Napoleon Hill começou em 1908 a entrevistar pessoas de sucesso e a investigar suas carreiras, para entender o que elas tinham de especial. Ele ouviu os 500 milionários mais importantes da época. Pesquisou a vida de grandes inventores e pioneiros, como Thomas Edison, Graham Bell, Henry Ford, Roosevelt, George Eastman e Rockefeller. O resultado foi A lei do triunfo: 16 lições práticas que ensinaram, pela primeira vez na história, o verdadeiro segredo para ser bem sucedido.
Uma pesquisa feita a  87 anos que continua mais atual do que nunca, espia:

1. Se junte a pessoas com o mesmo perfil de pensamento que você

O princípio número 1 da pesquisa de Napoleon Hill com certeza você já conhece! Quem nunca ouviu falar em “a união faz a força”? Depois de analisar muitas pessoas de sucesso, Napoleon notou que elas precisaram se juntar a outras pessoas para chegar aonde chegaram. Sozinhas, nenhuma delas conseguiria o sucesso que conseguiu.

Essa descoberta foi batizada de “Master Mind” (mente mestra) e pode ser vista até na fundação dos EUA. Ficou curioso? Então, pausa para uma pequena aula de história :

” 56 homens resolveram fundar uma nação em torno de um objetivo principal bem definido. Estes 56 homens, liderados por George Washington e seus fieis escudeiros (Thomas Jefferson, Benjamin Franklin) tinham o objetivo de formar uma nação em cima de dois pilares muito fortes: a liberdade e a oportunidade.

Na Europa do século XVII, existia um fenômeno chamado sangue azul ou nobreza de origem, as pessoas só conseguiam triunfar se tivessem títulos, nobreza ou o famoso sangue azul. Estes homens que vieram para a América do norte quiseram acabar com isso e criar um território onde as pessoas pudessem crescer independentemente da sua origem, crença ou da sua raça. Por isso a Liberdade e a Oportunidade. Agora, se a pessoa quisesse vencer ela precisaria ultrapassar dois grandes inimigos: primeiro vencer a si mesmo e depois vencer as dificuldades interpostas no seu caminho.”

Master Mind se resume em juntar pessoas com mentes em sintonia. É como se 1+1 passasse a ser mais que 2, quando as mentes estão em prol de um objetivo principal bem definido.

2. Tenha um objetivo principal definido

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.
Lewis Carroll

Para ter sucesso, a segunda coisa que você precisa fazer é decidir o que exatamente você quer na vida. Por exemplo: vamos imaginar que você está indo para outra cidade, conhecer um restaurante que seu amigo indicou. Ele fez a maior propaganda e você ficou com muita vontade de experimentar. Mas, detalhe: o endereço, nome do lugar e seu celular foram esquecidos em casa. A busca pelo tal restaurante maravilhoso é uma missão impossível: você nem sabe o lugar que está procurando e, com o tempo, a fome aperta. No fim, você se contenta com o primeiro boteco que vê pelo caminho. O restaurante nem devia ser tão bom mesmo…

É isso que a gente faz quando não define bem o que quer: aceita a primeira coisa que aparece pela frente. Todo mundo deseja ter uma vida cheia de coisas bacanas, só esquece de escolher quais são essas coisas. Quem tem sucesso sabe disso e define, com riqueza de detalhes, seus objetivos de vida.

“O objetivo principal na vida deve ser escolhido com um grande cuidado e, depois de escolhido, deverá ser escrito e colocado num lugar onde se possa vê-lo pelo menos uma vez por dia. Isso tem por efeito psicológico impressionar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita esse propósito como um lema, um projeto, uma “planta” que finalmente dominará as suas atividades na vida e a guiará, passo a passo, para a consecução desse objetivo. “
Napoleon Hill

3. Confie em si mesmo

A autoconfiança foi característica marcante em todas as pessoas bem sucedidas entrevistadas por Napoleon. Mas, não vale confundir confiança com arrogância: acreditar em si mesmo é saber ser capaz de resolver os problemas que aparecem, bem diferente de se achar superior aos outros.

4. Economize

A quarta lei das pessoas de sucesso é ter uma educação financeira e controle das despesas. O estudo mostrou que os entrevistados sabiam controlar suas finanças e assim tinham dinheiro para investir em oportunidades.

5. Tenha iniciativa e liderança

Outro diferencial nas pessoas de sucesso é o perfil de liderança e iniciativa. Os entrevistados eram pessoas com atitude, que assumiam o controle e responsabilidade por suas vidas.

Se você não tem esse perfil, não desanime, tem solução: essa atitude pode ser desenvolvida em cada um de nós.

 

6. Não esqueça de desenvolver a imaginação

Pensar fora da caixa também é importante: as pessoas que alcançaram o sucesso usaram a imaginação para resolver problemas e criar coisas.

Você acha difícil usar a imaginação? Uma dica pra desenvolver a criatividade é se obrigar a mudar a sua rotina, ações, pensamentos e se aventurar a experimentar coisas novas. 

