Reflexão

Tijolo por tijolo, mulher constrói a própria casa sozinha. Determinada e habilidosa!

Uma jovem sul-africana viralizou nas redes sociais: Matevhula Azwihangwisi tem apenas 23 anos de idade e é de origem humilde, vivendo desde sempre em uma situação de pobreza extrema. Por conta da falta de recursos, a jovem construiu uma casa para sua família – o dinheiro para a compra do material veio do pouco que eles possuem, além de doações de seus vizinhos.
“Ela não esperou que alguém a ajudasse a construir uma casa, ela fez tudo sozinha, só faltou o reboco” compartilhou outro usuário com imagens da construção. Havia tijolos disponíveis mas a família, que dependia de um subsídio social, não tinha condições de pagar um pedreiro.
Matevhula aprendeu suas habilidades observando o irmão, que é pedreiro:
“Eu ia onde ele estava trabalhando, o ajudava e aprendia ao mesmo tempo. Infelizmente ele se mudou para Polokwane antes que eu pudesse dominar o ofício. Com o pouco conhecimento que tinha, consegui aplicar aqui.”

“Tentei descobrir o que fazer para sair da situação ruim e a única opção que me restou foi me levantar, procurar ferramentas de construção e começar. Estava tão determinado que comecei imediatamente a construção e o resto é história. A pobreza me ensinou a construir e agora tenho um lugar para ficar com meus três filhos.”

“Para outras mulheres, eu digo: levantem-se e sejam independentes, façam as coisas sozinhas e não esperem por esmolas” finalizou Matevhula.

© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.