Reflexão

10 sinais de que você convive com um invejoso

Os invejosos estão por toda parte, na família, no trabalho ou na roda de amigos, sempre tem alguém que enxerga a sua vida como perfeita e queria estar no seu lugar.

Ter um deles por perto atrapalha os seus planos, já que para esta pessoa tudo vai dar errado. Derruba a sua autoconfiança, afinal, ele sempre encontra uma razão para te criticar. E até faz com que você sinta medo de celebrar as suas conquistas, pois o invejoso está de prontidão para acabar com a sua alegria.

Então, para você se afastar destas pessoas tóxicas (quando possível) e cultivar ao seu lado gente que gosta de você, te respeita e admira, fique atenta a esses 10 sinais:

1.  Pratica a ajuda fantasma

Todo mundo conhece uma pessoa que diz: “quando você precisar pode contar comigo, eu sempre vou estar aqui para te acudir”

Porém, quando você solicita a pessoa não aparece, diz que teve um imprevisto. E quando vem, mais atrapalha que ajuda.

A verdade é que essa pessoa nunca quis contribuir, ela só quer te ver na pior.

2.  É altamente competitivo

Uma pessoa que sente inveja de você quer tirar o seu prestígio e respeito. Logo, não perde a oportunidade de te vencer em qualquer âmbito da sua vida.

Então se você compra um sofá, esta pessoa compra um sofá maior. Se você adota um cachorro, o invejoso adota dois. Se você troca de carro, ele troca também e assim sucessivamente.

3.  Faz comentários pejorativos

Como diz o ditado: “quem desdenha, quer comprar”. A pessoa invejosa sempre tenta desqualificar o outro ou manchar a sua imagem: ela não perde a oportunidade de fazer fofoca e depreciar.

Por exemplo: “você viu como a fulana engordou depois que casou?”.

4.  Gosta de contar vantagem

Para mostrar ao mundo que é melhor que você, o invejoso não perde a oportunidade de se auto-elogiar. Principalmente em uma situação na qual você é o centro das atenções.

É daquele tipo que vai à sua festa de aniversário e comenta coisas como:

“meu bolo de aniversário estava mais gostoso” ou “na minha festa tinha mais pessoas” .

5.  Menospreza (mas depois imita)

Como o invejoso deseja o que você tem, ele vai te copiar. No começo ele pode até depreciar, mas depois de um tempo, estará fazendo igual.

Por exemplo: você começa a fazer um tratamento para manchas de pele, a pessoa fala “nem adianta gastar dinheiro com essas coisas porque não funciona”, mas, quando surgem os resultados, ela também começa a fazer.

6.  Prioriza o ter ao invés do ser

O invejoso pensa que os outros gostam de você pelo que você tem (bens materiais, carreira profissional, aparência física…)  e não por quem você é.

Logo, foca em impressionar os outros com roupas das melhores marcas, perfumes importados e presentes caros. Tudo para parecer melhor do que você e, assim, roubar o seu espaço.

7.  Faz elogios falsos

Nos sentimos bem quando ouvimos um elogio, porém quando ele vem carregado de sarcasmo e maldade (como de um invejoso) é fácil perceber o desprezo.

Por exemplo: a pessoa elogia o seu cabelo, mas basta você virar as costas que ela começa a debochar do penteado.

8.  É um estraga prazeres

O invejoso se sente mal só por te ver feliz, então faz de tudo para desqualificar as suas conquistas.

Por exemplo:  você chega toda alegre para contar que passou na prova do Detran, a pessoa te olha e fala: “não sei porquê fez a prova, sua família nem tem carro”.

9.  Te critica em público

O invejoso não perde a oportunidade de dar uma alfinetada, principalmente quando tem audiência, ou diante de uma pessoa que você aprecia.

É aquele parente que comenta os problemas dos seus relacionamentos anteriores na frente do seu companheiro/companheira atual.

10. Implica com você sem motivos

Sabe aquela pessoa que te trata mal sem você nunca ter trocado duas palavras com ela? Então, pode ser que ela seja um invejoso.

Este tipo te observa de forma distante, sem te conhecer por completo, só vê a “fachada” por isso, sente ciúmes da sua vida “perfeita”.

Para aprender a lidar melhor com os invejosos de plantão, sugerimos os seguintes artigos:

Fontes: 

Mundo Psicólogos

Psicologia Online

R7


 

Autora
Lúcia Pego dos Santos

Tags:

Comentários

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.