Faça agora o teste das Inteligências Múltiplas, fundamentado na proposta de Howard Gardner, e aprenda um pouco sobre cada um dos tipos de inteligências.

descubra-o-seu-tipo-de-inteligencia

Este teste é bastante utilizado nas principais instituições de ensino do mundo para que os alunos descubram quais as habilidade e profissões estão mais relacionadas com o seu tipo de inteligência principal.

Fonte do teste: Teste das múltiplas inteligências


Faça o teste abaixo e não se esqueça de colocar o seu resultado nos comentários:

    Pergunta 1 de 70

    1) Eu gosto de aprender sobre a minha personalidade

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 2 de 70

    2) Eu consigo tocar um instrumento musical

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 3 de 70

    3) Acho que é mais fácil de resolver os problemas, quando eu estou fazendo alguma atividade física

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 4 de 70

    4) Eu sempre tenho uma música ou o trecho de uma música na minha cabeça

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 5 de 70

    5) Eu acho que fazer orçamentos e gerenciar recursos financeiros é algo fácil

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 6 de 70

    6) Acho que é fácil inventar histórias

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 7 de 70

    7) Eu sempre tive boa coordenação motora

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 8 de 70

    8) Ao falar com alguém, eu fico atento as palavras que a pessoa usa e não no que ela quer dizer

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 9 de 70

    9) Eu gosto de palavras cruzadas, caça-palavras e outros quebra-cabeças que envolvam palavras

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 10 de 70

    10) Eu não gosto de ambiguidade, eu gosto das coisas bem claras

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 11 de 70

    11) Eu gosto de quebra-cabeças de lógica ao estilo SUDOKU

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 12 de 70

    12) Eu gosto de meditar

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 13 de 70

    13) A música é muito importante para mim

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 14 de 70

    14) Eu sou um mentiroso convincente

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 15 de 70

    15) Eu pratico um esporte ou a dança

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 16 de 70

    16) Sou muito interessado em testes de personalidade e testes de inteligência

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 17 de 70

    17) Pessoas que se comportam irracionalmente me irritam

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 18 de 70

    18) Acho que a música que me atrai é muitas vezes baseada em como eu me sinto emocionalmente

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 19 de 70

    19) Eu sou uma pessoa muito sociável e que gosta de estar com outras pessoas

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 20 de 70

    20) Eu gosto de ser sistemático e exaustivo

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 21 de 70

    21) Acho gráficos e tabelas fáceis de compreender

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 22 de 70

    22) Eu arremesso objetos com excelente mira – dardos, flechas, pedras, frisbees, etc

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 23 de 70

    23) Acho que é fácil de lembrar citações ou frases

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 24 de 70

    24) Eu sempre posso reconhecer lugares pelos quais já passei, mesmo que tenham passado muitos anos

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 25 de 70

    25) Eu gosto de uma grande variedade de estilos musicais

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 26 de 70

    26) Quando estou concentrado tendo a rabiscar

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 27 de 70

    27) Eu posso manipular as pessoas se assim eu quiser

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 28 de 70

    28) Eu posso prever meus sentimentos e comportamentos em determinadas situações com bastante precisão

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 29 de 70

    29) Faço contas de cabeça facilmente

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 30 de 70

    30) Eu posso identificar a maioria dos sons sem ver o que lhes causa

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 31 de 70

    31) Na escola, um dos meus temas favoritos era língua portuguesa

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 32 de 70

    32) Eu gosto de pensar por um problema com cuidado, considerando-se todas as consequências

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 33 de 70

    33) Gosto de debates e discussões

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 34 de 70

    34) Eu amo esportes de adrenalina e radicais

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 35 de 70

    35) Prefiro os esportes individuais

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 36 de 70

    36) Eu me preocupo com o que os que me rodeiam sentem

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 37 de 70

    37) Minha casa está cheia de imagens, fotografias e quadros

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 38 de 70

    38) Eu gosto e sou bom em fazer as coisas – eu sou bom com as minhas mãos

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 39 de 70

    39) Gosto de fazer as coisas ouvindo música em segundo plano

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 40 de 70

    40) Acho que é fácil de lembrar números de telefone

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 41 de 70

    41) Eu estabeleço metas e planos para o futuro

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 42 de 70

    42) Sou uma pessoa sensível ao tato

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 43 de 70

    43) Posso dizer facilmente se alguém gosta de mim ou não

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 44 de 70

    44) Posso facilmente imaginar como um objeto seria a partir de uma outra perspectiva

