1º Lei: Contemplar o belo
O que Augusto Cury diz é para aproveitar os pequenos e bonitos momentos do dia a dia: curtir um solzinho, contar piada com os amigos, se aconchegar no sofá com quem se ama e brincar na chuva com as crianças.
Apreciar tudo que tem de bonito em sua volta, curtir o que a vida tem de bom!
– Quem despreza essa lei tem uma alegria fugaz, uma emoção superficial, disse Cury.
2º Lei: Sono Reparador
Descansar é fundamental: segundo o Doutor Cury, muitos erros e decisões equivocados poderiam ser evitados com uma boa noite de sono!
Pessoas que dormem mal também são mais irritadiças, impulsivas, explosivas e temperamentais.
– O sono reparador é o sono que renova a energia física e psíquica. É o sono profundo, relaxado, agradável.
É o sono que alimenta a tranqüilidade e estimula a inteligência. Uma vida feliz começa com um sono feliz.
3º Lei: Fazer coisas fora da agenda
Fazer coisas fora da agenda é quebrar a rotina, fazer alguma coisa diferente no seu dia. É ser flexível.
Para quebrar a agenda não é necessário grandes investimentos: basta fazer um caminho diferente no trabalho, acordar mais cedo para preparar aquele café da manhã especial, ligar para um amigo que você tem saudade…O importante é trazer novidade para a sua vida.
– Liberte-se de suas manias. Seja flexível e alegre. Saia de vez em quando de sua rotina.
4º Lei: Exercícios físicos e alimentação saudável
Não basta manter a mente sã, é preciso cuidar bem do corpo também.
Quanto mais saudável você for, maior será sua sensação de bem estar pois o seu organismo estará funcionando corretamente.
E para manter este equilíbrio duas coisas são necessárias: cuidar o que você coloca para dentro do corpo (alimentação) e colocar a “máquina” para funcionar (exercício físico)
– Mas não se esqueça de que muitos fazem uma dieta radical, mas têm uma péssima dieta emocional. “Engolem” todo tipo de problema sem digeri-lo, ficando com o corpo em dia e a alma doentia.
5° Lei: Gerenciar a emoção
Gerenciar as emoções é usar a consciência para administrar seus sentimentos negativos, como a raiva, inveja, tristeza ou vergonha.
Mesmo nos momentos difíceis, se você tiver controle sobre seus sentimentos, você consegue tirar sempre o melhor de cada situação.
– Não há dois senhores: ou você domina a energia emocional ainda que parcialmente, ou ela o dominará
6º Lei: Gerenciar os pensamentos
Existe uma grande diferença entre pensar e ter pensamentos: quem pensa está no controle da sua mente.
Quem só tem pensamentos não consegue controlar e direcionar a mente, ficando refém de lembranças ruins e preocupações desnecessárias.
– Você é senhor ou servo dos seus pensamentos? Raramente encontramos pessoas que sabem gerenciar os pensamentos. Essa lei representa os pilares de uma vida feliz.
7º Lei: Proteger os solos da memória
Proteger os solos da memória é cuidar da qualidade dos arquivos conscientes e inconscientes que contêm os segredos da nossa personalidade.
É se preservar do registro do medo, do desespero, das mágoas, enfim, do lixo de nossa existência. É também reescrever os arquivos doentios já arquivados.
– Todos se preocupam com os arquivos dos computadores, mas raramente alguém se preocupa com as mazelas e misérias arquivadas em sua memória. Se não protegermos a memória, é possível ter uma vida completamente infeliz, mesmo com uma infância saudável.
8° Lei: Trabalhar perdas e frustrações
Trabalhar as perdas e frustrações é ver os problemas de um angulo diferente, aprendendo com cada frustração – e não somente lamentando.
A pessoa que consegue fazer isso pode até se abater em algumas situações, mas tem resiliência para levantar e continuar sua caminhada.
– É ter consciência de que a vida é uma grande escola, mas pouco ensina para quem não sabe ser um aluno… É ser um eterno aprendiz. Sem trabalhar perdas e frustrações, a vida alterna-se entre momentos felizes e períodos de profundo sofrimento.
9° Lei: Ser empreendedor
Ser empreendedor é assumir riscos para realizar os próprios sonhos, trabalhando duro pelo que se deseja.
– Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.
10° Lei: Inteligência espiritual
Dizem que quem dá o sentido para a vida somos nos mesmos. E é exatamente isso que significa ter inteligência espiritual:
– Inteligência espiritual é ter consciência de que a vida é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta. É procurar o sentido da vida, mesmo sendo um ateu, concluiu o Doutor
Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.
Muito bom. Adorei.
Ótimo!!!!
EU LI ESTE LIVRO A ALGUNS ANOS, PASSEI A INVESTIR EM MIM ESTUDEI PASSEI EM UM CONCURSO PÚBLICO; FIZ VESTIBULAR, FIZ GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, ESTOU CONCLUINDO DUAS PÓS, ESTOU TRABALHANDO NA ÁREA E A VIDA TEM ME SORRIDO.
NESTE DECURSO DE TEMPO LI OUTROS LIVROS DE MESTRE É CLARO, MAS ESSE MUDOU A MINHA VIDA!
Vivendo e aprendendo : Já li alguns de seus livros,sempre aprendi e apendo com eles .Sempre acreditei que não só podemos como devemos crescer em todos os sentidos .
Certa vez um homem a quem admiro muito disse me :Você tem a força de um touro e não mede esforççços para atingir seus objetivos, mas precisa aprender planejar e se organizar antes de agir.Naquela época eu nem sabia o que era planejar apenas sabia o que queria e agia desordenadamente e quase sempre conseguia .Minha arma era o desafio.Hoje através de cursos e muita leitura melhorei um pouco , porém , ainda pulo etapas estou longe de atingir meus sonhos.Tenho 87 anos e muita sede de auto conhecimento e consequentemente evolução Amo o conteúdo de seus livros .
Obrigada e aceite beijos no coração
Muito bom!! Recomendo.
Eu preciso da ajuda emocional e psicológica de Augusto cury
Obrigada senhor amei , todos os dias a gnt aprende algo novo e vjo quanto tenho q aprender mais e mais ,,