Reflexão

Mãe desativa redes sociais de sua filha influencer com mais de dois milhões de seguidores

A adolescência é uma fase cheia de descoberta e desafios. Em meio a mudanças de todos os tipos, os pais precisam saber impor limites sem perder o vínculo afetivo com seus filhos. 

O cenário fica ainda mais complexo quando consideramos a realidade atual dos adolescentes. As redes sociais têm criado um novo universo, em que receber milhares de curtidas e compartilhamentos equivale a um prêmio valioso. 

Acerca disso, recentemente uma mãe viralizou na internet devido a sua atitude firme e radical com a filha, que estava envolvida pelas redes sociais. 

Fernanda Kanner, médica brasileira, possui 2 filhos adolescentes e procura educá-los de modo cuidadoso e saudável. 

A sua filha Nina, de 14 anos, desde nova demonstrava afinidade pelas telas. A menina sempre mostrou ter muito talento para expor suas ideias e envolver o público. 

Segundo a mãe, Nina usava as redes sociais para falar somente de conteúdos interessantes. 

A adolescente sempre foi apaixonada por aves, e aprendeu a fazer a técnica de voo livre quando tinha somente 12 anos. Nessa fase, criou o perfil ‘’Nina and Animals’’ no tiktok. Nele, divulgava conteúdos de proteção aos animais. 

Assim, Nina conquistou o seu público. Todos os dias ganhava ainda mais seguidores. 

Sobre esse momento, a sua mãe diz:

‘’Antes da conta explodir a Nina nunca teve muitos amigos na escola porque sempre foi meio ‘diferentona’ e não estava nem aí. Chamavam ela de ‘menina esquisita do papagaio’. Eu falava: ‘segura firme aí na sua essência que seu brilho está justamente nessa diferença e mais para frente vai fazer muito sentido. Evolua sempre, mas não mude nunca que faz da Nina a Nina.”

Assim, Nina seguiu com o seu perfil de animais. Até que, em um certo momento, a menina passou a gravar vídeos com danças, passos marcados e músicas. Tudo era postado no tiktok. Em pouco tempo, Nina viu a sua conta viralizar. 

Fernanda Kanner, mãe da adolescente, não gostou nada do rumo que essa situação estava tomando. Apesar da sua inteligência e talento notável, na internet Nina estava sendo percebida somente por sua beleza e popularidade.

Na escola, Nina passou de esquisita para a mais popular. Recebeu bajulação de pessoas que antes não se importavam com ela. 

‘’Tentei inúmeras vezes conversar e mostrar que o conteúdo bacana tinha se perdido, que o que ela estava fazendo — 500 selfies quase idênticas e coreografias robóticas — qualquer um fazia. Foi um processo longo, de quase um ano. Dizia que aquilo não era o emprego dela. O objetivo do perfil era ser uma diversão, mas ela se estressava como se fosse algo muito importante.’’

Nina dedicava horas por dia em seu perfil do tiktok. As fotos, danças e vídeos precisavam ficar perfeitos.

Fernanda Kanner, sendo uma mãe bastante firme e ousada, deixou claro que não gostava daquelas postagens, e proibiu a menina de continuar usando as redes sociais daquela forma. 

‘’Eu já havia mostrado várias vezes o tipo de conteúdo que me desagradava e já tinha desabilitado a conta duas vezes. Em determinado momento me posicionei bem claramente: se houvesse uma próxima publicação do tipo, ela perderia a conta, mas dessa vez seria permanente.’’

O aviso tinha sido dado. Porém, Nina insistiu em publicar mais uma vez. 

Então, a mãe cumpriu com a sua palavra. Fernanda cancelou a conta de Nina. 

‘’A Nina ficou dois dias brava, dois dias tristes e depois voltou com sua personalidade deliciosa de antes. Quando eu percebi que havia passado aquele sentimento, eu devolvi o celular sem as redes sociais. Hoje, vejo que no fundo ela queria que eu tomasse as rédeas da situação, mas não sabia pedir porque se cobrava muito e achava que os outros também fossem cobrar.’’

Por causa dessa atitude, Fernanda recebeu duras críticas. Muitos a chamaram de abusiva e radical. Apesar disso, a mulher não voltou atrás em sua decisão, pois acredita que fez a melhor escolha para a filha.

‘’Após anunciar através do meu perfil no Instagram que a Nina tinha saído das redes sociais, muita gente me criticou dizendo que eu tinha destruído a carreira dela. Que carreira, gente? Ela nunca ganhou vinte centavos com internet e se quiser ganhar, no futuro, será de uma forma inovadora e produtiva e não com trend cansativa e fadada ao término.’’

Mesmo agindo com firmeza, as duas continuaram tendo uma boa relação de mãe e filha.

Hoje, a jovem admite que a melhor solução foi realmente largar as redes sociais. 

Houve um dia em que a adolescente afirmou, espantada, para a mãe: 

‘’Mãe, antes a gente saía para tirar fotos no pôr-do-sol e agora a gente sai para realmente ver o pôr-do-sol.”

Nina hoje curte a sua adolescência sem seus milhões de seguidores. A recompensa de Fernanda, sua mãe, é ver a sua filha crescendo linda, feliz e em paz.

Fonte:

https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2021/08/por-que-decidi-deletar-redes-sociais-com-2-milhoes-de-seguidores-da-minha-filha.html

http://www.upsocl.com/lulu/mujer-desactivo-las-redes-de-su-hija-influencer-con-2-millones-de-seguidores-dice-querer-protegerla/


Autora
Débora Barros Gonçalves

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.