Reflexão

3 Erros que fazem você parecer inseguro

Tem coisas na vida que parecem mais difíceis do que realmente são. Uma delas é o desenvolvimento de uma postura mais segura. Quer desenvolver a autoconfiança? Então, pare de fazer as 3 coisas abaixo:

1. Se justificar o tempo todo

Se explicar o tempo todo passa a sensação de que você é inseguro, acha que fez algo de errado e está prestando contas para os outros. O resultado? Algumas pessoas vão começar a achar que você realmente fez algo errado, outras vão explorar este comportamento para te responsabilizar por coisas injustas e poucas serão compreensivas.

Justifique as suas ações só se realmente for necessário, no geral você não deve satisfações. Atitudes como essa te colocam em um nível abaixo e faz com que os outros se sintam superiores a você, como um subordinado que presta contas ao chefe.

2. Não manter o olhar com as pessoas

Olhar para baixo e desviar o olhar o tempo todo passa medo e submissão.

Por exemplo: você já viu as encaradas dos lutadores no UFC? Além das caretas, olhar nos olhos demonstra autoconfiança e ausência de medo.

É claro, se você encarar uma pessoa como os lutadores de UFC parecerá, no mínimo, um maluco. O exemplo é apenas para ilustrar o poder do “olho no olho” nas relações humanas.

Também é natural desviar o olhar em uma conversa para lembrar de um fato, pensar ou piscar. A intenção não é deixar o interlocutor desconfortável: O ideal é manter o olhar o mais natural possível.

3. Querer agradar sempre

Tentar agradar os outros o tempo todo tem o efeito totalmente contrário: Você não agrada ninguém e ainda assume uma postura extremamente insegura.

Usar a satisfação das pessoas como uma bússola para as suas ações demonstra que você não tem segurança suficiente para decidir sozinho e as pessoas sentem isso. Não estou dizendo para você desconsiderar totalmente a opinião das outras pessoas, mas para usar o senso crítico e analisar se a expectativa dos outros é justa ou injusta.

E mais: Você pode achar que se submetendo a tudo estará garantindo uma boa relação com as pessoas. A verdade é que as chances de algumas pessoas estarem te usando são muito grandes. E às vezes não é por maldade: elas nem percebem, criaram uma crença de que você tem obrigação de fazer tudo por elas, afinal, sempre foi assim. E, como elas enxergam tudo como obrigação, não darão valor ao seus sacrifícios.

Se você precisa ser querido por todos estará disposto a ceder em qualquer coisa, a qualquer hora, e não vai conseguir nada.
Margaret Thatcher


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentário (1)

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.