Reflexão

Conheça 10 MULHERES que marcaram a história da humanidade

Você tem curiosidade de saber quais são algumas das mulheres mais importantes da história? Então, descubra agora: uma lista com cientistas,rainhas, filósofas, políticas, militares e empreendedoras!

 imagem da publicacao

1.Hipátia

Filósofa, matemática e astrônoma

Hipátia viveu entre os anos de 355 e 415 d.C  no Egito Romano, considerada a primeira cientista do gênero feminino.  A ela são creditadas as invenções de um hidrômetro aprimorado, do astrolábio (um instrumento naval que era usado para medir a altura dos astros acima do horizonte) e de um instrumento para destilar água.

 

 

Foi chefe da escola platônica em Alexandria, onde lecionou filosofia e astronomia. Hipátia foi autora de diversas obras literárias que fizeram parte do gigantesco acervo da Biblioteca de Alexandria, que foi a mais célebre biblioteca da história da humanidade.

imagem da publicacao

2. Ada Lovelace

Matemática e escritora, primeira pessoa programadora do mundo

Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa e também a primeira pessoa programadora do mundo! Em 1843, muito antes da nossa ideia atual de computador pessoal existir, fez um trabalho que é considerado o primeiro algoritmo criado na história da computação. Ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.

Só após muitos anos de seu falecimento o trabalho foi reconhecido e recebeu inúmeras homenagens. Além da linguagem ada, a medalha britânica de mérito em Ciência da Computação tem seu nome, assim como a Conferência Britânica Anual para Mulheres na Graduação na Área de Computação (BCSWomen)

 

imagem da publicacao

3. Joana d?Arc

Militar

Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 . Foi uma figura importante durante a Guerra dos Cem Anos, um conflito entre a Inglaterra e França. Com 13 anos de idade, começou a receber mensagens, que ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida. Nestas mensagens, ela era orientada a entrar para o exército francês e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra. Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares.

 

Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes lhe renderam o reconhecimento do rei Carlos VII. Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira.

Fonte

imagem da publicacao

4. Maria Quitéria de Jesus

Militar

Maria Quitéria de Jesus Medeiros foi uma militar brasileira nascida em Salvador, a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil. Ela se alistou como voluntária para lutar na Guerra da Independência. Maria Quitéria tinha grande habilidade com armas de fogo e teve atuação destacada em lutas importantes, sendo condecorada com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul.

imagem da publicacao

5. Cleópatra

Última rainha do Egito

Cleópatra, a mais famosa rainha do Egito, foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas. Quando chegou ao poder sua prioridade era restabelecer a soberania do Egito, que estava sendo “engolido” por Roma.

Apesar dos mitos a respeito de Cleopatra, as evidencias sugerem que era uma rainha séria, tendo resolvido problemas difíceis em seu reinado. Também não era a mulher linda, como cinema sempre mostra. Conseguiu manter a potente Roma sob controle por 20 anos. Após sua morte o Egito se transforma uma província do império Romano, perdendo a autonomia.

Fonte: documentário A Verdadeira Cleópatra

imagem da publicacao

6. Marie Curie

Cientista

Marie Curie nasceu em 1867 e foi uma física e química polonesa que realizou pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira e única, entre homens e mulheres, a receber dois prêmios Nobel em áreas cientificas.

Algumas das conquistas de Marie são a teoria da radioatividade, técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio. A cientista fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia, que até hoje são grandes centros de pesquisa médica. Morreu de leucemia, devido a superexposição a radiação em suas pesquisas.

imagem da publicacao

7. Catarina, a Grande

Monarca, Imperatriz da Rússia

Catarina, a Grande, foi Imperatriz da Rússia por 34 anos, de 1762 até sua morte. Muitos reis da época cairam rapidamente, o que torna seu reinado longo. Entre seus feitos Catarina expandiu o Império, tornando a Rússia conhecida como uma das maiores potências europeias. Teve um reinado marcado por muitos sucessos e polêmicas.

imagem da publicacao

8. Rainha Elizabeth I

Monarca, Rainha da Inglaterra e Irlanda

Conhecida também como a rainha virgem, Elizabeth, nunca se casou nem deixou herdeiros. Sob seu comando a Inglaterra se tornou a maior potência econômica, política e cultural (nessa época surgiu William Shakespeare) da Europa sendo, por isso, o período de seu reinado conhecido como a “Era de Ouro” inglesa.

Na era elisabetana a Inglaterra se consolidou como a maior potência colonizadora do Novo Mundo. Seu reinado durou até sua morte.

imagem da publicacao

9. Margaret Thatcher

Política, primeira-ministra 

Também conhecida como a A Dama de Ferro, foi a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido, em 1979, e é uma das principais figuras políticas das últimas décadas. Thatcher foi reeleita para 3 mandatos consecutivos.

A primeira-ministra conduziu o Reino Unido durante a Guerra das Malvinas, em 1982, e reduziu o papel do Estado e incentivou o livre mercado.

“Gostemos ou não, Margaret Thatcher mudou a economia britânica para sempre. E também mudou a maneira de pensar dos britânicos sobre o dinheiro, o capitalismo e a empresa.”, explicou Tony Travers, professor na London School of Economics.

imagem da publicacao

10. Melitta Bentz

Empreendedora, fundadora da MELITTA, inventora do filtro de café

A alemã Melitta Bentz,  em 1908, desenvolveu o primeiro filtro de café da história e fundou a conhecida empresa Melitta. Após as queixas do marido ao sabor do café, que variava muito, ela chegou a conclusão que o problema era o coador de pano. Depois de testar várias técnicas eis a solução: no fundo de um bule de latão ela fez vários furos e colocou sobre eles uma folha de mata-borrão, retirada do caderno de exercícios de seu filho mais velho. A invenção ganhou o gosto da família e, por isso, ela decidiu criar o negócio.

Atualmente a Melitta é uma das cem maiores indústrias da Alemanha, presente em mais de 100 países.

Atenção: Não tem como citar todas, afinal, temos inúmeras mulheres importantes na história do mundo. Que tal nos ajudar a completar essa lista, adicionando nomes de outras mulheres que deixaram sua marca na história? Coloque nos comentários

Background image created by Katemangostar – Freepik.com


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentário (1)

  1. Sempre tive grande admiração por mulheres, cada uma em sua época, que se destacaram no mundo dos homens desde os primórdios da cultura da humanidade! Em especial Joana D'Arc e sua espada pela sua história de bravura singular; e pela Margareth Tatcher, mais contemporânea, pelo seu de luta surpreendente pelo re-erguimento da Grã-Bretanha!

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.