Reflexão

3 Frases usadas por manipuladores para te controlar

Essas 3 frases sutis são muito usadas por pessoas manipuladoras para controle e dominação. Inocentes a primeira vista, elas escondem muita malandragem e engenharia social. Se proteja, ao ouvir uma dessas 3 balelas ligue o seu desconfiômetro:

1) “Eu preciso para hoje”

Quando alguém está tentando te manipular a fazer algo que você não deve ou quer fazer, ele poderá colocar um falso senso de urgência na ação para não te dar tempo de pensar melhor. São pessoas que falam coisas como:

  1. Preciso disso hoje
  2. Já estou esperando muito tempo
  3. Que horas você vai fazer?

Sem tempo, você tem dificuldades em avaliar o quanto está errado realizar determinada atitude.

Junto com a pressa, o manipulador tentará colocar em você o senso de responsabilidade por aquela ação, mesmo que você não tenha nenhuma ligação com o que está sendo pedido. Essa falsa responsabilidade faz você se sentir em falta com a outra pessoa. Você fica culpado e pressionado, angustiado para acabar com a tortura e disposto a ceder em qualquer coisa só para se livrar do manipulador. Mas você não precisa ceder a algo que te deixa desconfortável para acabar com essa situação abusiva, você pode apenas dizer não.

Quando alguém te pressionar exigindo atendimento imediato das suas demandas, antes de falar qualquer coisa, pare e reflita no que está sendo pedido.

2) “Você não vai me ajudar?”

Cuidado com essa frase extremamente manipuladora: Ela sutilmente responsabiliza a pessoa que está ouvindo pelos problemas alheios. Afinal, por mais que o pedido seja absurdo poucas pessoas conseguem responder “não” a ela, pela forma como as coisas são colocadas.

Manipuladores vivem se fazendo de coitados, tentado gerar culpa nas pessoas para conseguir seus objetivos. Uma frase como essa coloca o outro como vilão simplesmente por não atender um pedido que, muitas vezes, pode ser abusivo. E ninguém deve ser coagido a “ajudar”, as pessoas devem ajudar porque querem e se sentirem livres para negar o que não se sentem a vontade em fazer.

3) “Eu só queria ajudar e o fulano foi mau comigo”

Você conhece alguém que é uma pobre vítima na mão dos outros e vive te procurando para buscar ajuda e se defender de malvados?

Cuidado! Se lembra que manipuladores vivem se fazendo de coitados? Pois é, e eles também vivem colocando umas pessoas contra as outras.

A intenção do manipulador é se fazer de vítima para criar raiva em você. A história contada pode estar distorcida e recheada de mentiras com objetivo de gerar revolta e te usar para se vingar dos outros.

Lembre-se que uma história sempre tem dois lados, nunca acredite cegamente no que te contam. Antes de tomar partido procure se informar do que realmente aconteceu conversando com todos os envolvidos.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentários (7)

  1. Estive pensando na manipulação pública a que somos submetidos todos os dias! Exemplo: há o Grupo Conservador e a Turma do "Inverta a realidade"; o primeiro luta por manter a Ordem estabelecida, o segundo quer subverter o Conceito de tudo o que as Ciências em geral confirmam. E, para alcançar o objetivo abjeto, vitimam-se em todas as instâncias. O que não concluem é que sempre existirão as Categorias, pois a inversão pode mudar a Posição, mas nunca extinguirá o Patamar.

  2. Estive pensando na manipulação pública a que somos submetidos todos os dias! Exemplo: há o Grupo Conservador e a Turma do "Inverta a realidade"; o primeiro luta por manter a Ordem estabelecida, o segundo quer subverter o Conceito de tudo o que as Ciências em geral confirmam. E, para alcançar o objetivo abjeto, vitimam-se em todas as instâncias. O que não concluem é que sempre existirão as Categorias, pois a inversão pode mudar a Posição, mas nunca extinguirá o Patamar.

  3. Infelizmente, tenho lidado com este tipo de comportamento por um looongo período. Vou direto pro céu. Ou não!!!

  4. Excelentemente retratado a manipulação no conceito de 3 frases, sendo que a veracidade dos factos é que estas pessoas tem sempre o objectivo de conseguir os seus propósitos por intermédio de outros, virando sempre o jogo a seu favor.
    O manipulador usa as variações de tom para tentar incutir ou superiorizar perante a vitima, atacando nos momentos em que tem audiência demonstrando a sua "superioridade", e quando deixa de ter público reverte o seu papel a um formato de "cordeiro" amigável.
    Existe diversas formas de retratar o manipulador, a manipulação e forma de actuar. O importante é a forma da pessoa interagir com este tipo de pessoas e retirar "o melhor proveito" da situação, sendo que na vida a maior capacidade que nos foi "incutida" é a capacidade de nos adaptar e aprender.
    Exemplo:
    Se o manipulador tende a elevar a voz para se fazer demonstrar, o importante é nunca responder na mesma forma / tom, ser inteligente e aguardar o momento certo para retribuir, porque o manipulador pode ser "esperto" mas tendem a perder o controlo quando não estão a conseguir levar a sua avante.

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.