Um vídeo filmado em Ming Lake, Califórnia, supostamente mostraria um homem abandonando um cão no meio da rua. Stephen Sage Silver estava dirigindo quando viu o homem do vídeo com um cão na estrada – o animal seguia o homem mas ele afastava o dog. Finalmente o homem consegue entrar no carro e ir embora, com o cachorro correndo atrás do veículo.
Stephen, deduzindo que o cão havia sido abandonado, foi atrás do carro do homem. O outro motorista estacionou e Stephen questionou “Eu disse a ele: ‘Ei, o que você está fazendo?’. “Ele disse que não era o dono do cachorro e que ele estava apenas o seguindo.” contou Stephen.
Stephen não acreditou nas palavras do outro homem e passou a gritar com ele, mas quando o homem se aproximou de seu carro, Stephen ficou assustado e recuou.
Stephen compartilhou o vídeo que havia gravado com a situação nas mídias sociais. Imediatamente a gravação viralizou, o homem foi reconhecido e recebeu o ódio da internet. Stephen também denunciou o suposto abandono ao Kern County Animal Services (KCAS).
Um oficial da KCAS resgatou o cachorro da estrada. Porém, uma investigação revelou que o cão realmente não pertencia ao homem do vídeo, identificado como Danny Powell. Danny encontrou o cão, deu carinho e um pouco de comida a ele. Depois disso o cão passou a segui-lo (quem costuma alimentar cães de rua sabe que muitos cães, carentes de atenção, passam a acompanhar os benfeitores após a interação).
Os vizinhos corroboraram que o cachorro não era dele. Ou seja, Danny fez uma boa ação e foi massacrado por isso. Muitas pessoas que não souberam do final da história ainda acham que o homem do vídeo estava abandonando o cachorro. Stephen admitiu que em nenhum momento viu o cão no carro de Danny e diz estar profundamente arrependido de ter compartilhado o vídeo. Ele deletou as imagens de sua página mas elas continuam a ser compartilhadas na internet por pessoas que desconhecem o desfecho da história.
A única coisa boa é que o cão encontrou um lar, sendo adotado por um casal que perdeu seu animal de estimação.
Sempre é preciso cautela antes de acusar as outras pessoas.