Reflexão

10 Sinais que sua mãe é Narcisista

Este é um assunto para lá de delicado pois as mães costumam ser vistas como seres benevolentes, bem intencionados e que genuinamente desejam o melhor para os seus filhos. Mas, a grande verdade é que as mães são idealizadas socialmente. Afinal, um filho pode ser ruim, um irmão pode ser ruim, um chefe ou funcionário pode ser ruim…mas as mães não? Mães também são seres humanos.
Outra questão importante pontuar é que todo o ser humano TEM um nível de narcisismo, inclusive as mães. Então, se a sua mãe tem eventualmente comportamentos egoístas isso é normal, ela é uma pessoa como qualquer outra. Julgar uma mãe por não ser perfeita é novamente romantizar e cobrar um ideal impossível delas. O problema começa apenas quando o Narcisismo passa a ser patológico.

“É importante falar que todos nós temos traços narcisistas. E existe uma diferença entre você ter traço narcisista e você ter transtorno de personalidade narcisista [ …] A gente pode entender o narcisismo acontecendo no espectro. Ou seja, tem gente menos e mais. Duas pessoas que tem o transtorno podem ser muito diferentes porque uma tem menos e a outra mais.” explicou a Psicoterapeuta Taryana Rocha no podcast À Deriva.

Lembrando que uma pessoa Narcisista é, a grosso modo, centrada em si mesma, se sente superior aos demais e acredita merecer ser sempre o centro das atenções. “Essas características de necessidade de admiração se dão pela baixa autoestima do sujeito narcisista. Esse, de alguma forma, tenta compensar sua desvalorização própria com elogios, posições de importância e com a consideração positiva de outros” explica o Psicólogo Flávio Torrecillas em seu artigo.

O transtorno de Personalidade Narcisista só pode ser diagnosticado por um profissional. Porém, a impossibilidade de gerar um diagnóstico não impede você de entender os principais comportamentos das mães com esse transtorno e ficar atento. Caso você identifique a sua mãe nas características abaixo, recomendo você procurar um profissional.

1. Desrespeita a individualidade dos filhos

Uma mãe narcisista vê os filhos como uma extensão de si mesma. Ela quer ter poder sobre eles, não deseja que sejam independentes, não respeita limites e cultiva a vontade de controla-los. A mãe narcisista se dedica a quebrar o senso de individualidade do filho para ele esquecer o que realmente quer, desejar o que a mãe deseja e satisfaze-la.

“Quando você está lidando com narcisistas, você entra dentro de uma bolha de fantasia onde a realidade é distorcida. E tudo que você sente no corpo e no coração que seria um tratamento injusto da parte da pessoa narcisista você não consegue verbalizar o que é porque é muito sútil. Os abusos são tão sutis (às vezes é mais gritante se o narcisista tiver um perfil de personalidade mais abertamente agressivo) que eles vão desestruturando a vítima a ponto dela perder a personalidade. Ela não consegue confiar em nada que ela mesma pensa. Então ela não consegue validar para si mesma o que o narcisista tá fazendo com ela” explicou a Psicoterapeuta Taryana Rocha.

2. Não assume erros

Uma mãe narcisista tem um ego frágil pois provavelmente teve uma infância difícil, sofreu abusos. Como proteção desta fragilidade ela desenvolveu esse senso de grandiosidade para não enxergar os próprios erros e evitar sofrimento. Ela também tem dificuldades em sentir empatia e realmente se importar que esteja magoando os outros. Caso não tenha como negar um erro, ela tentará transferir a culpa para outra pessoa.

“Mesmo que você pegue ela fazendo algo de errado, ela é mentiroso patológica. Ela vai reescrever a história de uma forma que você fique mal e se sinta culpado por pedir que o outro te trate com o mínimo de respeito” explicou a Psicoterapeuta Taryana Rocha.

3. Faz gaslight

Fazer gaslight é basicamente invalidar a realidade que o outro está vivendo. Por exemplo: você está passando por um problema difícil no seu trabalho e sua mãe diz que “este problema não é nada” e que você “não deveria estar preocupado com isso”. Ela pode até mudar o foco para si, afirmando que os problemas dela sim, são importantes.

Também pode ocorrer quando uma pessoa reclama do abuso de um narcisista e ele invalida a reclamação, rotulando o outro de sensível demais. Esse tipo de comportamento narcisista gera nos filhos um forte sentimento de inadequação.

4. Quer ser o centro das atenções

Sua mãe sempre fica doente em momentos especiais para você, como em uma formatura por exemplo? Ou faz um barraco no seu aniversário? Estas situações podem ser apenas artimanhas diferentes de uma mãe narcisista para tirar o holofote do filho e transferir para si.

Outros sinais:

5. Tudo é sobre ela;

6. Ela é critica e tem exigências impossíveis de satisfazer;

7. Se magoa com facilidade;

8. Preferência explícita por determinado filho;

9. Preocupação excessiva com a opinião dos outros.

10. O filho sempre está “devendo” algo para ela.

Espero ter te ajudado. Desejo que você consiga se libertar e tenha uma vida saudável e feliz.

Fontes:


Fonte

Tags:

Comentários (2)

  1. Olha! Minha mãe era bem assim, só não fazia barracos em festas, o q ela fazia quando eu me queixava, mostrava onde ela estava errada, ela se ofendia e fazia chantagem fingia q estava tendo um chilique, só p evitar o assunto. Só via erros no q eu fazia, os erros q ela cometia ninguém podia falar!

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php
© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.