Reflexão

Organização Pessoal: Como começar

Você quer ser mais organizado mas  acha difícil seguir todas as dicas sugeridas na internet? Então, saiba que eu também acho difícil seguir todas essas dicas idealizadas. Na vida é necessário ser prático e objetivo, romantizar demais as tarefas torna tudo muito difícil de seguir, não se sustenta no dia a dia. Tenha em mente que o importante é resultado, o resto é balela. 

Estas são soluções práticas que encontrei para minha rotina:

1.Crie rotinas inteligentes

Pense bem nos processos de organização que você quer inserir na sua rotina. Menos é mais: enxute ao máximo as obrigações para fazer apenas o que é importante.

Mas, como assim processos?

Por exemplo, todo o mês (há aproximadamente 3 anos) eu inseri alguns procedimentos na minha rotina:

  1. Faço o meu controle financeiro (assim sei exatamente quanto estou gastando e quanto dinheiro tenho)
  2. Tenho um controle das minhas tarefas diárias/mensais/semanais/anuais (esse controle me da uma visão a curto, médio e longo prazo dos meus objetivos e me permite administrar melhor o tempo)
  3. Tenho outro controle dos meus suplementos alimentares e pequenos hábitos diários (como fazer exercícios físicos, estudar inglês, beber 3L de água, etc)
  4. E outro controle de resultado dos meus projetos

Estes processos fazem muito sentido para mim, eu pensei neles e eles me ajudam a me organizar. Eu não os faço porque os vi em algum vídeo no youtube, os faço porque testei e os achei úteis. Isso é importante pois essas ações tomam certo tempo e precisam ser lembradas e a gente só lembra do que é realmente importante.

Se impormos para nos mesmos tarefas de organização que não fazem sentido prático na nossa rotina (não geram nenhum resultado), acabamos nem lembrando de fazer elas (já que não fazem diferença) e no final do dia nos sentimos frustrados por não fazer o que nos propomos, então, reforçamos uma idéia na nossa mente de que não conseguimos ser regrados. E toda crença tende a se perpetuar, ou seja, começamos a acreditar que somos incapazes de criar rotinas e nos organizar. Mas muitas vezes o problema não somos nós, e sim os processos inúteis que desejamos fazer só porque os achamos “bonitos”.

2.Potência não é nada sem controle

Uma frase de propaganda de automóvel mas que faz muito sentido: A “potência” aqui eu chamo de energia usada para fazer nossas tarefas. Então, não adianta se matar de trabalhar se você não tem controle dos seus resultados para saber o quanto está crescendo, o que está dando certo e o que está dando errado na sua rotina.

Neste site tem vários planners bonitos e práticos para controle financeiro, de hábitos, mensais, anuais, etc…para você imprimir e criar seus controles.

3.Tenha dias marcados para fazer as rotinas

Todas as tarefas que entram na categoria de “algum dia” serão esquecidas. Se você quer se organizar precisa definir dias no mês para fazer as tarefas como o dia de fazer o seu controle financeiro, dia do pagamento de contas, dia da faxina, etc.

4. Use o Trello

Não, eu não estou ganhando nada do Trello mas bem que deveria pelo tanto que indico essa ferramenta kkkkk

O Trello é excelente para organizar informações,  rotina, objetivos, projetos. Ele é muito versátil e melhor, gratuito!

Aí em cima você pode ver alguns dos meus painéis no Trello (meu Trello está todo em inglês porque estou estudando esta língua e tento manter todas as minhas coisas em inglês para me forçar a estudar). Você pode ver algumas idéias de organização: receitas, objetivos do ano, administração da sua vida (vencimento de contas, rotinas, tarefas, etc).

5. Abra mão do medo de por as coisas no papel

Eu não sei bem o motivo psicológico mas todos temos resistência de colocar nossos objetivos, tarefas e pensamentos no papel. Quem sabe seja o medo de parecer bobo. Mas é quase impossível pensar na organização da sua rotina sem escrever seus problemas, desejos e obrigações para ter uma visão mais ampla das coisas. Afinal, para planejar é preciso pensar: As grandes empresas planejam seus objetivos e elas fazem isso porque funciona.

Meu conselho é:

Faça uma lista com seus problemas e pense na forma mais objetiva e prática para resolve-los, depois, trabalhe neles.

Faça uma lista com seus objetivos e pense da mesma forma em qual a melhor estratégia pra alcança-los, depois, trabalhe neles.

Faça uma lista com todas as suas obrigações diárias e pense em como simplifica-las.

Feito isso, lembre-se do passo 6:

6. Critique, repense

Para se organizar você terá que inserir novos processos e procedimentos na sua vida e quanto mais simples, fáceis, práticos e objetivos eles forem, melhor.

A questão é que organização é um aprendizado de longo prazo e você não  conseguirá planejar tudo perfeito de primeira. Primeiro você planeja, depois testa o planejamento e analisa o que está dando certo e o que está dando errado. Usando de novo a organização empresarial como exemplo, é assim que as grandes empresas fazem: elas testam processos e o que não funciona elas abandonam ou alteram. Porque não copiar essa visão útil para nossa vida?

A regra é observação, experimentação e pensamento critico.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

Comentários

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.