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 45 de 70

    45) Eu nunca leio as intruções para montar móveis ou fazer funcionar eletro-domésticos

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 46 de 70

    46) Eu acho fácil falar com pessoas que ainda não conheço

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 47 de 70

    47) Para aprender algo novo, eu só preciso ver e experimentar que já aprendo

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 48 de 70

    48) Costumo ver imagens claras quando eu fecho meus olhos

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 49 de 70

    49) Eu não uso meus dedos quando eu conto

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 50 de 70

    50) Muitas vezes eu falo para mim mesmo – em voz alta ou na minha cabeça

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 51 de 70

    51) Na escola eu adorava as aulas de música

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 52 de 70

    52) Quando eu estou no exterior, acho que é fácil de pegar o básico de outro idioma

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 53 de 70

    53) Acho que jogos de bola são fáceis e agradáveis

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 54 de 70

    54) Minha matéria favorita na escola era matemática

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 55 de 70

    55) Eu sempre sei como estou me sentindo

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 56 de 70

    56) Eu sou realista sobre os meus pontos fortes e fracos

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 57 de 70

    57) Eu tenho um diário

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 58 de 70

    58) Sou consciente da linguagem corporal das outras pessoas

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 59 de 70

    59) Minha matéria favorita na escola era arte

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 60 de 70

    60) Acho prazeiroso ler

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 61 de 70

    61) Eu posso ler um mapa facilmente

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 62 de 70

    62) Me perturba ver alguém chorar e não ser capaz de ajudar

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 63 de 70

    63) Eu sou bom em resolver disputas entre outros

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 64 de 70

    64) Eu sempre sonhei em ser um músico ou cantor

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 65 de 70

    65) Eu prefiro esportes de equipe

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 66 de 70

    66) Cantar me faz sentir felicidade

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 67 de 70

    67) Eu nunca me perco quando estou por conta própria em um novo lugar

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 68 de 70

    68) Se estou aprendendo a fazer alguma coisa, gosto de ver desenhos e diagramas de como o objeto funciona

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 69 de 70

    69) Fico feliz de gastar meu tempo ficando sozinho

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

    Pergunta 70 de 70

    70) Meus amigos sempre me procuram para apoio emocional e aconselhamento

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)

Quer reiniciar o teste?

Confira abaixo a explicação para cada tipo de inteligência:

Linguistica

Descrição

Palavras e linguagem, escrita e falada; retenção, interpretação e explicação de idéias e informações via linguagem, relação entre comunicação e significado.

Escolhas, preferências ou potenciais:

Escritores, advogados, jornalistas, palestrantes, instrutores, redatores, professores de inglês, poetas, editores, linguistas, tradutores, relações públicas, consultores de mídia, apresentadores de TV e rádio.

Tarefas relativas, atividades e testes:

Escrever um conjunto de instruções; falar sobre um assunto; editar uma peça escrita ou trabalho, escrever um discurso; opinar em um evento; aplicar uma tendência positiva ou negativa para uma história.

Estilo de aprendizagem favorito:

Palavras e linguagem.

voltar ao seu resultado 


 

Logica-Matemática

Descrição

pensamento lógico, a detecção de padrões, raciocínio científico e dedução, analisar problemas, realizar cálculos matemáticos, entende relação entre causa e efeito para um resultado tangível.

Escolhas, preferências ou potenciais:

Cientistas, engenheiros, especialistas em informática, contadores, estatísticos, pesquisadores, analistas, comerciantes, banqueiros, corretores de seguros, negociadores, solucionadores de problemas, diretores.

Tarefas relativas, atividades e testes:

Realizar um cálculo aritmético mental; criar um processo para medir algo difícil; analisar como a máquina funciona, criar um processo, elaborar uma estratégia para alcançar um objetivo, avaliar o valor de um negócio ou de uma proposta.

Estilo de aprendizagem favorito:

Números e lógica.

voltar ao seu resultado 


 

Musical 

Descrição

Habilidade musical, consciência, valorização e uso de som, reconhecimento de padrões tonais e rítmicos, entende relação entre o som e o sentimento.

Escolhas, preferências ou potenciais:

Músicos, cantores, compositores, DJs, produtores musicais, afinadores de piano, engenheiros acústicos, artistas, planejadores de festas, consultores de meio ambiente e ruídos, treinadores de voz.

Tarefas relativas, atividades e testes:

Executar uma peça musical, cantar uma música, rever uma obra musical; treinar alguém para tocar um instrumento musical; especificar música ambiente para sistemas de telefonia e recepções de empresas.

