Reflexão

6 Sinais de que você vive com um Narcisista Oculto e não sabe

O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão generalizado de sensação de superioridade (grandiosidade), necessidade de ser admirado e falta de empatia.
Mas, além do narcisista padrão, existe um subtipo: o Narcisista Oculto. O Narcisista Oculto se diferencia por ter ansiedade social e perfil introvertido. Ou seja: assim como qualquer narcisista ele também acredita ser superior aos demais mas tem medo das pessoas e das críticas, por isso mantém essa sensação para si mesmo. 
Disfarça bem seu perfil autocentrado, emanando uma aura de generosidade. Suas ações egoístas parecem com altruísmo genuíno. É passivo agressivo e sua toxicidade atinge as outras pessoas com discrição.

Profissionais da saúde mental pontuam as características mais comuns nos Narcisistas Ocultos e  listamos as 6 mais reveladoras. Lembrando que o diagnostico deste transtorno de personalidade só pode ser feito por um profissional, use as informações abaixo apenas como um alerta.

1. A pessoa é uma eterna vítima

Você conhece uma pessoa que se coloca sempre como muito sofrida e usa isso para se mostrar altruísta, quase como um protagonista de novela mexicana? Saiba que este é um dos comportamentos mais característicos de um Narcisista Oculto.
“Observa se a pessoa com quem você se relaciona faz questão de procurar o lado mais triste possível de qualquer acontecimento, dar muita ênfase a isso e criar um aspecto meio melancólico em cima do seu sofrimento. Estar o tempo todo se projetando como uma vítima, como alguém injustiçado por tudo e por todos” explicou o Psicólogo Leonardo da Cunha Guimarães.
Esse comportamento, apesar de não parecer em um primeiro momento, esconde uma vaidade gigantesca. Afinal a “vítima” em uma história costuma ser uma pessoa injustiçada e certa. Então, quando faz isso, é como se o Narcisista Oculto falasse “Eu sou perfeito, um mártir, o problema são apenas os outros que não reconhecem minha perfeição.”

2. A pessoa busca exercer um controle indireto sobre os outros

O Narcisista Oculto pode parecer alguém extremamente generoso, altruísta e que se preocupa com os demais – ele se prontifica a ajudar, dar presentes e muito mais. Porém as pessoas que convivem com ele costumam sentir um desconforto constante, percebendo que as ações “generosas” são pouco sinceras. Na verdade o Narcisista Oculto busca criar nas relações um sentimento de dívida, culpa e outras sensações que façam as pessoas sentirem uma “obrigação” com o seu bem estar. E ele explora isso através de uma dose extra de drama.
“Ele está sempre olhando para as pessoas a sua volta e se perguntando: como eu posso fazer para tirar algum tipo de vantagem dessa pessoa? Como eu posso fazer para criar nessa pessoa a sensação de que ela me deve algo? Como eu posso fazer para imputar nessa pessoa responsabilidade sobre o meu estado de sofrimento? Esse é um funcionamento bastante característico da pessoa narcisista” explicou o Psicólogo Leonardo da Cunha Guimarães.
Ou seja: aquele favor ou super presente pode ser apenas uma forma que o Narcisista Oculto encontrou para te fazer se sentir em dívida com ele, posteriormente abusando da sua gratidão. 

3. Hiper sensível a Crítica

Ninguém gosta de ser criticado mas os Narcisistas em geral toleram menos ainda um feedback negativo. Porém, o narcisista clássico tende a se convencer que as críticas são fruto da inveja e vida que segue. Já o Narcisista Oculto jamais esquecerá qualquer crítica, guardando o rancor a 7 chaves em seu coração.
Lembrando que este ser tem um narcisismo oculto, ou seja, não é uma pessoa de confronto. Se ele não tiver poder sobre você, pode reagir mal e se vingar nas suas costas sem você ficar sabendo.

4. Tem senso de grandiosidade e acredita merecer tratamento especial

Atras da fachada de altruísmo existe uma pessoa autocentrada que se julga melhor que os outros. Mas, diferente do Narcisista clássico que deixa isso bem claro, o oculto esconde este sentimento. As pessoas que convivem com ele, porém, percebem que de um jeito ou de outro ele sempre arruma um motivo para se convencer que merece um tratamento vip.
Quando não ganha as devidas deferências o Narcisista Oculto se ressente, cria inimizades, se afasta do grupo ou se vinga. 

5. Critica todo mundo o tempo todo

Pensa numa pessoa invejosa. O narcisista oculto se ressente por não ter o devido reconhecimento que acredita merecer e percebe o sucesso alheio como um ataque pessoal. Ele guarda esse ressentimento para si mesmo mas em algum momento isso precisa sair e essa negatividade é colocada para fora através de críticas ( de preferência nas costas das pessoas, bem escondidinho..)
Lembrando que a crítica faz parte da sociedade e todos temos um nível de narcisismo segundo a psicologia. Infelizmente quando botamos defeito nos outros e nos damos como exemplo, nos sentimos superiores, experimentando prazer nesta massagem do ego. Mas a pessoa que tem o transtorno de Personalidade Narcisista (seja ele qual for) tem esta necessidade potencializada ao extremo, tendo como hobby depreciar os outros, diminuir conquistas ou fazer críticas (muitas vezes vazias e sem fundamento). Eles não conseguem se sentir genuinamente felizes pelos outros.

6. É alguém que “suga” suas energias

Uma pessoa que passa o tempo todo botando defeito nos outros, se fazendo de coitada, buscando criar sentimentos como culpa e dívida nas relações, incomodada com o sucesso alheio e se alegrando com as desgraças… é no mínimo alguém que “rouba” a energia e o brilho das pessoas ao seu redor.
Principalmente porque é difícil amigos e familiares se darem conta de tanta toxicidade disfarçada e ficam confusos. Mas todos se sentem exaustos emocionalmente. Se você sente que a convivência com alguém acaba com o seu psicológico mesmo sem entender o motivo, é melhor ficar atento e confiar nas suas próprias sensações. Procure um profissional da Saúde mental e avalie se vale a pena manter essa pessoa na sua vida.
Outros fatores:
Usa o silêncio para “punir” as pessoas que não fazem o que ele quer
Gosta de lançar indiretas maldosas que só o alvo costuma entender, mantendo a imagem de bom moço(a) com os demais
Habitualmente transfere a responsabilidade de seus atos ou emoções para outras pessoas
Convenientemente não lembra de situações e dos próprios erros, deixando os outros confusos com o que realmente aconteceu
Culpa as pessoas e é passivo agressivo. Ou seja, seus ataques são sempre velados e dúbios. Não tem coragem para assumir o que está fazendo e se confrontado inventará um milhão de desculpas para se justificar.


Tags:

Comentários

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php
© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.