Reflexão

Método Japonês para Organizar a sua vida

Quem nunca ouviu falar em 5S? Acho que todo mundo já ouviu sobre essa metodologia pelo menos uma vez na vida. Isso é tão falado que você pode estar pensando “não acredito que abri este site pra ler sobre o 5S 🙄  “, mas palma palma, não criemos cânico!! Vale a pena saber mais sobre esta técnica japonesa.
“Seiri, Seiton, Seisô, Seiketsu e Shitsuke” parecem nomes de sushis mas são os tais 5S. Estas palavras não possuem tradução exata para o português mas aqui foram traduzidas como Senso de utilização, Senso de organização, Senso de limpeza, Senso de saúde e Senso de disciplina.

“Moço, me vê um seiri, um seisô, dois temakis, shoyo e gengibre pra viagem”
No português optamos por usar a palavra “Senso” antes de cada “S” por dois motivos:

  1. Simplesmente porque senso começa com “s” kkkkkk
  2. Porque a palavra senso deriva de “bom senso”, característica de pessoa sensata. O 5S é o uso do bom senso, coisas que todo mundo sabe que deveria fazer mas poucos fazem (principalmente aqui no nosso Brasilzão de meu Deus).
Criada no Japão durante o período pós-Segunda Guerra, a técnica faz parte da estratégia para a reconstrução do país. E vamos combinar: por pior que esteja a sua vida, ela não pode estar mais zoneada que um país pós bomba atômica. O método viabiliza a construção de uma base sólida que fomente um ambiente de melhoria constante para as empresas. A principal ideia por trás do 5S é manter o local de trabalho e a vida sempre organizados, limpos e, sobretudo, produtivos.
Seguir os conceitos apontados pelos “5S” permite uma rotina mais equilibrada, com organização, eficácia no dia a dia, qualidade de vida e sustentabilidade, já que o método abrange tudo o que é essencial e evita desperdícios e excessos.
Veja como aplicar esses “S, S, S, S e S” na sua vida:

1.Seiri – Senso de utilização
Separe o que é útil do inútil

Itens, ferramentas e estruturas desnecessárias trazem mais dor de cabeça do que os comprimidos de neuosaldina podem imaginar: eles aumentam os custos de manutenção, estimulam o desperdício, desorganizam o ambiente, exigem limpeza, entulham nossa casa…

Nesta primeira etapa, o 5S orienta você a separar todos os objetos em 3 categorias: o que você sempre usa, o que você usa as vezes e as coisas inúteis que devem ser jogadas fora ou doadas.

Quando falamos de inutilidades esse conceito pode ser extendido para  todas as áreas da vida, como nossos hábitos, relacionamentos, tarefas e até pensamentos. Quanto tempo a gente gasta com tarefas ou pessoas inúteis?

Menos tempo desperdiçado é mais tempo para você usar em algo útil. Lembre-se: o seu tempo é igual as barras de ouro do Silvio Santos, vale mais do que dinheiro.

2. Seiton – Senso de organização
Simplifique e organize

A organização torna mais fácil a localização de ferramentas, agilizando a rotina e execução de tarefas. Com o segundo S você economiza tempo, diminui atrasos ou imprevistos e deixa o ambiente mais arrumado e agradável.

Então, lembra que na etapa anterior você deveria separar o que você usa com frequência do que você raramente usa? Agora é a hora de organizar suas muambas: O que você sempre usa deve ficar a mão e o que você raramente usa deve estar guardado dentro de algum móvel.

Novamente essa ação pode ser estendida a várias áreas da sua vida: quantas tarefas na sua casa/trabalho você poderia simplificar? Por exemplo: na minha casa eu deixo uma lista de compras padrão para o supermercado impressa e colada na geladeira. Então, ao invés de ficar refletindo para refletir no que está faltando, consulto esta lista, olho na dispensa o que falta e anoto o que não tem mais. Uma atitude simples que agiliza o dia, me poupa do estresse de ficar procurando coisas aleatoriamente e evita esquecimentos.

Use como filosofia de vida: organize e simplifique tudo o que aparecer na sua frente.

3. Seiso – Senso de limpeza
Limpe e evite sujar.

O terceiro “S” coloca a limpeza como hábito diário. A manutenção constante da limpeza deixa o ambiente mais agradável, seguro, organizado e evita perder horas a fio limpando serviços acumulados.

Além disso, o ideal é identificar a principal fonte de sujeira e evitar que ela se acumule. Evitar sujar é tão importante como limpar. Por exemplo: se você for tomar água use sempre o mesmo copo, ao invés de pegar um diferente a cada vez. Com o tempo isso vai se tornando parte do seu estilo de vida.

O hábito da limpeza é tão comum no Japão que, nas escolas, os alunos limpam a suas salas após a aula. Se nossos amigos do sol nascente conseguem, você também consegue!

4. Seiketsu – Senso de saúde
Padronize práticas saudáveis.

Seguindo os S’s agora você já estaria com tudo nos trinques. Para manter o seu trabalho duro, você precisa definir regras e procedimentos diários de limpeza e organização.

E assim como padronizamos procedimentos poderemos também padronizar nossos comportamentos, criando regras para cuidarmos melhor da nossa saúde física e mental.
Por exemplo, se você especificar que todos os dias num determinado horário irá praticar alguma atividade física por um tempo determinado, você estará criando uma regra específica quanto à sua atitude de melhorar seu condicionamento físico.

Todo mundo quer ter bons hábito mas poucas pessoas investem tempo criando regras para manter estes hábitos. E este é o pulo do gato! Sem planejamento nada acontece.

5. Shitsuke – Senso de disciplina
Assuma a responsabilidade de seguir padrões saudáveis.

O quinto e último passo é chamado de Shitsuke, ou “manter”. Ele procura estabelecer um cronograma e “auditoria” para ver se o que foi planejado está funcionando, além de assegurar que todos tenham entendido suas responsabilidades dentro do sistema.

Este procedimento ajuda a evitar erros e corrige o que não foi bem planejado. Afinal, não basta criar regras, elas precisam funcionar.

Esta metodologia pode ser perfeitamente empregada na vida pessoal, na qual a classificação, a organização, a limpeza e a identificação dos problemas tornem a vida mais fácil e feliz.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentário (1)

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.