imagem-capa.php

7 práticas simples que te deixam mais inteligente

A mundialmente conhecida Revista americana Time enumerou algumas práticas simples que te deixam mais inteligente, exercitam o cérebro e aumentam o aprendizado. Espia:
A mundialmente conhecida Revista americana Time enumerou algumas práticas simples que te deixam mais inteligente, exercitam o cérebro e aumentam o aprendizado. Espia:

1. Anote o que você aprendeu no dia

Dedicar alguns minutos por dia para tomar nota sobre o que você aprendeu é simples e aumenta a sua capacidade mental. Escrever ajuda o seu cérebro a gravar as novas informações, já que esquecemos muita coisa todos os dias. Também é uma oportunidade de refletir.

Não precisa ser uma lista longa, apenas tome nota do que faz sentido para você.

2. Tenha amigos inteligentes

A sabedoria popular do “diga com quem anda que direi quem és” nunca fez tanto sentido: De acordo com Saurabh Shah o seu QI é a média das cinco pessoas mais próximas com quem você sai. Pode ser difícil para o ego mas sair com pessoas mais espertas é uma maneira rápida de aprender.

3. Leia muito

Esta dica não é nada surpreendente mas ler realmente parece essencial.

As opiniões variam em relação ao material da leitura que melhor estimula o cérebro, com sugestões que vão desde o desenvolvimento de um hábito de jornal diário até a obras de ficção e não-ficção, mas todos parecem concordar que ler te deixa mais esperto.

4. Jogue 

Jogar é divertido e também exercita o cérebro. E não são apenas jogos como xadrez e quebra-cabeças que desenvolvem suas capacidades mentais: Um estudo feito por pesquisadores do Hospital do Mar e do Instituto de Saúde Global (ISGlobal) de Barcelona descobriu que as crianças que jogam videogames têm melhores habilidades motoras e um melhor rendimento escolar.

Na análise das imagens de ressonância magnética do cérebro de um subgrupo de crianças, é possível observar que o uso dos videogames “estava associado a um melhor funcionamento de circuitos cerebrais que são importantes para a aquisição de novas habilidades através da prática, concretamente das conexões entre os gânglios basais e os lóbulos frontais” explicou o Doutor Jesús Pujol.

Mas atenção: jogar em excesso também é ruim. A mesma pesquisa aponta que jogar 9 horas ou mais por semana se associa à presença de problemas de conduta, conflitos com companheiros e menores habilidades sociais.

5. Explique aos outros

“Se você não consegue explicar algo de forma simples é porque você não entende o assunto”. Esta frase foi dita por um dos maiores gênios da humanidade, Albert Einstein.

Seguindo a sabedoria do físico, explicar algo nos faz  pensar melhor sobre o assunto em questão, afinal, é preciso entender do que se fala para passar adiante. E explicar de forma simples faz com que o exercício seja ainda mais poderoso.

Outra vantagem: é mais difícil para o nosso cérebro esquecer algo que explicamos.

6. Faça coisas novas aleatórias

Fazer atividades novas nos tira da zona de conforto e abre a mente para novas possibilidades. Um exemplo real disso foi o de Steve Jobs, que na faculdade entrou em aulas de caligrafia mesmo elas não tendo nada a ver com a sua área de atuação. Anos mais tarde foi exatamente esse conhecimento que motivou o empresário a inserir em seus computadores da Apple uma infinidade de fontes para o usuário usar. Essa idéia foi tão bacana que outras empresas copiaram a sacada da Apple. Resultado: Se hoje você pode usar várias fontes em editores de texto foi graças as aulas de caligrafia de Jobs.

Faça como Jobs e se desafie a experimentar novidades, você pode descobrir coisas interessantes fora da sua rotina.

7. Respeite o ócio criativo

Fazer uma pausa é muito importante. O cérebro precisa de um tempo para assimilar os novos aprendizados.

Ficar um tempo sem fazer nada também nos ajuda a relaxar. Sem a pressão somos mais criativos, por isso muitas soluções e idéias surgem em um momento relax, como o banho. Esse é o famoso fenômeno conhecido como “momento Eureka”.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

single.php

Mensagens do Bem

Aqui tem!! Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

  • Sigam-me os bons!