Reflexão

3 truques psicológicos para impor respeito sem ser chato

Impor respeito não precisa ser uma atitude agressiva ou arrogante: você consegue definir limites com calma, sem fazer uma cena. Para ser mais respeitado pelas pessoas de forma sutil, de modo que elas nem entendam completamente por que te respeitam tanto, comece a utilizar as três dicas abaixo:

1) Expresse calma diante do conflito

Esta é uma das dicas mais importantes para impor respeito com as pessoas e demonstra muito poder: Quando alguém te agredir verbalmente, tentar te desestabilizar ou provocar, se mantenha calmo e confiante. Ao fazer isso você demostra total ausência de medo, se colocando quase como “inatingível”.

Esta atitude também te ajuda a se manter lógico, conservando a sua linha de raciocínio. Se deixar provocar ativa uma forte emoção no corpo, aciona a área “mais emocional” do cérebro e te faz  perder o “fio da meada”. Ao aceitar o descontrole do outro sem se alterar você se mantém no controle da conversa.

2) Abandone as muletas vocais como “hmmmm” “Ahhhhhhhh”

Sentir a necessidade de “preencher” lacunas em um bate papo é sempre dispensável mas, em um momento de embate, é algo a evitar a todo o custo.

Usar essas muletas vocais passa uma extrema insegurança, de que você tem medo dos “silêncios” na conversa. E se você está impondo respeito com alguém é fundamental passar segurança: os limites impostos só serão respeitados se a pessoa entender que você é forte e apresentará “resistência” ao que não concorda (mesmo que essa resistência seja apenas uma discussão). Pessoas inseguras passam fraqueza, a impressão de que aceitarão tudo e qualquer coisa sem lutar.

Outro ponto negativo é dar a impressão as pessoas de que você não sabe bem do que esta falando.

Precisa parar o discurso para lembrar de algo? Então, não faça barulhos, simplesmente pense em silêncio mantendo o olhar com quem você está conversando.

3) Se sinta forte

Nós podemos entender sobre linguagem corporal, verbal, comportamento e usar esse conhecimento para atingir nosso objetivo mas nada será mais poderoso do que a forma como você se sente. Quando nos sentimos de determinada forma, instintivamente agimos daquela forma e refletimos este sentimento.

Para ser forte você precisa trabalhar a sua auto estima. Ao se sentir poderoso, você transmitirá este sentimento para as outras pessoas e terá facilidade em impor respeito.

Mas se você tem baixa auto estima, eu tenho uma boa notícia para você: a sua auto estima não é feita de cimento e nem de concreto, ela é construída com os seus pensamentos e pode ser modificada a qualquer momento, basta você decidir fazer isso. Este tempo trabalhando a sua auto estima pode ser o melhor investimento da sua vida pois trará resultados em tudo o que você fizer. Trabalhe para entender que você não é melhor do que ninguém, mas é tão importante como todo o mundo.

Obrigada por me prestigiar lendo este artigo, espero de coração ter contribuído em alguma coisa na sua vida. Tenha um bom dia 🙂


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

© 2012 - 2024 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.