Reflexão

Aprenda a identificar pessoas manipuladoras por meio destes 7 sinais

Pessoas manipuladoras fazem coisas que até Deus duvida para garantir uma boa vida para si e os outros quem lutem. Prejudicam, magoam, provocam injustiças e estão pouco ligando, chegando ao ponto de quem é próximo não conseguir acreditar que o manipulador é capaz de fazer tanta porcaria. Os familiares se sacrificam para não ter de enxergar os desvios de caráter da pessoa que amam. Afinal, não é fácil enxergar o mal em quem temos sentimentos.
Algumas destas criaturas malignas nasceram com uma doença chamada psicopatia, mas existem manipuladores com outros tipos de patologias ou que simplesmente desenvolveram uma atitude infantil para lidar com a vida.
O problema é que nem sempre é fácil reconhecer quando uma dessas desgraças está presente na nossa vida. Aqui está 7 sinais para abrir os seus olhos!

1. Elas fazem você se sentir culpado

Pessoas manipuladoras seguem a sabedoria do Homer Simpson: “A culpa é minha e eu boto ela em quem eu quiser”. Por isso, você pode não ter nada a ver com o que está acontecendo, se descuidar elas vão tentar transferir toda a responsabilidade para você.

2. São eternas vítimas

É comum ficar com pena após ouvir um manipulador porque a vida dele é a mais difícil, as pessoas são mais injustas, o trabalho é mais desafiador e a torrada dele sempre cai com a manteiga virada pra baixo. Escutar as histórias desta pessoa é quase como olhar uma reprise de Maria do Bairro. E ele não faz nada de errado, as coisas ruins simplesmente acontecem a sua volta.

O motivo de tanto dramalhão é porque eles são auto centrados e só enxergam as próprias desgraças, sem considerar o sofrimento das outras pessoas.

3. Não assumem a responsabilidade pelos seus atos

Essas pessoas podem fazer as maiores besteiras e depois se descolam da responsabilidade, se fazendo de coitadas ou culpando outro pobre infeliz. Cuidado com quem acha que nunca erra: pessoas perfeitas não existem e quem se comporta assim tá escondendo sujeira para debaixo do tapete.

4. Costumam ser invejosas

Uma pessoa manipuladora costuma pensar que é a melhor bolachinha do pacote, um biscoito passatempo recheado no meio de outros biscoitos passatempo sem recheio. E ela é feliz pensando assim. Então, quando outra pessoa ousa se destacar é quase como um ataque pessoal. Ela não quer enxergar que os outros também tem qualidades, por isso, é comum ver um manipulador sutilmente criticando quem fez ele se sentir diminuído.

5. Distorcem e mentem

A verdade é apenas um detalhe inconveniente, o importante é a história que eles querem contar. Afinal, lembra que ele é uma vítima no meio de pessoas burras e malvadas? É comum você perceber que um manipulador está sempre distorcendo suas histórias, chegando a contar a mesma coisa de várias formas diferentes dependendo da sua conveniência. E o pior: se confrontado ele nega com tanta certeza que você fica até em dúvida da verdade, mesmo tendo presenciado o fato.

6. Chantagistas

Sabe aquela sensação de não estarmos fazendo o que realmente queremos? Esta sensação é um dos maiores indícios de que você está convivendo com um manipulador. Em geral, manipuladores convencem os outros a agir de uma determinada forma usando a chantagem emocional. Eles fazem você morrer de pena deles, se sentir culpado, assustado ou ameaçam ir embora.

7. O mundo gira em torno do seu umbigo

Quem não conhece aquele tipo de pessoa que só fala de si mesma? A pessoa é tão centrada que você sente que poderia das as costas e deixar ela falando sozinha que não faria diferença, já que só ela fala.

Isso acontece porque os manipuladores se sentem o centro do mundo, são egoístas e se interessam unicamente por si mesmos. Só demonstram interesse pelos outros se puderem usar o que está sendo dito para conseguir alguma coisa ou fazer fofoca.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentários

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.