Estilo de aprendizagem favorito:

Músicas, sons e rítimos.

voltar ao seu resultado 


 

Cinestésica-Corporal

Descrição

Controle de movimento do corpo, destreza manual, agilidade física e equilíbrio, olhos e coordenação do corpo.

Escolhas, preferências ou potenciais:

Dançarinos, demonstradores, atores, esportistas, mergulhadores, esporte-pessoas, soldados, bombeiros, artistas performáticos; ergonomistas, osteopatas, pescadores, motoristas, artesãos; jardineiros, cozinheiros, acupunturistas, terapêutas alternativos, aventureiros.

Tarefas relativas, atividades e testes:

Malabarismos; demonstrar uma técnica esportiva; girar uma bolacha de cerveja, criar uma mímica para explicar alguma coisa, jogar uma panqueca pro alto, empinar pipa; treinar postura no local de trabalho, avaliar um posto de trabalho através da ergonomia.

Estilo de aprendizagem favorito:

Experiência física e movimento, toque e sensações.

voltar ao seu resultado 


 

Espacial-Visual

Descrição

Percepção visual e espacial, interpretação e criação de imagens visuais; imaginação pictórica e de expressão, entende relação entre imagens e significados, entre o espaço e o efeito.

Escolhas, preferências ou potenciais:

Artistas, designers, cartunistas, roteiristas, arquitetos, fotógrafos, escultores, planejadores de cidades, visionários, inventores, engenheiros, consultores de beleza e de cosméticos.

Tarefas relativas, atividades e testes:

Projetar um traje; interpretar uma pintura, criar um layout de sala, criar um logotipo, criar o design de um edifício; arrumar uma mala ou o porta-malas de um carro.

Estilo de aprendizagem favorito:

imagens, formas, gravuras e espaço tridimensional.

voltar ao seu resultado 


 

Interpessoal 

Descrição

Percepção dos sentimentos das outras pessoas, capacidade de se relacionar com os outros, de interpretação do comportamento e da comunicação; entende as relações entre as pessoas e suas situações, incluindo outras pessoas.

Escolhas, preferências ou potenciais:

Terapeutas, profissionais de RH, mediadores, dirigentes, conselheiros, políticos, educadores, vendedeores, profissionais da religião, psicólogos, professores, médicos, organizadores, cuidadores, profissionais de publicidade, treinadores e mentores.

Tarefas relativas, atividades e testes:

Interpretar o humor de expressões faciais; demonstrar sentimentos através da linguagem corporal; afetar os sentimentos dos outros de forma planejada; treinar ou aconselhar outra pessoa.

Estilo de aprendizagem favorito:

Contato humano, comunicação, cooperação e trabalho em equipe.

voltar ao seu resultado 


 

Intrapessoal

Descrição

Auto-conhecimento, conhecimento pessoal, a objetividade pessoal, a capacidade de compreender a si mesmo, sua relação com os outros e do mundo, e da própria necessidade e reação para mudar.

Escolhas, preferências ou potenciais:

Inteligência relacionada aos que são auto-conscientes e envolvidos nos processos de mudança de pensamentos pessoais, crenças e comportamentos em relação à sua situação, outras pessoas, sua finalidade e objetivos.

Tarefas relativas, atividades e testes:

Considerar e decidir seus próprios objetivos e mudanças pessoais necessárias para alcançá-los (não necessariamente revelar isso para os outros); considerar a própria 'Janela de Johari ", e decidir as opções para o seu desenvolvimento; considerar e decidir a própria posição em relação ao modelo de Inteligência Emocional.

Estilo de aprendizagem favorito:

Auto-reflexão, auto-descobrimento.

voltar ao seu resultado 


 

Confira as Inteligências Predominantes:

Porcentagem das pessoas em que cada tipo de inteligência predomina:
Inteligência Linguística * 29 % Inteligência Linguistica: 29%
Inteligência Lógica * 29 % Inteligência Lógica: 29%
Inteligência Motora 16 % Inteligência Motora: 16%
Inteligência Espacial 14 % Inteligência Espacial: 14%
Inteligência Musical 6 % Inteligência Musical: 6%
Inteligência Interpessoal 4 % Inteligência Interpessoal: 4%
Inteligência Intrapessoal 2 % Inteligência Intrapessoal: 2%

Fonte: 7 tipos de inteligencia

* São as chamadas Inteligências Clássicas, as inteligências que aparecem no teste de QI. Faça o teste e deixe nos comentários o seu depoimento...

 
 

Tags: