Reflexão

3 “Sabedorias Populares” que estão atrasando a sua vida

Existe muita sabedoria em ditos populares mas também existem grandes besteiras que todo mundo repete apenas para se sentir bem. Frases que, se você parar para pensar com frieza, não fazem nenhum sentido prático. Espia as 3 mais comuns e venenosas:

1. Vou comer porque nem sei se vou estar vivo amanhã

Quem nunca ouviu ou disse essa pérola de sabedoria que atire a primeira lasanha. Sempre que queremos comer feito um animal, tiramos essa desculpa esfarrapada do bolso. Fico imaginando se levássemos essa frase para outras áreas da nossa vida:

Não vou pagar meus boletos porque nem sei se vou estar viva amanhã.
Não vou trabalhar hoje porque nem sei se vou estar viva amanhã.
Também não vou mais lavar minhas calcinhas porque, adivinha, posso nem estar viva amanhã.

A probabilidade é de acabarmos endividados, desempregados, fedorentos e com alguma bicheira. Mas, por que ninguém leva essa máxima para outras áreas da vida? Porque na verdade achamos ( e esperamos) que estaremos vivos amanhã.

Então, se você quer parar de comer besteira precisa entender que o momento mais importante é aquele quando você precisa decidir comer ou não comer alguma coisa. Se você é fiel ao seu planejamento, cria reputação consigo mesmo e, a curto prazo, saberá que pode confiar em si toda vez que se propõe a fazer alguma coisa. Isso mata o sentimento de “eu sei que não vou conseguir” a cada vez que você se propõe a tentar algo novo, aumentando as suas chances de sucesso em tudo o que você faz.

Jogue as desculpas fora, encare a realidade e decida com objetividade.

2. Se todo mundo está fazendo deve ser top

Na publicidade isso se chama “efeito manada”. Como animais sociais levamos muito em conta o que as demais pessoas acham e até tem inteligência nisso. A experiência alheia nos ajuda a decidir. O problema é achar que apenas o fato de todo mundo estar fazendo garante que algo é bom ou ruim. Lembre sempre:

  1. Quando surge uma oportunidade e está todo mundo fazendo, na maioria das vezes, significa que a oportunidade já passou. Quem realmente vai se dar bem é aquele que entrou na canoa antes de todo mundo.
  2. As pessoas mentem: mentem para si e mentem para os outros. Então, nem sempre acham coisas tão boas como dizem achar. Às vezes a pessoa tenta se convencer que algo é bom apenas para proteger o próprio ego, para impressionar os outros ou porque acha que deveria gostar de tal coisa.
  3. E o que até pode ser bom para os outros, pode não ser bom para você. Lembre da sabedoria da sua mãe: Você não é todo mundo.

3. Você precisa falar as verdades na cara!

O mais divertido dessa “sabedoria” é que normalmente quem mais a diz são pessoas que lidam muito mal com a crítica. Não amiguinho, ninguém gosta de ataques verbais, nem você, nem eu e nem ninguém.  E além de irritar as pessoas, dificilmente esse tipo de atitude gera resultado.

Começa que, quem disse que as nossas opiniões são “verdades”? Tudo é questão de ponto de vista. Falar com as pessoas colocando as críticas como verdades absolutas e atirar elas “na cara” (com zero de sensibilidade) só cria ressentimento e resistência na pessoa criticada, que não mudará só para agradar (principalmente depois de ser atacada). Entenda: isso só funciona bem nas novelas.

Se você precisa fazer uma critica a alguém use o tato: torne o erro da pessoa algo aparentemente fácil de resolver, sem estigmatiza-la. E tenha sempre em mente o seu objetivo ao criticar alguém: é ajudar? melhorar a convivência? Se for apenas atacar o melhor é deixar para lá. Todos nós temos a tentação de, por estarmos magoados, atacarmos as pessoas com a desculpa de falar “verdades” mas nada de bom vem desse tipo de picuinha. Só gera confusão, mágoas eternas e desnecessárias.

Como diria aquele sábio filosofo, muito popular aqui no Brasil:

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.
Seu Madruga


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentário (1)

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.