam dizendo a verdade, pois relataram coisas baseados em pontos de vista diferentes.

Eles poderiam discutir acerca do que viram e cada um iria dizer que está com a razão. E na verdade, cada um estaria mesmo com a razão. Talvez somente uma parte da razão, mas ainda assim, a razão.

REFLEXÃO SOBRE PONTOS DE VISTA

A verdade pode ter várias facetas, mas só conseguimos formar uma opinião com base no que conhecemos, vemos, ouvimos e sentimos. O que não conhecemos não integra nosso juízo de valores.

O perigo é acreditar que aquilo que se vivenciou é tudo o que existe, quando na verdade, é parte do que existe.

Por isso precisamos ter humildade e reconhecer que as nossas opiniões são resultado do pouco que conhecemos e da interpretação que fazemos desse pouco, tendo como base, nossa bagagem interior.

Da próxima vez que nos incomodarmos com pontos de vista contrários aos nossos, seria interessante refletir se o ângulo de visão é o mesmo? Fica mais fácil aceitar a opinião do outro se considerarmos que ele vê a mesma coisa que nós, mas de modo diferente.


giam

 

A Aprendiz
Vivendo e aprendendo.

 

single.php
  • Sigam-me os bons!