Reflexão

HISTÓRIAS PARA REFLEXÃO

Lindas histórias para reflexão! Se você quer refletir sobre a vida, com certeza, vai se identificar com estes textos de sabedoria:

1. HISTORIA DA RIQUEZA E DA POBREZA

Um dia um pai de família rica decidiu ensinar ao seu filho como é bom ser rico. Resolveu levar o garoto para viajar para o interior e mostrar como é difícil a vida de pessoas pobres.

Eles passaram um dia e uma noite num pequeno sítio de uma família muito pobre.

Quando retornaram da viagem o pai perguntou ao filho:

– Como foi a viagem?

– Muito boa, papai!

– Você entendeu a diferença entre a riqueza e a pobreza?

– Sim.

– E o que você aprendeu? Perguntou o pai.

O filho respondeu:

– Eu vi que nos temos um cachorro em casa. Eles têm quatro. Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.

Nós temos uma varanda coberta e iluminada; eles têm uma floresta inteira…

Ao final da resposta, o pai ficou boquiaberto, sem reação.

E o garotinho, abraçando fortemente o seu pai, completou:

– Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres!

Este garotinho talvez tenha ensinado a maior lição a seu pai. Tudo depende da maneira como você olha para as coisas. As coisas que realmente importam não têm preço. Se você tem amor, amigos, família, saúde, bom humor e atitudes positivas para com a vida, você tem tudo! Se você é “pobre de espírito”, você não tem nada!

Autor Desconhecido

5 TEXTOS PARA REFLEXÃO

2. A HISTÓRIA DE CHARLES PLUMB

Charles Plumb era piloto de avião na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões, seu avião foi abatido. Plumb saltou de paraquedas. Foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita. Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua experiência e o que havia aprendido na prisão.

Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem, que sorriu, dizendo:

— Olá, você é Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?

— Sim, como sabe? – perguntou Plumb, espantado.

— Era eu quem dobrava o seu paraquedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?

Plumb quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu:

— Funcionou perfeitamente, caso contrário não estaria aqui hoje. Devo minha vida a você!

Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, pensando:

Quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse “Bom Dia”? Eu era um piloto arrogante e ele um simples marinheiro aprendiz.

Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente dobrando centenas de paraquedas, tendo em suas mãos a vida de pessoas que nem conhecia.

Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à platéia:

— Quem dobrou seu paraquedas hoje?

Autor Desconhecido

5 TEXTOS PARA REFLEXÃO

3. A SABEDORIA DA SRTA. MAYNELL

John Blanchard levantou do banco, endireitando a jaqueta de seu uniforme e observou as pessoas fazendo seu caminho através da Grand Central Station. Ele procurou pela garota cujo coração ele conhecia, mas o rosto não: a garota com a rosa!

Seu interesse por ela havia começado trinta meses antes, numa biblioteca da Flórida. Tirando um livro da prateleira, ele se pegou intrigado, não com as palavras do livro, mas com as notas feitas a lápis nas margens. A escrita suave refletia uma alma profunda e uma mente cheia de brilho. Na frente do livro, ele descobriu o nome do primeiro proprietário: Srta. Hollis Maynell. Com tempo e esforço ele localizou seu endereço. Ela vivia em New York. Ele escreveu-lhe uma carta, apresentando-se e convidando-a corresponder-se com ele.

Na semana seguinte ele embarcou num navio para servir na II Guerra Mundial. Durante o ano seguinte, mês a mês eles desenvolveram o conhecimento um do outro através de suas cartas. Cada carta era uma semente caindo num coração fértil. Um romance de companheirismo. Blanchard pediu uma fotografia, mas ela recusou… Ela pensava que se, realmente, ele se importasse com ela,

Quando finalmente chegou o dia em que ele retornou da Europa, eles marcaram seu primeiro encontro – 7 da noite na Grand Central Station em New York. “Você me reconhecerá”, ela escreveu, “pela rosa vermelha que estarei usando na lapela”. Então, às 7:00 ele estava na estação procurando por uma garota cujo coração ele amava, mas cuja face ele nunca havia visto.

Vou deixar o sr. Blanchard dizer-lhe o que aconteceu: “Uma jovem aproximou-se de mim. Sua figura era alta e magra. Seus cabelos loiros caíam delicadamente sobre os seus ombros; seus olhos eram verdes como água. Sua boca era pequena; seus lábios carnudos e seu queixo tinha uma firmeza delicada. Seu traje verde pálido era como se a primavera tivesse chegado.

