5 pequenas reflexões sobre a vida, enviadas por Layde Lopes. Quer ver o seu conteúdo no Refletir? Então envie suas criações para nós clicando aqui, elas podem ser selecionadas e publicadas no site.

 

1. PROBLEMAS

Entenda de vez… Não são seus problemas que devem definir você. Você é muito mais do que eles. O que te define é tua reação a tudo que pode te acontece ou tenha acontecido.
É tua força, tua garra e tua ação em superar dia após dia o que antes te rotulava. Isso falará mais alto! Somente você pode tirar suas amarras… Somente você pode dar um passo para se libertar de crenças que te limitam. Somente você!
Então, reaja e seja a melhor versão de você mesmo, sempre!

reflexao-sobre-a-vida

2. RETICENCIAS

Devemos encerrar ciclos, sim! Quando esses não cabem mais em nossas vidas. E pôr pontos finais em alguns relacionamentos que são nocivos e nos fazem sofrer, sejam amizades, sejam romances. Não importa! Para isso, devemos ter certeza do que estamos fazendo. Devemos lembrar que depois do ponto final, não há mais o que argumentar. Por isso, tenha cautela! Pontos finais existem e têm um poder muito grande. Eles encerram, finalizam o que a gente pode querer continuar. E não vai poder, inquietando nossa alma e nos dando muitas interrogações (?).
Por isso, quando não tenho certeza dos encerramentos, uso as reticências… Com elas, tudo pode ser continuado, restaurado, moldado, modificado. Reticências têm cara de esperança…
Podemos colocá-las aonde quisermos. Use-as sabiamente! Tem muita coisa para acontecer… E quem sabe assim, a vida te enche de deliciosas exclamações (!), não é?

reflexao-sobre-a-vida

3. DE TANTO OUVIR…

De tanto ouvir que era incapaz, acreditou nisso…
De tanto acreditar ser fraca, tornou-se fraca…
Tanto pensou ser inútil, acabou sendo…
De tanto ouvir que era um fracasso, não conquistou quase nada…
De tanto ouvir os outros, deixou de se escutar…
De tanto desamor, deixou de se amar…
Olhou tanto para o chão, que se esqueceu de contemplar as estrelas…
Acorda pra vida, menina! Ainda dá tempo de consertar seu caminho, mudar a rota, achar uma direção.
Ouça seu coração, ouça seu grito ansioso e corra atrás dos seus sonhos. Seja o que você sempre sonhou ser e nunca teve coragem. Seu tempo de mudar é hoje, agora. Acredite nisso e mude! Não pelos outros, mas por você! E incrivelmente, quem fazia você se sentir menor, de repente, vai perder a importância… E a voz dos outros não mais comandará sua vida, porque a dona da sua história é você!

reflexao-sobre-a-vida

4. ESCREVENDO A MINHA HISTÓRIA

Estou escrevendo a minha história… Ainda não o faço com canetas. Só com lápis. Posso errar… Apagar, e continuar reescrevendo.
De vez em quando, uso lápis colorido e assim posso mudar o cenário dando cor aos meus dias. Mas de verdade? Não importa a cor do lápis… O que realmente importa é a cada dia continuar a escrever. Sei que cada página guarda em si um grande mistério… A dádiva de viver e fazer da nossa vida aquilo que a gente quer. Sem medo de ser feliz.

frases-para-perfil-de-whatsapp2

5. AMOR PRÓPRIO

O mestre Tom Jobim que me perdoe, contrariando o “eu não existo sem você”, compreendi, durante a jornada, que precisamos existir além do outro. Essa letra só fica legal mesmo em músicas. Na realidade? Funciona não… Ninguém deve ser o motivo da sua existência, exceto você! Sei… Isso é fato. Porém, algumas vezes nos esquecemos disso e que grande engano cometemos. Precisamos sempre trazer a nossa memória que mesmo amando o outro, o amor próprio é a base para amar aos demais. Se não praticarmos esse amor próprio, correremos um sério risco de nos perdermos de amor pelo outro e… Perdermos o outro exatamente por esse motivo.
Então, vamos combinar: ame ao próximo, ame ao seu amado, mas ame-se antes de amar quem quer que seja. Trate-se bem, se queira… Apaixone-se por você! Depois, bem depois, externe esse amor. Só assim você vai perceber que a gente só ama, quando se ama. Se não for assim, é perda de tempo, ou melhor, de vida!


giam

 

Layde Lopes
Palestrante, psicanalista (em formação), practitioner em PNL, especializada em Serviço Social com ênfase na saúde, Coach de vida.
Facebook | Email

Tags:

COMENTÁRIOS

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,