Reflexão

Estudo conclui: Cachorros não gostam de quem não gosta de seus donos

Essa pesquisa revelou o que todo o tutor de cachorro já sabia! Os cães, como leais protetores, não gostam das pessoas que antipatizam com seus amigos humanos.

Segundo o estudo feito pela Universidade de Kyoto, no Japão, os cães analisam os comportamentos humanos para descobrir se uma pessoa gosta da outra.

Para chegar a essa conclusão os pesquisadores dividiram 54 doguinhos em 3 grupos: No primeiro grupo um alimento foi oferecido por uma pessoa que se negou a ajudar o tutor do animal a abrir uma lata de comida. Porém, os animais poderiam escolher comida de outro humano que não participou da patifaria com a lata de comida – uma pessoa neutra.

No segundo grupo canino, o dog podia escolher entre receber alimento de um bom samaritano que ajudou o dono a abrir a lata de comida ou de uma pessoa neutra.

E no terceiro grupo os animais podiam escolher entre duas pessoas que não tiveram nenhum contato com o tutor do cão.

No primeiro grupo, apenas um cãozinho rebelde aceitou a comida da pessoa que se negou a ajudar o seu humano. Já nos outros dois grupos os dogs não demonstraram preferencia por quem iria servir a comida.

“Pela primeira vez, medimos como os cães fazem avaliações sociais e emocionais das pessoas, sem depender de seu interesse direto”, afirma um dos pesquisadores.

O estudo sugere que os cachorros são capazes de julgar um indivíduo com base em seu comportamento, um importante traço que ajuda na cooperação social. Poucas espécies, como os humanos e os primatas, apresentam essa capacidade.

Então, fique de olho nos desafetos caninos: seu dog pode ter percebido algo que você não notou!

Fonte

© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.