“Tão difícil achar uma pessoa que não bebe e não fuma” escreveu Yasmin no Twitter. “Hoje em dia é ‘modinha’ beber muito e se drogar muito. Não entendo. Só queria uma pessoa sóbria…”
Ver essa foto no Instagram
E se você acha que a modelo está exagerando, espia esses dados:
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos, houve um aumento no consumo de álcool e drogas entre os jovens brasileiros.
O trabalho envolveu 159 mil pessoas entre os 13 e os 17 anos das redes pública e privada em todas as capitais brasileiras.
A experimentação de bebida alcoólica cresceu de 52,9% em 2012, para 63,2% em 2019. O consumo excessivo de álcool (quatro doses para as meninas, e cinco para os meninos, em um mesmo dia) também aumentou. Foi de 19% em 2009 para 26,2% em 2019 . A experimentação ou exposição ao uso de drogas cresceu em uma década. Foi de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019.
“Calcula-se que 50% dos transtornos mentais dos adultos começam antes dos 14 anos, na adolescência, uma época de intensidade emocional, maturação do cérebro e descontrole emocional, que pode trazer à tona problemas”, afirmou o gerente da pesquisa, Marco Antonio de Andreazzi.
Fonte da pesquisa: Correio Braziliense
Precisamos disseminar comportamentos mais saudáveis nos jovens e a melhor forma de influenciar alguém é pelo exemplo 😉