imagem-capa.php
Reflexão

3 frases que tornam qualquer pessoa muito chata

As palavras possuem muito poder: elas carregam um impacto que pode ser ignorado por quem as está falando, mas sempre sentido pelos que as escutam. Para não soar irritante ou arrogante você não precisa deixar de dizer as coisas, apenas alterar algumas palavras. Pense que você também não deve gostar de ouvir as frases abaixo:

 1. “Eu te mandei fazer”

Essa frase a gente só aceita escutar de mãe e pai. Infelizmente as pessoas falam muito em mandar as outras sem nem se darem conta de como soa arrogante, mesmo quando um chefe está falando com o subordinado. Vamos combinar que é muita pretensão sair proferindo mandos e desmandos.

No lugar de “mandar” você pode experimentar “eu te pedi para fazer” ou  “solicitei que fosse feito”. Esta simples mudança gerará mais simpatia.

2. “Você errou”

Certamente precisamos alertar os outros de seus erros mas, para isso, não é preciso fazer a outra pessoa se sentir mal se o erro não foi grave. Errar é uma palavra forte, deve ser guardada para momentos realmente importantes (até para a palavra não perder o peso).

No lugar de sair acusando e expondo as pessoas, pode-se usar “ocorreu um equívoco”. Parece algo pequeno mas pense em você, o que preferiria ouvir dos seus amigos? 

3. “Faça como eu”

Outra coisa muito chata é ver as pessoas se usando de exemplo. Soa como auto afirmação, egocentrismo, mesmo que não seja a intenção.

Quase todos nós já fizemos isso pelo menos uma vez na vida com boa intenção, mas o resultado na outra pessoa normalmente não é positivo. Pense se um amigo chegasse para você e dissesse  “você não está fazendo da forma correta, faça como eu faço”. Não parece que a pessoa está tentando se sentir superior?

Trocar dicas é bacana mas pode ser feito com humildade como “vou te falar o jeito que estou fazendo e está dando certo para mim, vê se serve para você também”. Falando com sensibilidade é muito mais fácil da outra pessoa aceitar a sua dica.

4. “Qual é mesmo o teu nome? Eu nunca lembro”

Esquecer nomes acontece mas esta frase não conserta o problema, só piora. Sabe por quê?

Só o fato de errar o nome de uma pessoa é como dar um chute no ego dela. Afinal o nome é, para ela, a palavra mais importante do mundo! Ele destaca a singularidade, tornado ela única. Quando você erra o nome de alguém parece que você não deu a mínima para aquela pessoa ou está tentando tirar ela do sério. É ainda pior declarar que nunca lembra, aí você está dizendo que a importância dela para você é abaixo de 0.

Essa é uma das primeiras lições que um político aprende: Lembrar do nome de um eleitor é conquista-lo. Esquecer, é perdê-lo. Já notou como eles sempre chamam todo mundo pelo nome?

Comece uma amizade sempre com o pé direito: Preste a atenção no nome das pessoas. Mas, caso aconteça de esquecer, você pode dizer “tenho um problema de memória, qual é mesmo o seu nome?” para amenizar a situação.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentários

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

  • Tenha um
    Bom Dia!
  • Tenha uma
    Boa Tarde!
  • Tenha uma
    Boa Noite!
© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.