Supere o passado

Ao longo da vida vamos construindo a nossa história, vamos registando na nossa memória os acontecimentos e experiências em que somos o ator principal. Vamos ...

Ao longo da vida vamos construindo a nossa história, vamos registando na nossa memória os acontecimentos e experiências em que somos o ator principal. Vamos tatuando a nossa mente com alguns episódios que nos marcam, positivos e negativos.

Evidentemente que os episódios negativos podem deixar um tipo de marca que nos incapacita, que nos tolda a esperança e que nos gera angústia e ressentimento.

Se for o seu caso, se sente que o seu passado o persegue, que o mantém preso na dúvida, na descrença e tem vindo a retirar-lhe alegria de vida e perspetiva de futuro, quero transmitir-lhe a mensagem que pode ser possível livrar-se dessa angústia e superar o seu passado menos bom.

Provavelmente a angústia relativamente ao seu passado tomou proporções desmedidas, você fundiu-se e consequentemente confunde-se com o seu passado.

Eventualmente julga ser o seu passado e olha para o seu dia a dia sempre na presença dos “fantasmas do passado” que assombram as suas possibilidade de vida futura.

Claro que certamente tem legitimidade para isso.

Mas, digo-lhe que você não tem de ser vítima daquilo que lhe aconteceu, as marcas podem ser profundas e algumas até provavelmente comportam algumas perdas, no entanto, a superação é possível.

Você é mais que os seus acontecimentos. Você é aquele que tem possibilidade de reestruturar o significado que atribuiu a alguns dos acontecimentos que o prendem a uma vida nebulosa.

Provavelmente grande parte das suas capacidades de aprendizagem, de decisão e de planejamento mantêm-se intactas. Tente perceber aquilo que ainda gosta, que sente alegria, ou que sentia antigamente? O que sabe fazer que lhe dá satisfação? Onde perde a noção do tempo? Pondere que eventualmente a tristeza prolongada enraizou-lhe o hábito de olhar para as coisas de forma acinzentada.

Quebre o hábito da vitimização, elimine as desculpas paralisantes e movimente-se por aquilo que quer: melhorar-se a si mesmo.

Devido à capacidade plástica que o nosso cérebro tem, é possível reestruturar crenças, hábitos, pensamentos, comportamentos e sobretudo a nossa história passada.

Esta maravilhosa capacidade cerebral fornece-nos a possibilidade de flexibilizarmos o pensamento e reavaliarmos situações passadas de forma a que nos sirvam e permitam construir uma nova maneira de perspetivar o futuro.

Então, já que  você gostou desta reflexão, certamente vai adorar também as nossas Frases de reflexão. Selecionamos cuidadosamente as melhores frases.

single.php
  • Sigam-me os bons!