Eu me dirigi à ela, inteiramente esquecido de perceber que a mesma não estava usando uma rosa. Como eu me movi em sua direção, um pequeno provocativo sorriso, curvou seus lábios. “Indo para o mesmo lugar que eu marinheiro?”, ela murmurou. Quase incontrolavelmente dei um passo para junto dela, e então eu vi Hollis Maynell.

Ela estava parada quase que exatamente atrás da garota. Uma mulher já passada dos 50 anos, ela tinha seus cabelos grisalhos enrolados num coque sobre um chapéu gasto. Ela era mais que gorducha, seus pés compactos confinavam em sapatos de saltos baixos.

A garota de verde seguiu seu caminho rapidamente. Eu me senti como se tivesse sido dividido em dois, tão forte era meu desejo de segui-la e tão profundo era o desejo por aquela mulher cujo espírito, verdadeiramente, me acompanhara e me sustentara através de todas as minhas atribulações.

E então ela parou! Sua face pálida e gorducha era delicada e sensível, seus olhos cinzas tinham um calor e simpatia cintilantes. Eu não hesitei… Meus dedos seguraram a pequena e gasta capa de couro azul do livro que a identificou para mim. Isto podia não ser amor, mas poderia ser algo precioso. Talvez mais que amor, uma amizade pela qual eu seria para sempre cheio de gratidão.

Eu inclinei meus ombros, cumprimentei-a mostrando o livro para ela, ainda pensando, enquanto falava, na amargura do meu desapontamento:
“Sou o Tenente John Blanchard, e você deve ser a Srta. Maynell. Estou muito feliz que tenha podido me encontrar. Posso lhe oferecer um jantar?” O rosto da mulher abriu-se num tolerante sorriso:

“Eu não sei o que está acontecendo”, ela respondeu, “aquela jovem de vestido verde que acabou de passar me pediu para colocar esta rosa no casaco. Ainda me disse que, se você me convidasse para jantar, eu deveria lhe dizer que ela estaria esperando por você no restaurante de esquina. Me disse que isso era um tipo de teste!”

Não parece difícil, para mim, compreender e admirar a sabedoria da Srta. Maynell.

A verdadeira natureza do coração de uma pessoa é vista na maneira como ela responde ao que não é atraente!

Autor Desconhecido

5 TEXTOS PARA REFLEXÃO

4. A CASA DOS MIL ESPELHOS

Tempos atrás em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a casa dos 1000 espelhos.Um pequeno e feliz cãozinho soube deste lugar e decidiu visitar. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa.

Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e a cauda balançando tão rapidamente quanto podia.

Para sua grande surpresa, deparou-se com outros 1000 pequenos e felizes cãezinhos, todos com suas caudas balançando tão rapidamente quanto a dele. Abriu um enorme sorriso, e foi correspondido com 1000 enormes sorrisos. Quando saiu da casa, pensou:”Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um montão de vezes”.

Neste mesmo vilarejo, um outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Escalou lentamente as escadas e olhou através da porta. Quando viu 1000 olhares hostis de cães que lhe olhavam fixamente, rosnou e mostrou os dentes e ficou horrorizado ao ver 1000 cães rosnando e mostrando os dentes para ele. Quando saiu, ele pensou: “Que lugar horrível, nunca mais volto aqui”.

Todos os rostos no mundo são espelhos.

Que tipo de reflexos você vê nos rostos das pessoas que você encontra?

Folclore japonês

5 TEXTOS PARA REFLEXÃO

5. A PAZ PERFEITA

Houve um reino que ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar numa pintura a paz perfeita. Foram muitos os artistas que tentaram. O rei observou e admirou todas as pinturas, mas houve apenas duas de que ele realmente gostou.

A primeira era um lago muito tranqüilo, este lago era um espelho perfeito onde se refletiam plácidas montanhas que o rodeavam. Sobre elas encontrava-se um céu muito azul com tênues nuvens brancas. Todos que olhavam para essa pintura viam refletida uma paz muito grande.

A segunda pintura tinha também montanhas. Mas estas eram escabrosas e estavam despidas de vegetação. Sobre elas havia um céu tempestuoso do qual se precipitava um forte aguaceiro com faíscas e trovões. Montanha abaixo, parecia descer uma turbulenta torrente de água. Tudo isso se revelava nada pacífico.

