TEXTOS DE OSHO, LINDAS LIÇÕES

5 textos reflexivos do Osho para quem busca evolução espiritual, confira:
5 textos reflexivos do Osho para quem busca evolução espiritual, confira:

 

1. Criando a própria vida

Criamos continuamente possibilidades em torno de nós, mas nos surpreendemos quando elas acontecem.
Vigie bem suas idéias e observe como elas criam sua vida. Se alguém pensa que é um fracasso, que não vai fazer nada na vida… Realmente, essa pessoa não irá fazer nada porque sua idéia está criando essa realidade!
Quanto mais ela achar que não,
Cria-se um círculo vicioso!
Quem pensa que vai ter sucesso, é bem-sucedido.

Experimente e você ficará admirado; algumas vezes, nem vai acreditar.
Se um homem pensa que jamais encontrará um amigo, ele não encontrará.
Ergueu em torno de si a muralha da China. Não está disponível e pronto! Ele precisa provar que sua idéia está certa e… Mesmo que alguém se aproxime com grande cordialidade, será rejeitado porque ele precisa provar sua idéia; está muito comprometido com ela!

E pouco a pouco todos se tornarão seus inimigos.
Por isso, observe bem o que pensa e o que deseja… Observe a sua mente.
Você está constantemente criando o que vai colher da sua vida… Quer chova ou faça sol.
Se é assim, melhor que faça sol, não é mesmo?

Que tal aproveitar para dar uma olhadinha em Mensagens de Osho ou Frases de Paulo CoelhoE não se preocupe, o link irá abrir em nova janela para não atrapalhar sua leitura :)

 

Textos de Osho

2. ­Cada Indivíduo é Único

A vida é, intrinsecamente, uma tremenda aceitação inconsciente.
Aceitou totalmente os seus olhos? Aceitou totalmente o seu corpo?
Aceitou totalmente a vida que leva? Esta ideia de aceitação total que nos é imposta torna­nos infelizes, porque está continuamente a fazer comparações. Há sempre alguém que tem uns olhos mais bonitos, um corpo mais forte e que possui mais conhecimentos. E a pessoa sente­se sempre inferior e esta inferioridade vai­nos corroendo o coração. Tornamo­nos cada vez mais infelizes, mas o motivo foi criado desnecessariamente por nós. Não há necessidade de nos compararmos com os outros, porque não existe ninguém com quem nos possamos comparar.

Cada indivíduo é único. E seja o que for, é dessa maneira que a existência quer que esse indivíduo seja. Desfrute disso. Substitua a palavra «aceitação», porque não é uma palavra muito feliz. Aceitação é uma coisa que tem de se fazer, não há alternativa. Há pessoas mais bonitas, há pessoas mais ricas, há pessoas mais fortes. E o que é que podemos fazer? Aceitar.

Eu não ensino a aceitação desta maneira. A minha ideia de aceitação é completamente diferente da de todas as religiões.Eu proclamo a sua unicidade. Cada um de nós é apenas aquela pessoa particular e não existe ninguém ­ nem no presente, nem no passado, nem no futuro ­ que seja exactamente igual a nós.

A existência confere-­lhe uma individualidade única, alegre­-se com isso. E dessa alegria virá a aceitação; com isso não tem de se preocupar. Eu nunca senti que devia ser alguém na vida.

 

Textos de Osho

3. Como Ser Independente?

As pessoas vivem toda a sua vida acreditando no que os outros dizem, dependentes dos outros. É por isso que têm tanto medo da opinião dos outros.

Se eles pensam que você é mau, torna-se mau. Se o condenam, começa a condenar-se. Se dizem que é pecador, começa a sentir-se culpado. E, como depende da opinião deles, é obrigado a conformar-se constantemente com as suas opiniões; senão eles mudarão de opinião.

Ora isso cria uma escravidão, uma escravidão muito sutil. Se quiser ser considerado bom, digno, belo, inteligente, tem de fazer concessões, tem de se comprometer continuamente com as pessoas de quem depende.

E levanta-se um outro problema. Como há muitas pessoas, elas estão sempre alimentando a sua mente com diferentes tipos de opiniões — opiniões conflituosas, ainda por cima. Uma opinião a contradizer outra opinião — daí resulta uma grande confusão dentro de você. Uma pessoa diz que você é muito inteligente, outra pessoa diz-lhe que é estúpido. Como decidir? Então fica dividido. Fica com dúvidas sobre si próprio, sobre quem é… uma ondulação. E a complexidade é muito grande, porque há milhares de pessoas à sua volta.

