Reflexão

Por que a garra é mais importante do que o QI para atingir o sucesso?

Estamos acostumados a pensar que as pessoas mais inteligentes são aquelas que terão sucesso no futuro. Mas a ciência está provando que não é bem assim:

Inteligência não é garantia de sucesso no futuro. A psicóloga Angela Duckworth é autora de um bestseller sobre o assunto e ganhou milhões de adeptos com sua teoria, batizada de TED Talk. Depois de passar anos estudando pessoas bem sucedidas e tentando entender o grande fator do sucesso, ela teve uma surpresa: Não era o nível de QI que ditava o sucesso, e sim algo que ela definiu como “gritty”.

Mas o que é “gritty”?

“É a combinação da paixão e da perseverança que torna esses grandes realizadores pessoas especiais”, afirma. “Em uma palavra, eles têm garra”. Conta Angela.

Então, uma pessoa Gritty é perseverante, resiliente e batalhadora, capaz de superar dificuldades, obstáculos e até as falhas. Alguém que está sempre melhorando. Mas ainda tem um ingrediente a mais: paixão. Para os bem sucedidos a jornada é tão importante quanto o resultado final:

“Mesmo que algumas das coisas que elas tinham que fazer fossem entediantes, frustrantes ou até dolorosas, elas nem sonhariam em desistir. A paixão dessas pessoas é realmente duradoura.”

imagem da publicacao

O mais importante para vencer não é uma capacidade intelectual absurda, mas ter persistência e conseguir se adaptar as situações. Angela desenvolveu uma equação que explica melhor o conceito:

– Talento x esforço = habilidade
– Habilidade x esforço = conquistas

“Talento é o quão rápido suas habilidades melhoram quando você investe no esforço. Conquista é o que acontece quando você utiliza as habilidades adquiridas”, explica.

imagem da publicacao

E o que isso significa para você? Significa que não há nenhum problema em não ser o gênio da turma ou da sua empresa. Significa que o esforço que você deposita para alcançar seus objetivos (ou seja, sua perseverança) e sua dedicação ao longo da jornada importam mais do que a sua pontuação em testes de QI. O motivo? A garra sempre se sobrepõe ao talento. Ou como Angela afirma: “Nosso potencial é uma coisa. O que fazemos com ele é outra”.

Fonte: Forbes

Foto: Background image created by Nensuria – Freepik.com


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

Comentários

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php
© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.