Reflexão

Método Inteligente para evitar preocupações e começar a viver

A preocupação nunca venceu o destino.
Provérbio Japonês

Você consegue imaginar a sua vida com 70% menos preocupações? Imagina só resolver os seus problemas na boa, com a tranquilidade no olhar de quem cancela os serviços do telefone sem se abalar. Você pode estar pensando: “Ah, esses links “caça cliques” prometendo magia na minha vida”. Mas isso é possível amiguinho, e é tão simples que chega a dar raiva na gente por não ter feito antes.

Já aviso desde já que eu não tirei essas informações das vozes na minha cabeça, essas dicas estão no livro escrito em 1948 por Dale Carnegie “Como evitar preocupações e começar a viver”.

O mais importante que a gente precisa entender é que tudo começa na nossa cabeça. Afinal, duas pessoas podem passar pela mesma coisa e ter opiniões totalmente diferentes. A diferença é a interpretação de cada um, cada cabeça um sentença.

A primeira coisa para diminuir as preocupações é viver como aquele jornal dos anos 90: Aqui e agora. Abra mão do que aconteceu no passado, pare de reviver aquela vergonha que você passou na escola quando tinha 8 anos de idade na hora do recreio enquanto comia sanduiche de queijo. Também não adianta tentar ser o Exterminador do Futuro, se matando para evitar os problemas dos próximos anos. Passado é lugar de referência, não de residência. E, o futuro, apenas uma possibilidade. Tudo que você tem é agora.

Então:

  1. Se lembre do preço que você paga por se preocupar, perdendo tempo e se deprimindo. Pensar nos boletos vencidos não faz com que eles se encaminhem para as lotéricas e se paguem sozinhos, o nome disso é esquizofrenia. Se você passar metade do tempo que se preocupa tomando uma atitude para resolver os seus problemas, não terá mais no que se preocupar.
  2. Esqueça a frase “depois eu vejo isso”. Quando tiver de enfrentar um problema resolva a bomba assim que ela cair no seu colo.
  3. Se você tem um problema difícil que o preocupa, aplique esta fórmula que não é magia e nem tecnologia, apenas lógica pura: a) Pergunte a si mesmo: “Qual a pior coisa que poderá me acontecer?” b) Prepare-se para aceitar o pior, se for preciso. c) Depois, calmamente, procure melhorar a situação, partindo do pior.
  4. Se manter ocupado te mantém envolvido, evitando preocupações. Muita ação é uma das melhores terapias que já se descobriu para curar aborrecimentos.
  5. Não faça barulho por causa de bobagens. Não permita que coisas insignificantes arruinem sua felicidade, como a opinião política do primo do tio do amigo do cachorro do seu vizinho.
  6. Não se vingue dos inimigos. Se vingar é se preocupar com picuinhas, mediocridade e dar muita atenção a quem não vale nada. Pense como seus inimigos iriam vibrar de alegria em saber que você se desgasta pensando neles. O seu tempo vale tanto quanto as barras de ouro do Silvio Santos: vale mais do que dinheiro. Não desperdice um minuto sequer pensando nas pessoas que não o agradam.
  7. Não se preocupe com a crítica: uma crítica injusta é frequentemente um elogio disfarçado. Quer dizer que você despertou ciúme e inveja. Lembre-se de que ninguém chuta cachorro morto.
  8. Evite se revoltar, lamentar e se preocupar com o que você não pode mudar, como o clima, a natureza das pessoas ou o passado.

Que tenhamos serenidade para aceitar aquilo que não podemos mudar,
Coragem para mudar o que for possível,
E a sabedoria para saber discernir entre as duas.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentário (1)

  1. Coisas que já ouvimos … Que sabemos … E precisamos sempre ouvir novamente! Ler sempre!
    O nosso foco é sempre o primo do amigo …

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.