Você está em contato com muitas pessoas e cada uma delas coloca a sua ideia na sua mente. E ninguém o conhece — nem você mesmo se conhece — por isso toda essa coleção de idéias que se amontoa dentro de você. É uma situação de enlouquecer. Tem muitas vozes dentro de você. Sempre que se pergunta quem é, surgem muitas respostas.

Algumas dessas respostas serão da sua mãe, outras serão do seu pai, outras ainda do professor, e assim por diante e assim sucessivamente, e é impossível decidir qual delas é a resposta certa. Como decidir? Qual o critério? É aqui que o homem se perde. Chama-se a isto ignorância de si próprio.

Mas como depende dos outros, você tem medo de entrar na solidão — porque no momento em que começar a entrar na solidão começará a ter muito medo de se perder.

Em primeiro lugar, você não se tem a si próprio, mas, qualquer que seja o eu que criou a partir da opinião dos outros, tem de o deixar para trás.

Daí que parece muito assustador interiorizar-se. Quanto mais fundo for, menos saberá quem é. É por isso que quando procura conhecer realmente a si próprio, antes de o conseguir terá de abandonar todas as ideias que tem sobre o seu eu.

Haverá um hiato, haverá uma espécie de coisa nenhuma. Tornar-se-á uma não-entidade. Sentir-se-á completamente perdido, porque tudo o que conhece deixará de ser relevante e aquilo que é relevante você ainda não conhece.

 

Textos de Osho

4. SABEDORIA RETROSPECTIVA

Depois de brigar, resmungar e ser desagradável com o outro, é tarde demais para ser sábio e perceber que não havia sentido no que você fez. Agora isso de nada vale, pois você já fez o mal. Essa sabedoria é apenas uma falsa sabedoria, que leva você a sentir “como se” tivesse entendido. Esse é um truque do ego, mas essa sabedoria não irá ajudar. Quando você estiver fazendo…o algo, naquele exato momento, simultaneamente, a consciência deveria surgir e você deveria perceber: o que você está fazendo é inútil.

Se você puder perceber isso quando tiver acontecendo, você não poderá fazê-lo. Nunca podemos ir contra a própria consciência, e, se formos contra ela, essa consciência não é consciência. Algo mais está sendo confundido com ela.

Assim, lembre-se: o outro nunca é responsável por coisa alguma. O problema é algo que esta fervendo dentro de você. E, é claro, a pessoa que você ama está mais perto; você não pode jogar seus disparates sobre algum estranho que esteja passando pela rua; assim, a pessoa mais próxima se torna o lugar onde você atira e despeja seus disparates. Mas isso precisa ser evitado, pois o amor é muito frágil. Se você fizer isso demais, se o fizer em excesso, o amor poderá desaparecer.

O outro nunca é responsável. Tente tornar esse entendimento um estado de consciência tão permanente que, sempre que você começar a encontrar algo errado no outro, você se lembre dele. Pegue-se em flagrante, abandone isso naquele mesmo instante e peça desculpas.

 

Textos de Osho

5. Simplesmente seja você mesmo e isso é o bastante

Você é aceito pelo sol,você é aceito pelas estrelas,
você é aceito por todo este universo.

Você é aceito pelo oceano,você é aceito pela terra,
você é aceito pelas árvores.

Simplesmente deleite-se neles.
Aceite humildemente sua imperfeição, suas fraquezas, seus fracassos.
Não há necessidade de fingir o contrário.

Seja simplesmente você mesmo.
“É assim que eu sou”, o que há de errado nisso?

Você é simplesmente humano.
Quando você se aceita, você é capaz de aceitar os outros.
Aceitando-os, você irá ajudá-los a aceitar a si mesmos.

Podemos provocar esta mudança:
você se aceita e aceita os outros.
E porque alguém os aceita,
eles aprendem quanta paz se sente,
e começam a aceitar os outros.

Se a humanidade toda chegar a esse ponto em que cada um seja aceito, boa parte da infelicidade irá simplesmente desaparecer.
Corações se abrirão e o amor estará fluindo.”

Confira mais de Osho em 30 frases de Osho para você refletir.

 


Gostou da seleção? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

single.php
COMENTÁRIOS (1)

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,

single.php
  • Sigam-me os bons!