Reflexão

Mineira de 18 anos que descobriu asteroide vai fazer curso da NASA e pode se tornar 1ª brasileira no espaço

A mineira Laysa Peixoto Sena Lage com apenas 18 anos conseguiu um feito desejado por muitos profissionais: ela descobriu um asteroide e ganhou o direito de batizar a descoberta!

Tudo começou no início do ano passado, quando a jovem viu no site da Nasa a campanha intitulada “caça asteroides”:

“Desde o início do ano, participo da caçada aos asteroides da Nasa. Eu vejo as imagens pelo telescópio e estudei o sistema solar do instituto no Havaí. Analiso pixel por pixel da imagem, percebo algumas características e valores. Aí fui enviando relatório para eles. Depois de um tempo, eles comprovaram que era um asteroide mesmo e, por enquanto, ele terá as iniciais do meu nome. Ganhei até certificado”. explicou a moça.

Em agosto de 2021 Laysa batizou o asteroide de “LPS 003”, as iniciais de seu nome e sobrenome.

Nove meses após a conquista a jovem subiu mais um degrau na sua jornada: ela está de malas prontas participar de um treinamento para ser astronauta na NASA, nos Estados Unidos.

“Serei tripulante da Expedição 36 do curso Advanced Space Academy da NASA, em que serei treinada como astronauta. Esse é um grande passo na minha jornada até me tornar a primeira mulher brasileira a ir ao espaço, que é meu maior objetivo”, disse Laysa.

A jovem foi selecionada para a expedição após ganhar destaque na disputa por ter descoberto o asteroide e ser medalhista de diversas olimpíadas científicas.

“É uma experiência indescritível, sempre foi meu sonho poder contribuir com a física, com a ciência (…) sempre fui apaixonada pelas estrelas e o que me deixa mais feliz é que estudei a vida inteira em escola pública, então, independentemente de onde a pessoa estudou, ela pode realizar sonhos e conseguir o que quiser”, comemorou.

Desejamos sucesso para esta jovem representante do Brasil, que ela brilhe como as estrelas!

Fonte

single.php
© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.