imagem-capa.php

Por que tentar agradar a todos o tempo inteiro é uma das piores coisas que você pode fazer?

Você é uma pessoa que tenta agradar os outros o tempo todo, vigiando suas palavras e ações? Fica muito preocupado(a) com a opinião das outras pessoas?
Você é uma pessoa que tenta agradar os outros o tempo todo, vigiando suas palavras e ações? Fica muito preocupado(a) com a opinião das outras pessoas?

Ao invés de dizer um monte de obviedades sobre como esse comportamento é pouco produtivo para sua auto estima, vamos analisar o x da questão. Se você está agindo assim, o seu maior desejo é ser querido e agradar as pessoas. Então, vou te contar algo que ninguém nunca deve ter te dito:

Tentar agradar os outros o tempo todo tem o efeito totalmente contrário. Você não agrada ninguém, muito menos a si mesmo.

Pensa comigo: o mundo está cheio de pessoas legais. Mas o mundo também está cheio de pessoas egoístas, mal intencionadas e manipuladoras. Como você irá agradar estas pessoas? Tem gente que é impossível agradar.

Mesmo as pessoas bacanas não devem ser uma bússola para todas as suas escolhas: nem as próprias pessoas sabem o que querem.

Por exemplo, todo mundo muda de opinião, hoje alguém pensa que algo é correto mas, amanhã, já pensa de outra forma. Então, uma pessoa que esperava de você um comportamento x, hoje, espera y e critica você por agir de uma forma que ela mesma pode ter exigido, no passado.

Você aceitará viver inseguro, esperando que as pessoas determinem seus próximos passos, terceirizando o controle de sua própria vida?

Outra verdade é que as pessoas não costumam respeitar aqueles que parecem muito inseguros, que se submetem a fazer qualquer coisa por aprovação. Infelizmente quem não se valoriza dificilmente encontrará valor nos olhos dos outros.

Não estou dizendo para você desconsiderar totalmente a opinião das outras pessoas, mas para usar o senso crítico e analisar caso a caso, se a expectativa dos outros é justa ou injusta. Se for injusta e você se sentir contrariado, mesmo que a pessoa fique chateada, não é produtivo se submeter a fazer.

Você pode achar que se submetendo a tudo estará garantindo uma boa relação com a pessoa em questão. A verdade é que as chances desta pessoa estar te usando são muito grandes. E ás vezes não é por maldade: ela nem percebe, criou uma crença de que você tem obrigação de fazer tudo por ela, afinal, sempre foi assim. E, como ela enxerga tudo como obrigação, não dará valor ao seus sacrifícios.

Então, este comportamento é auto destrutivo e não funciona se você deseja construir uma relação de respeito com as pessoas, um respeito de ambos os lados. É difícil mudar mas vale a pena: viver em torno da opinião alheia é uma prisão que a gente mesmo constrói.

Se você precisa ser querido por todos estará disposto a ceder em qualquer coisa, a qualquer hora, e não vai conseguir nada.
Margaret Thatcher


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

single.php

Mensagens do Bem

Aqui tem!! Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

  • Sigam-me os bons!