Reflexão

Aprenda como dizer não sem ser grosseiro

“Toda vez que você diz sim, querendo dizer não, morre um pedacinho de você.” — Albert Einstein

Muitas pessoas fazem confusão e associam o “não” à falta de amor ou carinho, então para não ferir ninguém, preferem se sobrecarregar a dizer não. Ainda há as pessoas indecisas que só falam sim, porque não sabem o que querem.

Mas elas se esquecem que, ao dizer não ao outro,  elas estão dizendo sim para si mesmas, preservando a autoestima e diminuindo o estresse.

Então, para impor limites e aproveitar o seu precioso tempo com o que realmente quer fazer, seguem dicas para dizer não em diferentes situações.

1.Agradeça e depois rejeite

Esta é uma das formas mais educadas de  negar um convite para uma festa ou reunião familiar quando você tem assuntos mais importantes ou prefere ficar em casa.

Diga que está muito feliz por ser lembrada, mas que infelizmente não vai poder ir.

2.Vou olhar na minha agenda e depois confirmo

Conheça a versão adulta do “na volta a gente compra” que ouvimos da mãe quando crianças. Também é uma opção para fugir dos convites indesejados.

Quando você diz isso muitas pessoas já entendem o não disfarçado. Caso a pessoa insista, você pode dizer que a sua agenda está indisponível.

3.Não posso agora, talvez mais tarde

Esta resposta é ótima para os momentos em que alguém te pede para fazer alguma coisa imediatamente. Por exemplo: quando alguém da sua família te pede para preparar o jantar.

Como a pessoa está com fome, é bem provável que não fique te esperando e ela mesma faça a refeição.

Esta já é comprovada, funcionou comigo.

4.Negue com bom humor

Se você quer recusar um pedido de uma pessoa querida, mas não quer deixar a situação entre vocês constrangedora, uma ideia é minimizar os efeitos do não com humor.

Por exemplo: uma amiga me pediu o notebook emprestado no fim de semana. Como trabalho com ele, preferi não ceder. O que eu disse foi: “desculpe, mas não posso ficar longe do meu filho”.

5.Sugira outra pessoa

Esta é para o caso de alguém te solicitar algo que você não gosta de fazer mas conhece alguém que goste.

Eu mesma não sou muito fã de shoppings (não vejo graça nenhuma em ficar olhando vitrines), mas tenho amigas que acham divertido. Se alguma delas sugere esta programação, eu respondo: “não estou muito a fim de ir, por que você não vai com fulana?”

6.Seja firme, direta e sem arrependimentos

Esta vai para aqueles favores descarados que recebemos dos aproveitadores: nestas situações o melhor é se impor e dar um não curto e grosso.

Então se um amigo te pedir dinheiro emprestado pela terceira vez sem nem ter pago o primeiro empréstimo, diga o bom e mágico NÃO!

Lembre-se: o mesmo direito que a pessoa tem de pedir, você tem de negar.

Fontes:

https://claudia.abril.com.br/carreira/taticas-espertas-para-dizer-nao-sem-culpa/


 

Autora
Lúcia Pego dos Santos

Tags:
single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.