Inspiração, cadê você? Tem horas,  dias e até mesmo semanas que tudo perde um pouco a cor. A gente fica pra baixo mesmo, dá uma canseiraaa fazer as coisas. Para fugir dessa  “cilada” você não precisa ser o Bino. Testamos um método para você mudar seu estado de espírito, se organizar e assumir o controle da sua vida, espia:

PASSO 1 – MELHORE SEU HUMOR

Você pode estar pra baixo por um monte de problemas mas tem coisas que, imediatamente, vão te dar mais disposição para virar o jogo e dar a volta por cima. Antes de se organizar, atenção para resolver os problemas urgentes:

a) Você está de estômago vazio ou comeu mal? Fome destrói o humor de qualquer um, forre a barriga imediatamente! Segundo a ciência a fome baixa os níveis de serotonina e o resultado é estresse e mau humor. Mas atenção: evite comidas pesadas, como frituras e excessos de carboidratos. Comer demais  dá sono e cansaço.

b) Pare de procrastinar! Não espere ter vontade para fazer as coisas que precisa fazer, faça mesmo sem vontade. De acordo com a psicoterapeuta Amy Morin, 90% das pessoas continua trabalhando após os primeiros 10 minutos. “Elas percebem o quanto avançaram na realização da tarefa em um tempo tão curto e se sentem confiantes o suficiente para terminar o trabalho o mais rapidamente possível”.

A técnica funciona assim: diga a si mesmo, no decorrer da tarefa, que você vai focar totalmente no trabalho em questão por 10 minutos. Depois desse período, você pode decidir continuar trabalhando ou fazer qualquer outra coisa.

Então, nada de dar só mais uma olhadinha no face: vamos começar agora mesmo a por em prática essas dicas 

c) Coloque um som bacana: Essa também é comprovadissíma: segundo a pesquisa de Teresa Lesiuk as músicas mais amadas liberam dopamina, um hormônio ligado a prazer. Deixe rolar um sonzinho empolgante, mesmo que você não esteja muito afim. Com o tempo a alegria vai te contagiando.

d) Pense nas pessoas que você admira! Quem te inspira? Seus pais, amigos ou uma pessoa famosa? Pense nas características dessas pessoas que você gostaria de ter e se pergunte “o que elas fariam?”

e) Controle a ansiedade, nada de fazer uma coisa pensando na próxima: Faça uma coisa por vez. O melhor que você pode fazer pela próxima tarefa é se dedicar 100% a tarefa que você está fazendo agora.

f) Passe um café, faça uma jarra de limonada ou uma xícara de chá, enfim, prepare algo bacana pra si mesmo.

PASSO 2 – ORGANIZAÇÃO É MUITO IMPORTANTE

Quando a gente tá uma bagunça por dentro, ficamos uma bagunça por fora também. A organização nos dá o controle da nossa vida e traz uma sensação bacana. Sei que organizar o que quer que seja pode ser chato pra caramba mas traz uma sentimento de bem estar, afinal, bagunça dá uma super deprê.

Comece limpando suas coisas,  casa e mesa de trabalho. No início é um pouco difícil mas quem consegue ficar motivado no meio da bagunça? E lá pela metade da tarefa a gente já ta mais empolgando, vendo tudo organizado.

Coloque um sonzinho bacana, use a regrinha dos 10 minutos (falamos dela no passo 1) e limpe como se não tivesse amanhã!

PASSO 3 – BUSQUE E VALORIZE AS PEQUENAS CONQUISTAS

Outra coisa que levanta o humor é começar algo e concluir. Sabe porque? A ciência responde: Definir metas de curto prazo, ou dividir objetivos de longo prazo em metas mais rápidas, é a melhor maneira elevar o nível de dopamina no organismo. A dopamina é um neurotransmissor fundamental para a motivação, foco e produtividade.

“Baixos níveis de dopamina fazem que pessoas e outros animais sejam menos propensos a trabalhar para um propósito”, afirmou John Salamone, professor de Psicologia na Universidade de Connecticut (EUA), em estudo sobre efeitos da dopamina no cérebro publicado em 2012 na revista Neuron.

Grandes conquistas levam tempo mas você pode começar por pequenas coisas: fazer uma receita nova, terminar de ler um livro, dar início a um novo hábito saudável…enfim, algo que esteja a seu alcance imediatamente.

PASSO 4 – FALE COM UMA PESSOA QUE TE EMPOLGA

Todo mundo tem uma pessoa especial que te bota pra cima: um amigo, pai, irmão… Então, que tal ligar pra essa pessoa ou sair pra tomar um café com ela? O objetivo não é ficar horas lamentando as coisas, mas sim, falar de sonhos, esperanças e projetos. Uma conversa bacana com a pessoa certa é uma injeção de energia.

PASSO 5 – PENSE A LONGO PRAZO

Terminar suas tarefas só por terminar é bem desestimualente. Então, comece a pensar no que você quer a longo prazo. Por exemplo: levantar meia hora mais cedo pra correr é dificil mas, se você pensar no seu objetivo a longo prazo e ele for ambicioso o bastante pra te deixar animado, é mais fácil se empolgar para fazer as pequenas tarefas.

Pensar a longo prazo é fácil quando você tem um planejamento da sua vida, espia como fazer um para você clicando aqui. Uma dica: objetivos pequenos não motivam, então, pense grande! Siga o conselho de Jorge Paulo Leman, o brasileiro mais rico do mundo:

“Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho. Mas pensar grande te liberta dos detalhes insignificantes.”

PASSO 6 – SE ARRISQUE A FAZER DIFERENTE

Tente fazer as coisas de um jeito diferente, abra a sua cabeça para novos sonhos e objetivos! Encontre o que vem te desmotivando na vida: é o trabalho? falta de objetivos? a vida tá parada? Se você não mudar o que está te desanimando é questão de tempo para você perder o entusiasmo de novo.

Ache o motivo e busque transformar o limão em uma limonada. Se a gente quer resultados diferentes precisa fazer as coisas diferentes.

E guarde no coração: Olhe um dia em que você estava extremamente satisfeito. Ao final não foi um dia que você descansou sem fazer nada; foi um dia em que você tinha tudo para fazer e você fez. 


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

Comentários (1)

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,