Reflexão

7 atitudes para se tornar um Líder

Ser um líder não é apenas sobre ocupar uma posição de prestígio: o líder exerce função importante e fundamental nos grupos e precisa respeitar determinados princípios.
No livro “Poder e manipulação” de Jacob Petry o autor traz os comportamentos necessários para quem deseja exercer a função de liderança. A obra tem como base o clássico livro de Nicolau Maquiavel “O Principe”.
Descubra os 7 princípios:

1. Trabalhe a Autoestima

A autoestima é o primeiro pilar para todas as demais qualidades citadas abaixo. Sem autoestima, não se pode falar em autoconfiança.

Quando você acredita em si, acredita profundamente que é capaz de fazer coisas grandiosas, essa convicção irá se manifestar inconscientemente em suas palavras, ações e atitudes.

Sua energia será contagiante,  irresistível a todos a sua volta porque as pessoas pensarão que, se você acredita tanto em si mesmo, deve ter uma boa razão para isso. Ao perceber que os outros tem plena confiança em você, sua autoconfiança aumenta mais e se solidifica.

A partir desse momento você desenvolve este reforço interior, um círculo vicioso de autoconfiança.  A crença inabalável em si mesmo irradia poder e autoridade, fundamentais para liderança.

2.Aja como se tivesse já poder

A crença popular em relação ao poder é bem lógica: primeiro se conquista o poder e, depois, se age como se tivesse poder. A verdade é que essas questões não costumam seguir a lógica que estamos acostumados. Para conquistar o poder você precisa se sentir poderoso, merecedor deste poder, antes de o adquiri-lo. Grandes líderes passaram por esse processo, eles se convenceram de seu poder e autoridade que, aos poucos, tornaram-se reais.

Então, mesmo que você ainda não possua muito poder, aja como se o tivesse.

3. Seja diferenciado

É impossível ser uma pessoa grande agindo de forma comum. Se você deseja ser um líder poderoso e influente, distancie a sua imagem da imagem de uma pessoa comum. Se torne diferente dos demais.

Mas não confunda ser diferenciado com arrogância e prepotência. Aja com segurança e firmeza.

4. Comprometa-se com sua dignidade

Dignidade: Característica ou particularidade de quem é digno; atributo moral que incita respeito; autoridade. Maneira de se comportar que incita respeito; majestade.Atributo do que é grande; nobre.

Para ser um líder respeitado você precisa agir com dignidade. Manter o controle de si e de suas emoções principalmente nos momentos mais difíceis.

Comporte-se como se nada pudesse afeta-ló, como se sempre tivesse todas as ferramentas e todo o tempo de mundo para reagir aos problemas. Tenha em mente que é em você onde as pessoas buscaram força e esperança.

5. Seja Ousado

O mundo não é dos mais capazes nem dos mais esforçados. O mundo é dos ousados. Cultive a coragem necessária para se expor, agindo de maneira inusitada, inesperada e, até mesmo, controversa.

6. Ignore a inveja, o ciúme e o ressentimento

Quando você se posicionar com ousadia diante da vida, surgirá nas pessoas a sua volta todos os tipos de sentimentos. Alguns destes sentimentos serão positivos, e outros, nem tanto.

A grandeza naturalmente desperta a inveja nas pessoas. Ignore estes sentimentos negativos, seja indiferente a provocações. Você não pode viver o tempo todo se preocupando com as emoções alheias. Defina o seu caminho e siga em frente

7. Defina o seu valor

Na vida você recebe menos do que você pede. Se pedir pouco, receberá menos ainda. Não são os outros que definem o seu preço, mas você mesmo. O mundo nunca irá te pagar mais do que você acha que merece.

É preciso coragem e ousadia para se valorizar. Faça isso e, com o tempo, até quem não acreditava em você respeitará o seu valor.

Use essas dicas com sabedoria!

Fonte: Livro – Poder e manipulação, de Jacob Petry


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.