Quando se observava atentamente atrás da cascata havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. Nesse arbusto encontrava-se um ninho. E ali, em meio ao ruído e à violência da cena, estava um passarinho placidamente sentado no seu ninho. Essa foi a pintura escolhida pelo rei que explicou:

“Paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor. Paz significa que, apesar de estar no meio de tudo isso, permanecemos calmos em nosso coração. Este é o verdadeiro significado da paz, a PAZ PERFEITA”.

Autor Desconhecido


Gostou da seleção? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentários (49)

  1. parabéns pelas iniciativas é atravez dessas maravilhosas
    historias ,que muitas pessoas com seus coracões sem muito saber o
    sentido de algumas coisas que percebem o sentido da vida parabéns…
    e eu sou do tipo que gosto tanto de escrever como observar ashistorias isso me da mas motivos pra ver como éa vida na sua infinidade de estações

  2. Muito bonito e com exemplos importantes para refletirmos sobre a nossa vida. Como estamos? Pra onde vamos? O que precisamos revisar? Tudo para sermos "humanamente" felizes. Gostei muito do compartilhamento. Parabéns!

  3. Excelentes historias vou usar nas minha palestras obrigado, e parabens e um grande abraço

  4. Amei as historias, para refletir e passar em palestras publicas vao acrescentar muito!
    Obrigado

  5. Olá gostei muito parabéns!!!
    tenho um canal no you tube com o nome " vamos refletir"
    peço que se inscrevam também conto histórias pra levar as pessoas mudarem através do pensamento e claro os levando a se conhecerem melhor e a Deus.
    se inscrevam deixem seu comentário Grato!!!

  6. Maravilhoso. Uma maneira importante de fazer as pessoas a refletir suas atitudes. Através de historias como essa fazemos as pessoas prestarem atenção no quê acontece ao nosso redor.

  7. Muito boas essas histórias! Trabalho com usuários de álcool e outras drogas e estou demore usando histórias para incentivá-los. Usarei uma destas hoje.

  8. Olá! Fico tão grato para as pessoas que sabiamente postaram estas ESTORIAS educativas. Elas ajudam-me no meu cotidiano no que tange ao relacionamento com os meus semelhantes. Khan mambo!

  9. Super gostei ????
    De todas , estou querendo começando a ler livros mais não consigo rsrsrsr mais essas histórias me mostraram como é bom ter abto de leitura ?☺

  10. BOA TARDE MUITO OBRIGADO DESCULPE A LETRA NÃO ENXERGO BEM
    PARABÉNS PELAS LINDAS HISTORIAS QUE ENSINAM E NOS TRAZ PAZ ALEGRIA E AMOR
    MUITO OBRIGADO

  11. HISTÓRIAS MARAVILHOSAS EM QUE PODEMOS REFLETIR OU ATÉ MESMO PERCEBER QUE PENSAMOS EXATAMENTE ISSO, MAS QUE FALTAVA UM ESCLARECIMENTO MAIOR PRA TERMOS CERTEZA DE QUE ESTAMOS APRENDENDO AINDA MAIS COM PESSOAS SÁBIAS QUE NOS FAZEM TER ESPERANÇAS DE QUE PODEMOS NOS TRANSFORMAR EM PESSOAS MELHORES…

  12. Gostei muito da reflexão ali podemos observar que o menino aprendeu rapidamente como e é difícil ser rico e chegar aonde os pais chegarão…
    Na minha opinião não existe rico ou pobre …somos todos iguais somos seres humanos e todos iguais … apenas tem uma pequena diferença uns são mais bem de vida e outros menos ..
    Mais não existe rico ou pobre pois somos todos iguais ??

  13. Sensacional, na vida nos deparamos com pessoas que se fazem especiais, não por serem doutores, ricas ou de renomes; especiais sim, porque são capazes de conquistar o seu semelhante pela arte da simplicidade. Assim, você ou vocês me conquistaram com essas brilhantes histórias.

    1. histórias que nos fazem viajar e compreender que muitas vezes a felicidade está nas coisas simples como a gente observa a vida em pequenos trechos que nos fazem refletir e valorizar o que é verdadeiro.

  14. O final da história do pai e filho, para mim, fpi um pouco cômica, por o filho ter interpretado algo totalmente oposto do que o pai queria mostrar, mas, eu concordei totalmente com a fala de que tudo depende do ponto de vista.

  15. Amei todas as histórias ,faz as pessoas pararem para refletir sobre a sus vida,parabéns!

  16. como é bom ler essas histórias para refletir na nossa própria vida.
    amei e gostaria de receber outras histórias reflexivas

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php
© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.