Descrição
Palavras e linguagem, escrita e falada; retenção, interpretação e explicação de idéias e informações via linguagem, relação entre comunicação e significado.
Escolhas, preferências ou potenciais:
Escritores, advogados, jornalistas, palestrantes, instrutores, redatores, professores de inglês, poetas, editores, linguistas, tradutores, relações públicas, consultores de mídia, apresentadores de TV e rádio.
Tarefas relativas, atividades e testes:
Escrever um conjunto de instruções; falar sobre um assunto; editar uma peça escrita ou trabalho, escrever um discurso; opinar em um evento; aplicar uma tendência positiva ou negativa para uma história.
Estilo de aprendizagem favorito:
Palavras e linguagem.
Confira abaixo a explicação para cada tipo de inteligência:
Linguistica
Descrição
Palavras e linguagem, escrita e falada; retenção, interpretação e explicação de idéias e informações via linguagem, relação entre comunicação e significado.
Escolhas, preferências ou potenciais:
Escritores, advogados, jornalistas, palestrantes, instrutores, redatores, professores de inglês, poetas, editores, linguistas, tradutores, relações públicas, consultores de mídia, apresentadores de TV e rádio.
Tarefas relativas, atividades e testes:
Escrever um conjunto de instruções; falar sobre um assunto; editar uma peça escrita ou trabalho, escrever um discurso; opinar em um evento; aplicar uma tendência positiva ou negativa para uma história.
Estilo de aprendizagem favorito:
Palavras e linguagem.
Logica-Matemática
Descrição
pensamento lógico, a detecção de padrões, raciocínio científico e dedução, analisar problemas, realizar cálculos matemáticos, entende relação entre causa e efeito para um resultado tangível.
Escolhas, preferências ou potenciais:
Cientistas, engenheiros, especialistas em informática, contadores, estatísticos, pesquisadores, analistas, comerciantes, banqueiros, corretores de seguros, negociadores, solucionadores de problemas, diretores.
Tarefas relativas, atividades e testes:
Realizar um cálculo aritmético mental; criar um processo para medir algo difícil; analisar como a máquina funciona, criar um processo, elaborar uma estratégia para alcançar um objetivo, avaliar o valor de um negócio ou de uma proposta.
Estilo de aprendizagem favorito:
Números e lógica.
Cinestésica-Corporal
Descrição
Controle de movimento do corpo, destreza manual, agilidade física e equilíbrio, olhos e coordenação do corpo.
Escolhas, preferências ou potenciais:
Dançarinos, demonstradores, atores, esportistas, mergulhadores, esporte-pessoas, soldados, bombeiros, artistas performáticos; ergonomistas, osteopatas, pescadores, motoristas, artesãos; jardineiros, cozinheiros, acupunturistas, terapêutas alternativos, aventureiros.
Tarefas relativas, atividades e testes:
Malabarismos; demonstrar uma técnica esportiva; girar uma bolacha de cerveja, criar uma mímica para explicar alguma coisa, jogar uma panqueca pro alto, empinar pipa; treinar postura no local de trabalho, avaliar um posto de trabalho através da ergonomia.
Estilo de aprendizagem favorito:
Experiência física e movimento, toque e sensações.
Espacial-Visual
Descrição
Percepção visual e espacial, interpretação e criação de imagens visuais; imaginação pictórica e de expressão, entende relação entre imagens e significados, entre o espaço e o efeito.
Escolhas, preferências ou potenciais:
Artistas, designers, cartunistas, roteiristas, arquitetos, fotógrafos, escultores, planejadores de cidades, visionários, inventores, engenheiros, consultores de beleza e de cosméticos.
Tarefas relativas, atividades e testes:
Projetar um traje; interpretar uma pintura, criar um layout de sala, criar um logotipo, criar o design de um edifício; arrumar uma mala ou o porta-malas de um carro.
Estilo de aprendizagem favorito:
imagens, formas, gravuras e espaço tridimensional.
Interpessoal
Descrição
Percepção dos sentimentos das outras pessoas, capacidade de se relacionar com os outros, de interpretação do comportamento e da comunicação; entende as relações entre as pessoas e suas situações, incluindo outras pessoas.
Escolhas, preferências ou potenciais:
Terapeutas, profissionais de RH, mediadores, dirigentes, conselheiros, políticos, educadores, vendedeores, profissionais da religião, psicólogos, professores, médicos, organizadores, cuidadores, profissionais de publicidade, treinadores e mentores.
Tarefas relativas, atividades e testes:
Interpretar o humor de expressões faciais; demonstrar sentimentos através da linguagem corporal; afetar os sentimentos dos outros de forma planejada; treinar ou aconselhar outra pessoa.
Estilo de aprendizagem favorito:
Contato humano, comunicação, cooperação e trabalho em equipe.
Intrapessoal
Descrição
Auto-conhecimento, conhecimento pessoal, a objetividade pessoal, a capacidade de compreender a si mesmo, sua relação com os outros e do mundo, e da própria necessidade e reação para mudar.
Escolhas, preferências ou potenciais:
Inteligência relacionada aos que são auto-conscientes e envolvidos nos processos de mudança de pensamentos pessoais, crenças e comportamentos em relação à sua situação, outras pessoas, sua finalidade e objetivos.
Tarefas relativas, atividades e testes:
Considerar e decidir seus próprios objetivos e mudanças pessoais necessárias para alcançá-los (não necessariamente revelar isso para os outros); considerar a própria ‘Janela de Johari “, e decidir as opções para o seu desenvolvimento; considerar e decidir a própria posição em relação ao modelo de Inteligência Emocional.
Estilo de aprendizagem favorito:
Auto-reflexão, auto-descobrimento.
Confira as Inteligências Predominantes:
Porcentagem das pessoas em que cada tipo de inteligência predomina:
Inteligência Linguística * | 29 % | |
Inteligência Lógica * | 29 % | |
Inteligência Motora | 16 % | |
Inteligência Espacial | 14 % | |
Inteligência Musical | 6 % | |
Inteligência Interpessoal | 4 % | |
Inteligência Intrapessoal | 2 % |
Fonte: 7 tipos de inteligencia
* São as chamadas Inteligências Clássicas, as inteligências que aparecem no teste de QI.
Faça o teste e deixe nos comentários o seu depoimento…
Foi bem interessante, muitas coisas realmente tem as ver com minha personalidade.
Foi uma experiencia ótima! O resultado foi extamente o que se aproxima da minha personalidade e profissão.
Amei o teste, o resultado se encaixou perfeitamente comigo.
Gostei do teste, me identifiquei! Deveria ser feitas em todas as escolas!
gostei bastante dos pontos e informações adicionais, mas, não sei se tem algo indicando uma pontuação máxima ou média. Caso não, acho que seria legal, caso sim, gostaria de saber onde indica.