Reflexão

Esta oliveira tem mais de três mil anos e continua a produzir azeitonas na Grécia

Na Grécia, mais precisamente na cidade de Vouves, existe uma gigantesca oliveira com mais de 3.000 anos de civilização. Considerada a oliveira mais antiga do mundo, a árvore tem um tronco que é uma verdadeira obra de arte com imponentes 4,6 metros e uma altura impressionante de 12 metros. Acredita-se que ela tenha crescido no local desde os tempos minóicos, testemunhando silenciosamente a história.
A arqueóloga Ticia Verveer explicou mais sobre a idade da árvore no Twitter e observou: “Ela já estava aqui quando Roma queimou em 64 d.C. e Pompéia foi enterrada sob um espesso tapete de cinzas vulcânicas em 79 d.C. Isso tudo aconteceu apenas durante a infância da árvore.”
O mais impressionante é que a árvore ainda dá frutos – inclusive seus frutos produzem o melhor azeite do mundo! A oliveira é tão importante que foi declarada Monumento Natural, por ser árvore mais antiga do mundo do seu tipo. Ramos desta respeitável árvore foram usados para tecer as grinaldas dos vencedores das Olimpíadas de Atenas em 2004 e das Olimpíadas de Pequim em 2008.
A oliveira era considerada sagrada na Grécia antiga e atualmente são bastante cultivadas nos países mediterrâneos. Cerca de 90% da produção mundial de azeitonas é realizada nesta região.
single.php
© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.