7. Cultive o entusiasmo

O entusiasmo é um dos itens mais importantes da lista: ele age como o combustível dos bem sucedidos. As grandes realizações da humanidade foram feitas por pessoas apaixonadas pelos seus objetivos.

Mas você sabe por que o entusiasmo tem esse poder?

Simples, porque ele mantém as pessoas trabalhando dedicadamente nos seus sonhos, até mesmo quando tudo dá errado. Quem é motivado não desiste nunca e, quando as coisas ficam difíceis, tem força para tentar de novo. Mas não para por aí: Quem tem garra também contagia as pessoas a sua volta, trazendo energia para o grupo.

O entusiasmo é a maior força da alma. Observa-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas
Napoleon Hill

8. Mantenha o autocontrole

Quem tem autocontrole é líder de si mesmo: não um escravo das tentações ou emoções passageiras. Cada ação tem conseqüências que podem aproximar ou afastar você do seu objetivo principal.

Estar no comando da própria vida o ajuda a tomar boas decisões a longo prazo e usar o tempo com sabedoria.

9. Faça mais que a sua obrigação

Segundo Napoleon Hill, existem dois tipos de pessoas que não vão para a frente:

Aquelas que não fazem o que lhes é pedido
Aquelas que só fazem o que lhes é pedido

O sucesso, por definição, é se destacar. E, para se destacar, você tem de batalhar mais. Se fizer igual a todo o mundo, obterá resultados iguais aos de todo o mundo.

10. Tenha uma personalidade atraente

Ser agradável é muito importante, afinal, o mundo é feito de pessoas e para chegar ao sucesso você vai se relacionar com muitas delas.

Estar sempre de cara fechada, ser intolerante ou passar o dia reclamando afasta os outros de você.

Para ficar bem claro: Ter uma personalidade atraente não tem a ver com aparência física. É sobre ser gente fina, elegante e sincera 

11. Pense com exatidão

Tenha foco! Coloque sua atenção em assuntos e informações que contribuam para o seu objetivo e crescimento. Veja o seu tempo como algo valioso: pense só no que é útil.

12. Tenha concentração

A lei é bem simples: faça uma coisa por vez e se dedique 100% ao que você está fazendo.

Fazer várias coisas ao mesmo tempo ou não prestar atenção no que está sendo feito é a receita perfeita para coisas mal feitas. E ninguém consegue sucesso fazendo coisas medíocres. Lembre sempre: o melhor a fazer pela próxima tarefa é concluir o que você está fazendo agora, e da melhor forma possível!

13. Fique atento a cooperação

As pessoas de sucesso entendem que a cooperação é o melhor caminho para a realização pessoal e coletiva.

Quem só pede favores e não ajuda os amigos está, mesmo sem querer, usando os outros. Além de não ser uma atitude bacana, as pessoas também sentem quando estão sendo usadas e se afastam.

14. Fracasse sem medo

As pessoas de sucesso parece que passaram a vida colecionando vitórias, certo? Mas suas histórias estão cheias de grandes fracassos. E tem uma explicação bem simples pra isso: É impossível fazer algo significativo sem errar. Sempre que temos coragem de tomar um caminho novo vamos errar, ninguém acerta de primeira.

Por isso muita gente capaz nem tenta: por medo do fracasso.

A tragédia desse pensamento é que só no erro a gente aprende, cresce. Sentados, no conforto das nossas poltronas, nós não erramos e continuamos sempre os mesmos.

Fracasse, assuma a responsabilidade do seu erro e siga em frente. Com certeza você vai estar mais sábio do que estava antes de errar.

Cada adversidade, cada fracasso, cada dor de cabeça carrega consigo a semente de um benefício igual ou maior.
Napoleon Hill

 

15. Tenha uma boa dose de tolerância

Para lidar com o fracasso, com as limitações de outras pessoas e as suas próprias, com as adversidades  é preciso ter uma boa dose de tolerância e paciência.

Você já deve ter percebido que não existe ninguém no mundo que consiga ter todas as coisas sob controle. Coisas que queremos não acontecem. Coisas que não queremos acontecem. O segredo é desapegar de querer controlar tudo e ter tolerância e paciência para chegar onde queremos.

Aproveite toda a jornada, não apenas a conquista da meta. O momento da realização de um objetivo é pequeno, perto de todo o caminho para chegar lá.

Se você condicionar sua felicidade somente à realização dos objetivos, estará se condenando a uma vida triste.

16. Só faça aos outros o que gostaria que fizessem a você

Conhecida como A Regra de Ouro, essa lei é usada em grande parte das religiões e filosofias de vida já criadas no mundo. Se ela fosse realmente levada a sério, viveríamos um mundo bem melhor.

No momento em que você percebe que somos todos – seres vivos e meio-ambiente – uma única rede interdependente, que a ideia de eu como uma coisa distinta e independente nada mais é do que uma ilusão, aí, meu amigo, temos uma grande oportunidade de nos libertarmos de padrões limitadores. Tratar as outras pessoas como a si mesmo é um passo importante para essa compreensão.

 

Fontes:
Mude


Gostou ? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags: