Reflexão

Se alguém tem essas 12 características, essa pessoa é uma psicopata

Quando pensamos em um psicopata logo vem à mente o serial killer inteligente e charmoso que seduz as vítimas até o seu covil monstruoso.

Porém, esta é uma imagem equivocada já que cerca de 1% a 2% da população mundial tem Transtorno de Personalidade Antissocial (nome científico da psicopatia) e só os casos graves se tornam assassinos.

A psicopatia não é uma doença, uma pessoa com este transtorno tem consciência do mal que causa para os outros, mas é insensível aos danos.

Então, a melhor maneira de lidar com um psicopata é manter distância, pois ao entrar na sua vida ele não vai te deixar em paz até tirar o máximo de proveito e apagar toda sua alegria.

Para que o seu brilho siga resplandecente, conheça 12 características para identificar psicopatas facilmente.

1.Mente que nem sente

Os psicopatas não se importam em manipular as pessoas, então, aproveitam qualquer oportunidade para enganar e tirar vantagem das suas vítimas.

Eles sentem até prazer quando percebem que alguém caiu em suas lorotas. Por isso, os estelionatários são, em regra, psicopatas em grau leve.

2.Sabe cativar

Quem carrega traços de psicopatia é autoconfiante, eloquente e encantador, por essa razão fica fácil de se apaixonar por um. Mas é só uma estratégia de sedução para ele conseguir o que deseja.

3.É super amável (no começo)

O psicopata tem um raciocínio lógico apurado, portanto, quando escolhe uma vítima ele planeja muito bem as suas ações antes de executá-las.

Então, para não afastar a “presa” logo de cara, chega de mansinho, todo simpático, alegre e educado. Desta maneira vai se infiltrando, ganhando confiança, até dar o bote.

4.Gosta de ser o centro das atenções

O psicopata tem um egocentrismo forte (pensa ser melhor que todo mundo) logo só a sua opinião tem relevância e deve ser ouvida. Por isso é comum ele ter traços narcisistas.

Por ser carismático, geralmente consegue persuadir muitos a sua volta e se tornar o centro das atenções. A maioria das pessoas também o enxerga como superior, se deixando levar pela autoconfiança dele.

5.Não se importa com regras

Para o psicopata a sua vontade está acima de qualquer coisa, então não se importam de infringir valores morais e até a lei para realizar os seus desejos.

6.É um excelente ator

A característica mais marcante de um psicopata é a falta de empatia, pois a parte do cérebro que cuida disso não funciona corretamente.

Logo, para não serem desmascarados, são ótimos em fingir alegria, tristeza ou compaixão pelos outros.

7.Quando não consegue o que deseja, perde o controle

Embora psicopatas sejam frios e calculistas no dia-a-dia, no momento que as coisas não acontecem da forma que planejaram eles mostram a sua verdadeira face. Quebram as coisas, gritam, discutem e podem até ficar agressivos.

8.Se faz de vítima

Como ele pensa que está sempre certo nunca assume a culpa pelas suas atitudes, quem erra são os outros.

Também se coloca no papel de vítima para influenciar as pessoas ao seu redor e fazer com que elas se sintam mal, consequentemente o perdoando.

9.É covarde

Os psicopatas escolhem como suas “presas” pessoas indefesas, como idosos ou pessoas com baixa autoestima que são mais suscetíveis aos seus truques.

10.Um bom ombro amigo

Os psicopatas estão sempre buscando formas de dominar as pessoas ao redor, por isso, no começo sempre são prestativos e dispostos a ouvir.

Porém, eles guardam essas informações para usar em chantagens futuras.

11.Não sente remorso

Como não tem empatia, o psicopata pode destruir a vida de uma pessoa e não sentir nenhuma culpa. Se ele percebe que a vítima está se afastando emocionalmente, pode fingir arrependimento e fazer mil promessas (que, é claro, ele não pretende cumprir).

12.Comete SEMPRE os mesmos erros

O motivo de nos tornarmos seres humanos melhores são as emoções: mudamos nossos comportamentos para evitar o sofrimento que sentimos anteriormente. Como os psicopatas não vivem as emoções como nós (por exemplo, eles não sentem culpa), repetem as mesmas falhas continuamente.

Quem conviveu a longo prazo com um psicopata sabe como eles se tornam previsíveis com o tempo.


Fontes:

Transtorno da personalidade antissocial pode atingir entre 1% e 2% da população mundial

https://www.tuasaude.com/como-reconhecer-um-psicopata/

http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/11023/1/PDF%20-%20Karina%20Leite%20de%20Almeida%20Florentino%20Marques.pdf


 

Autora
Lúcia Pego dos Santos

Tags:

Comentários

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.